ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA ANIMAÇÃO DIGITAL, DO TIPO SIMULAÇÃO “SALT SOLUTION” COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE SOLUÇÕES

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, F.T.S. (UFRPE) ; Silva, E.A. (UFRPE)

Resumo

Vivemos em uma sociedade em que o uso de tecnologias se mostra cada vez mais recorrente, e que a mesma já se faz parte integrante de nosso dia a dia. Baseados nisso não deixar de fazer a inclusão dessa ferramenta que se mostra tão importante no processo de ensino-aprendizagem de química. Existem as mais diversas formas de inclusão desses recursos no ensino, e a utilizada para análise nesse trabalho foram as animações digitais, que é denominada como a arte de criar imagens em movimento utilizando computadores, mais especificamente usando recursos de computação gráfica. Analisamos uma animação do tipo simulação, “Salt Solution” (Solução Salina) que mostra os aspectos microscópicos de uma dissolução de um sal. Essa animação serve como proposta didática no ensino de soluções químicas.

Palavras chaves

Animação; Soluções; Ensino

Introdução

“A sociedade atual se rege por uma cultura tecnológica e audiovisual[...]”¹ vivemos em uma sociedade tecnológica, em que sua utilização torna-se cada vez mais indispensável, tanto no dia-a-dia, como no ambiente de trabalho, e uma vertente que vem ganhando espaço é a sua utilização nas salas de aula, “...o aproveitamento dos meios audiovisuais para serem usados como recursos didáticos nas escolas tem uma dupla função. Permite por um lado enquadrar o sistema de ensino nas exigências da nova sociedade, e por outro, criar um ambiente mais próximo do cotidiano dos alunos, tornando a sala de aula num local com uma ambiente mais motivador.” (FERREIRA, 2010). Baseados nesses conceitos podemos perceber a necessidade da inclusão da utilização de recursos tecnológicos no ensino das ciências, dentre desse ponto o recurso escolhido foi das animações digitais, mais especificamente do tipo simulação, que são animações são programas que contêm um modelo de um sistema ou processo. Baseados nesses conceitos selecionamos uma animação que trata de um processo comum aos alunos, mas a níveis microscópicos, que se mostram de difícil compreensão pelos alunos, que é a dissolução do NaCl em água, que é um processo estudado no ensino de soluções químicas e de suas propriedades coligativas. A animação denominada “Salt Solution” (Solução Salina) elucida como esse processo de dissolução ocorre, como os íons Na+ e Cl- se comportam em meio aquoso e a solvatação que ocorrem em ambos os íons.

Material e métodos

A fundamentação teórica foi feita através da leitura de artigos e citações que tratassem da utilização de recursos computacionais no ensino de química. Grande parte dos artigos lidos foram extraídos da revista Química Nova Na Escola (Qnesc). Além de uma pesquisa feita em periódicos e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio(PCN’s) e uma tese de doutorado relacionada ao conteúdo de animações digitais. Após esse embasamento teórico, foram elaborados alguns parâmetros para a análise da animação em questão, análise essa que tinha como finalidade a avaliação dos aspectos pertinentes a esse tipo de animação, juntamente com a sua funcionalidade, ou não, com um recurso didático em potencial no processo de ensino-aprendizagem de soluções. Os critérios elaborados foram os seguintes: 1) O recurso pode ser considerado como uma animação? Se sim em que tipo de animação se enquadra? 2.Atende a alguma das funções abaixo, pertinentes a um recurso didático*, a)Motivar e despertar o interesse dos participantes; b)Favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação; c)Aproximar o participante da realidade; d)Visualizar ou concretizar os conteúdos da aprendizagem; e)Oferecer informações e dados; f)Permitir a fixação da aprendizagem; g)Ilustrar noções mais abstratas; h)Desenvolver a experimentação concreta. 3.A animação trata o processo químico em questão da maneira correta a ser abordada? Possui erros conceituais? 4.É de fácil acesso e utilização pelo professor? 5.O recurso se mostra de forma clara e de fácil compreensão para os alunos? Em seguida, aplicamos em uma turma da 2ª série do ensino médio, da escola estadual Dom Bosco em Recife Pernambuco, com a presença de 21 alunos. Após uma aula de cerca de 30 minutos sobre soluções.

Resultado e discussão

Após a análise da animação, tivemos as seguintes respostas aos questionamentos apresentados durante o processo, sobre a animação “Salt Solution”: 1.É considerada uma animação do tipo simulação, pois recria o processo de dissolução de um sal em água; 2.É um recurso didático, pois motivar e desperta o interesse dos alunos com aquilo que vem sendo mostrado; favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação, visto que para poder compreender o que se passa, se faz necessária a observação; aproxima o participante da realidade; visualiza e concretiza os conteúdos da aprendizagem, nesse caso o conteúdo de soluções; ilustrar noções mais abstratas, uma visão intermolecular de um processo comum; 3.O conteúdo desoluções foi abordado de maneira correta, sem erros conceituais; 4.A animação é encontrada em um site, http://group.chem.iastate.edu/, e tem seu download gratuito, que pode ser feito através desse link http://group.chem.iastate.edu/Greenbowe/sections/projectfolder/simDownload/index 4.html#solutions;porém somente em inglês, pois foi encontrada no site da Iowa StateUniversity (Faculdade de Artes Liberais e Ciências),mas a página do site pode ser traduzida facilitando esse processo, e para que a animação possa ser executada faz-se necessária a instalação do programa AdobeShockwaveflas player, que também tem seu download gratuito no site http://get.adobe.com/br/shockwave/ ; 5.A animação acontece de forma clara sucinta, tornando a de fácil compreensão pelos alunos. Após a apresentação da simulação, realizou-se uma pesquisa, em que obtivemos os seguintes dados: 14 alunos consideraram a animação facilitou o processo de aprendizagem; 4 relataram que não conseguiram relacionar os fatos, mas que a animação era interessante e 3 que a animação não ajudou.

Conclusões

Após as análises feitas, chegamos a conclusão de que a animação em questão foi considerada, um recurso didático a ser utilizado pelo docente, visto que além de atender todas as necessidades para para tal, pra o seu uso não são necessários grandes conhecimentos tecnológicos, ou aparelhos sofisticados, um computador e projetor são suficientes para sua execução. E que tem seu objetivo e função atendidos, visto que grande maioria dos alunos apresentados a animação,conseguiram compreender seus princípios e relacionar os mesmos ao conteúdo apresentado na aula, sobre o tema de soluções químicas.

Agradecimentos

A Deus, família, amigos e namorado, ao PIBID-UFRPE e a CAPES financiadora do projeto.

Referências

FERREIRA, E.C. O Uso dos Audiovisuais como Recurso Didáctico. Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia 3º Ciclo do ensino Básico e Ensino Secundário). 2010. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto.

FISCARELLI, S.H. Desenvolvimento de animações para o ensino de Química: fundamentos teóricos e desenvolvimento. FAPESP

POZO, J.I. e CRESPO, M.A.G. A aprendizagem e o ensino de ciências – do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