RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO

O 55º Congresso Brasileiro de Química, tendo como promotora e organizadora a Associação Brasileira de Química e sua Regional Goiás, foi realizado no Centro de Convenções de Goiânia, em Goiás.

A organização do Congresso contou com a participação da CAPES – Caixa de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, FAPEG – Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Goiás, CRQ-XII Região, Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Goiás, IFG – Instituto Federal de Goiás, Allcrom Brasil, Comunidade Europeia por meio do Projeto No-Waste. Contou-se ainda com o apoio da PUC-GO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, IFGoiano - Instituto Federal Goian, UEGO – Universidade Estadual de Goiás, Bioccap Laboratorios e Bell Corpus Cosméticos. Dos órgãos de fomento ocorreu diminuição das verbas, mas o CBQ permaneceu merecendo a confiança de estar entre os eventos beneficiados.

A Secretaria foi aberta às 15 horas para retirada de material dos pré-inscritos e a realização de novas inscrições.

A abertura oficial do evento foi realizada às 19 horas tendo inicio com a apresentação do Grupo de Metais do IFG sob a direção do Prof. Marcelo Eterno. A apresentação durou 30 minutos e foram apresentadas musicas clássicas e o cancioneiro popular, dando ênfase no folclore da região. Na mesa diretora da solenidade estiveram o Presidente da ABQ, Alvaro Chrispino; o Presidente do 55º CBQ, Danns Pereira Barbosa; o Presidente da Comissão Organizadora, Sergio Botelho de Oliveira; Representando a Comissão Científica, Adelia Maria Lima Silva; a Diretora da Escola de Ciências da PUC-GO, representando o Reitor, Mirian Sandra Rosa Gusmão; o Vice-Presidente da ABQ, Robério Fernandes Alves de Oliveira; e o Presidente do CRQ-GO, Wilson Botter Junior que foi homenageado como Presidente de Honra do CBQ.

Após a mesa ser desfeita, o palestrante da noite, Prof. Dr. Paulo Anselmo Ziani Suarez da Universidade de Brasília falou sobre "Oleoquímica: tecnologia sustentável".

A EXPOQUIMICA'2015 teve seus estandes ocupados por: Willey Material Didático, Perkin Elmer, Faculdades Objetivo, Aliança Francesa, Vicente Joias em Pedras Naturais, Atitude Ecológica (camisetas produzidas por PET), Van Turismo, além do estande da ABQ.

No dia 3 de novembro, pela manhã tiveram inicio as atividades cientificas.  Foram oferecidos 11 cursos sendo 7 com carga de 8 horas/aula e 4 com 9 horas/aula. Destacaram-se, Química Forense, ministrado pelo Prof. Dr. Valter Stefani da UFRGS; Síntese Orgânica, ministrado pelo Prof. Dr. Silvio do Desterro Cunha da UFBA; Como Ensinar Química Verde, ministrado pela Profa. Rafaela da Conceição Nascimento da EQ-UFRJ; Tecnologia de produção na indústria cosmética, ministrado pela Especialista em Cosmetologia da Biocap Cosméticos, Aline Alves de Oliveira. No total foram 643 inscritos nos cursos.

O evento apresentou, em formato de pôsteres, 956 trabalhos distribuídos em 14 áreas de conhecimento, de um total de 1166. Dentre os trabalhos aceitos, 48 foram selecionados para os Encontros Temáticos das áreas específicas sendo feitas comunicações orais por seus autores. Dos 48 trabalhos selecionados 44 foram apresentados. Ainda cabe registrar que para a Jornada de Iniciação Científica foram selecionados 89 trabalhos.

A programação foi completada com Palestras e Mesas Redondas. Dentre estas podemos destacar as três palestras internacionais:

- Palestra: Abatimento de VOC e tratamentos de efluentes industriais proferida pela Profa. Dra. Satu Ojala da University of Oulu na Finlândia.

- Palestra: Produção de Hidrogênio proferida pela Profa. Dra. Florence Epron – da Université de Poitiers –na França.

- Palestra: Design de Produtos proferida peloProf. Dr. Ulrich Brochel da Universidad  Applied Science of Trier da Alemanha.

Dentre as palestras e mesas redondas nacionais podemos destacar:

- Palestra: Inclusão Social no Ensino de Química proferida pelo Prof. Dr. Alvaro Chrispino do CEFET-RJ.

- Palestra: Contribuições da química para a melhoria da vida em sociedade proferida pelo Prof. Dr. Attico Chassot do Centro Universitário Metodista IPA-RS.

- Palestra: A contribuição das nanotecnologias na direção de um desenvolvimento sustentável proferida pelo Dr. Diego Stéfani Teodoro Martinez do LNNano de São Paulo.

- Mesa Redonda: Impactos Ambientais da produção de energia renovável em que palestraram a Profa. Dra. Ana Flávia Nogueira da UNICAMP, o Prof. Dr. Artur de Souza Moret do IQ-UNIR e a Profa. Dra. Rosenira Serpa da Cruz do IQ-UESC, sob a moderação da Profa. Dra. Maria de Fátima Vitória de Moura do IQ-UFRN.

