Símbolos Químicos com uso da planilha eletrônica do Microsoft Excel

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Pinheiro, I.R. (UESPI) ; Francisco da Silva, R. (UESPI) ; Alves, C.R. (UESPI) ; Alves Lima, F.C. (UESPI) ; Fontinele, L.P. (UESPI) ; Pinheiro, I.R. (UESPI)

Resumo

O trabalho teve como objetivo, dinamizar o ensino da tabela periódica, e busca pela melhoria da aprendizagem da química. Dentro dessa perspectiva foram introduzidos os conceitos e utilidades da tabela periódica em “Símbolos Químicos” com uso da planilha eletrônica do Microsoft Excel, foram aplicadas situações-problema aos alunos, afim de conhecer símbolos, nomes e características dos elementos da tabela periódica, as análises apontaram maior interação dos discentes com a disciplina de química. O resultado foi o aumento da motivação dos alunos e o aprimoramento de metodologias de ensino, a fim de formar alunos capazes para responder com sucesso aos desafios atuais. As atividades foram construídas em conjunto com o professor e os alunos do primeiro ano da rede pública de ensino em Teresina.

Palavras chaves

Tabela periódica; Elementos químicos; Planilha eletrônica

Introdução

Segundo Kenski (1997), a educação atualmente passa por um processo de renovação de espaços e de valores, tendo como ponto de partida todas as mudanças ocorridas na sociedade. A escola, como instituição integrante e atuante dessa sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar à margem deste dinamismo. O tempo destinado à criação, a interpretação, a reflexão e a descoberta de novas tecnologias além de escasso, nem sempre é aproveitado de maneira racional; contudo, fora da escola, alunos e professores estão constantemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas. Questões como essas nos levam a perceber a possibilidade de uma nova postura no processo ensino-aprendizagem tomando como premissa o fato de que informática e educação não podem mais ser dissociadas. A proposta desse trabalho é, portanto, introduzir alguns conhecimentos da tabela periódica com uso da planilha do Microsoft Excel no ensino de Química, relacionar tecnologia com o estudo de química. Masetto (2004, p.133) argumenta: “Em educação escolar, por muito tempo – e eu diria mesmo, até hoje -, não se valorizou adequadamente o uso de tecnologia visando a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e eficaz.” De acordo com Monteiro, (1995, sp), [...] é preciso ir muito além do que se faz hoje, utilizando-se o computador como estratégia de apoio aos conteúdos curriculares e como instrumento de estimulação à colaboração e a motivação do aprendiz. Á forma de produzir conhecimento utilizando-se das novas tecnologias em sala de aula, aponta que: O objetivo de introduzir novas tecnologias na escola é para fazer coisas novas e pedagogicamente importantes. O aprendiz, utilizando metodologias adequadas, poderá utilizar estas tecnologias na integração de matérias estanques.

Material e métodos

A classificação dos elementos na tabela periódica traz várias informações e características dos elementos químicos. Todas essas características podem ser colocadas na planilha eletrônica Microsoft Excel para que se tenha uma organização de acordo com a intenção de trabalho ou pesquisa de cada um. A planilha soletrando traz uma forma de interagir palavras de qualquer escolha com os símbolos e nomes dos elementos da tabela periódica. A planilha foi feita com um computador contendo inicialmente o pacote do office instalado para que se utilizasse o software Excel e os dados da tabela periódica, com fórmulas e formatações de forma que ao se colocar uma ou mais palavras na célula indicada, célula nome (B2:BS2, no máximo 48 caracteres), ela retorna nas células B2:BS4 o nome escolhido de forma intercalada e em pares de caracteres, e se caso esse par de caracteres represente um elemento químico essa célula traz uma cor de fundo representando alguma característica do elemento (legenda da representação da cor ao lado), logo abaixo aparece o nome do elemento correspondente ao par de letras que representa algum elemento químico, com a mesma cor do símbolo, e em seguida o número atômico (células B6:BS6). A tabela pode trazer todas as características dos elementos desde que seja organizado em uma planilha matriz para interação com a planilha soletrando. O mesmo procedimento aparece em outra tabela mais abaixo com o diferencial de trazer apenas um caractere dando possibilidades de se encontrar nomes de elementos dentro dos símbolos com apenas uma letra da(s) letras do(s) nome(s) escolhido pelo aluno. A planilha traz além do símbolo, o nome e o número atômico de cada elemento que encontre correlação com as palavras escolhidas.

Resultado e discussão

Depois de realizada a atividade foi notória a interiorização de conceitos químicos, um diagnóstico que se vinha fazendo antes da aplicação do jogo, em aulas anteriores foi possível notar dificuldades especificas em alguns alunos como: dificuldade de atenção e concentração, desinteresse, descrença de suas capacidades de realização, que desapareceram durante a realização do jogo. A recente proposta de Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica (Brasil, 1996) afirma como competências do professor, no âmbito do conhecimento pedagógico: “criar, planejar, realizar, gerir, avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, manejar diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos, sabendo eleger as mais adequadas, considerando a diversidade dos alunos, os objetivos das atividades propostas e as características dos próprios conteúdos, analisar, produzir e utilizar materiais e recursos para utilização didática, diversificando as possíveis atividades e potencializando seu uso em diferentes situações”. As avaliações foram bem claras quanto a seus resultados objetivos, que podem ser melhores explicitados com os dados a seguir de acordo com as avaliações feitas com os alunos: De um total de 32 alunos todos se mostraram otimista quanto à possibilidade de desenvolver o espírito cooperativo no jogo equivalente a (21%), 28 notaram a exigência de atenção e concentração na realização do jogo (18%), 30 responderam a favor quanto á fixação de conhecimentos (19%), 29 conseguiram inter-relacionar ás áreas de ensino durante a prática (19%), 32 aprovaram a abordagem da linguagem visual como forma de melhor simplificação do conteúdo (21%), 4 não sabem ou não souberam responder (2%).

gráfico 1

Avaliação feita pelos alunos em relação ao jogo

planilha eletrônica

planilha de consulta eletrônica dos símbolos químicos da tabela periodica

Conclusões

O presente trabalho foi desenvolvido pelo programa PIBID-UESPI no 1º ano do ensino médio da Unidade Escolar Gabriel Ferreira na rede pública de ensino, fica evidente de acordo com os resultados alcançados que com o uso de tecnologias no ensino se pode perceber na prática a desenvoltura de competências por parte do alunado, dentro dessa perspectiva foi aqui apresentado a utilização de um jogo adaptado da literatura, como forma de contribuir para o ensino de química sobre tabela periódica em nível médio ou fundamental produzindo resultados suficientemente positivos para aplicação desta.

Agradecimentos

UESPI, PIBID-UESPI, CAPES

Referências

KENSKI, V. M. O Ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In Didática: O ensino e suas relações. Ilma P. Alencastro Veiga (org.). Campinas 1997.

MASETTO, M. T. Projetos de Aprendizagem Colaborativa num Paradigma Emergente. In Moran, J. M. Masetto, M. T.; Behrens, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8ª ed. Campinas 2004.
BRASIL, Lei Nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasilia.
MONTEIRO, E. Escola: Exercício de comunicação, exercício de cidadania. Dissertação de Mestrado. PUC-RJ. Rio de Janeiro 1995.

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