- Mesa Redonda: Produção de biogás no Brasil em que palestraram o Prof. Dr. Joaquim Werner Zang do IQ-IFG, o Prof. Dr. Marcio Luis Busi da Silva da SBRA e o Prof. Manuel Moreno Ruiz Poveda da USP, sob a moderação do Prof. Dr. Estevão Freire da EQ-UFRJ.

Vejamos os resultados do CBQ 2015 em números:

  • Participantes: 1286.
  • Cursos: 11, com um total de 643 inscritos.
  • Palestras Internacionais: 3
  • Palestras Nacionais: 9.
  • Palestras Técnicas: 2.
  • Mesas Redondas: 3.
  • Momentos do o autor: 2.
  • Encontros Temáticos: 8.
  • Comunicações Orais: 44.
  • Trabalhos Recebidos: 1166.
  • Trabalhos Aceitos: 956.
  • Trabalhos concorrentes da Jornada de Iniciação Científica: 89.

Análise do CBQ:

O CBQ recebeu participantes de praticamente todas as Unidades da Federação. A exceção ficou por conta dos estados de Roraima, Acre e Amapá.

Ainda durante o evento foram liberados, on line, todos os Certificados dos cursos, de trabalhos e de participação no evento.

Os Trabalhos Científicos foram enviados segundo as seguintes áreas de atuação:

01 - Química Orgânica.
02 - Química Inorgânica.
03 - Físico-Química.
04-  Analítica.
05 - Ambiental.
06 – Ensino de Química.
07 – Produtos Naturais.
08 – Química Verde.
09 - Química Tecnológica.
10 - Alimentos.
11 - Bioquímica e Biotecnologia.
12 - Materiais.

Foram apresentadas 44 Comunicações Orais das 48 selecionadas. A apresentação dos autores nos dois auditórios sempre contou com grande público.

Análise dos Eventos Paralelos:

XXVIII Jornada Brasileira de Iniciação Científica em Química:

Evento paralelo ao CBQ destinado à apresentação de trabalhos de Iniciação Científica. Foram recebidos 119 trabalhos, sendo aceitos 89 que concorreram à premiação máxima. O sistema de avaliação compreendeu uma primeira análise dos trabalhos apresentados por meio de apresentação em forma de pôsteres em que os membros da Comissão, coordenados pelo Prof. Hernane de Toledo Barcelos do IFG, avaliaram todos os trabalhos (pelo menos dois membros por trabalho), selecionaram 12. Dos 12 autores de trabalhos selecionados, 10 apresentaram em forma oral podendo utilizar-se de equipamento de multimídia e sendo arguidos por membros da banca. Após essa segunda avaliação, a Comissão decidiu pela classificação. Cinco alunos foram classificados como Menções Honrosas e os outros cinco Certificados com a designação da Classificação. Os cinco primeiros colocados receberam prêmios. O 1º colocado recebeu o Premio Professor Arikerne Sucupira, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

A Comissão contou com os seguintes membros: Hernane de Toledo Barcelos do IFG (coordenador), Antonio Carlos Magalhães da UFC, Ellen Guimarães Duarte Dias do CEFET-RJ, Kellen Heloisy Freitas da UFPA (será a coordenadora em 2016 em Belém), Leandro Rosa Camacho do CRQ-RS, Luiz Both do IFMT, Maria Inez Auad Moutinho do Vigilância Sanitária do Estado de Alagoas, Monica Regina Araujo da UFPI, Marcos dos Reis Vargas do IFG, Orlene Silva da Costa da UEG e Olacir Alves Araujo da UEG.

A relação de vencedores foi:

1º lugar:
Kionnys Novaes Rocha do IFMA - Campus Caxias – Bancada eletrônica de elementos químicos da tabela periódica para alunos com surdez e cegueira.

2º lugar:
Daniel Silva Barbutti do CETEM-RJ – Avaliação físico-química da interação entre minerais e produtos utilizados no restauro de bens pétreos.

3º lugar:
Willian Pinheiro Soares do IFMT - Campus Bela Vista – Desenvolvimento de paçoca de soja enriquecida com linhaça (Linum usitatissimum L.).

4º lugar:
Letícia Souza da UNIANCHIETA – Estudo do uso de nanopartículas de prata nos sistemas de tratamento de água e efluentes em substituição aos produtos clorados.

5º lugar:
Juliana Carvalho Torres do IFMA – Uma química palpável: contribuindo com a inclusão dos alunos cegos.

XVI Feira de Projetos de Ensino Médio - FEPROQUIM:

No dia 4 de novembro, os Projetos foram apresentados à comunidade e a Comissão de Avaliação que fez sua análise.

A Comissão Avaliadora foi coordenada pela professora Nyuara Araujo da Silva Mesquita da UFG e contou com os seguintes membros: Alcy Favacho Ribeiro da UFPA (será o coordenador em 2016 em Belém), Ana Maria Alves de Souza da UFPE, Djalma Jorge de Santana Nunes do CRQ-BA, Elsa Lesaria Nhuch do CRQ-RS, Evandro José da Silva da UFMT, Marlon Herbert Flora Barbosa Soares da UFG e Silvana Carvalho de Souza Calado da UFPE.

Os Projetos foram apresentados em forma de maquetes, pôsteres e dissertação oral tendo recebido por parte dos membros da Comissão questionamentos a cerca de suas explicações.

Os três primeiros colocados receberam Certificados alusivos as suas classificações. O premio ao primeiro colocado foi no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais).

Os Projetos vencedores foram:

1º) Tecnologia da Informação associada à aprendizagem em Química Orgânica "Aplicativo Orgânica Fácil".
Autores: Alessandra Pereira de Souza, Jean Junior Gomes Dias, Lucas Boaventura Moraes, Niely Ferreira de Almeida, Renan Araujo dos Reis, Aurélio Willy Peixoto Cavalcanti.
Instituição: IFMT – Campus Cuiabá Bela Vista.

2º) Barra alimentícia a partir do aproveitamento de frutas do cerrado.
Autores: Joyce Schwingel, Lavígnia Pouso, Loriane Bianchi, Yuri Reis Milhomem, Elaine Viana.
Instituição: IFMT – Campus Cuiabá Bela Vista.

3º) Deposito de metais por reação de deslocamento.
Autores: Natália Lara, Renata Jashchenko, Carlos Domingues, Madeline Figueiredo.
Instituição: Colégio Objetivo Arujá.

XXIII Maratona de Química:

Voltada para alunos de ensino médio, a Maratona teve selecionados 40 redações versando sob o tema do CBQ.

A Comissão preparou experimentos que foram apresentados aos alunos no Laboratório de Química do IFG. Em seguida tiveram que responder por escrito a uma prova com 6 questões sobre os 3 experimentos que haviam presenciado.

Essas questões foram avaliadas por uma Comissão coordenada por Renato Candido da Silva da UFG. Os demais membros da Comissão foram: Carlos Pereira da PUC-GO, Danilo Barbosa de Moura da PUC-GO, Djalma Jorge de Santana Nunes do CRQ-BA, Elias Yuki Ionashiro da UFG, Leandro Rosa Camacho do CRQ-RS, Luiz Carlos de Abreu Gomes do CPII-RJ, Marcio de Souza Farias do IFPA (será o coordenador em Belém em 2016).

Foram classificados os cinco primeiros colocados. Os três primeiros receberam prêmios em dinheiro: 1º colocado, R$ 600,00; 2º colocado, R$ 300,00; 3º colocado, R$ 150,00.

Os premiados foram:

1º) Gustavo Amaral Monteiro Rocha do IFGO - Goiás.

2º) Keven Jader de Araujo Barbosa do Centro de Ensino Profa. Leda Tajra – Maranhão.

3º) Edvaldo de Araujo Beraldo do IFSP - Campus Capivari.

Conclusões:

Apesar das muitas manifestações recebidas pela ABQ sobre a impossibilidade, parcial ou total, de participação no evento, ficou evidente mais uma vez o sucesso do CBQ 2015, cabendo lamentar apenas a dificuldade de financiamento por parte de suas organizações de origem, relatada por muitos estudantes e professores da rede pública, alguns inclusive com trabalhos aceitos, decorrente do corte, ou restrição, de verbas destinadas participação em eventos, mesmo sendo de caráter científico e de alta relevância na formação dos mesmos.

Ainda assim, o CBQ 2015 teve um número de trabalhos acima das expectativas, considerando o cenário mencionado no parágrafo anterior, promovendo a troca de conhecimentos, bem como uma calorosa e importante integração entre participantes de todas as regiões brasileiras.

Já no aspecto da nova formatação tendo o encerramento deslocado para a parte da tarde do último dia, houve um ganho de qualidade, permitindo o aproveitando novo espaço de tempo para incluir mais Encontros Temáticos, Sessões de Pôsteres e palestras.

Observadas as fichas de avaliação entregues pelos participantes, a Associação tem algumas indicações para novos temas de cursos. Ainda pelas observações vimos que as palestras técnicas foram bem recebidas e a Comissão Organizadora pretende manter. O Momento com o Autor também foi bem recebido e será mantido.

O próximo CBQ estará na cidade de Belém, de 7 a 11 de novembro de 2016, mais precisamente no Hangar Feiras e Convenções, um muito bem montado local para a realização de eventos. O tema central será: "Química: Tecnologia, Desafios e Perspectivas na Amazônia". Em 2017 o CBQ irá para a cidade de Gramado no Rio Grande do Sul e em 2018 a indicação é de São Luís do Maranhão.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás