Ensino e aprendizagem de forma lúdica- Curiosidades Químicas do Cotidiano.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Iniciação Científica

Autores

Jales, A.A. (IFRN) ; Buriti, F.J. (IFRN) ; Silva, D.M. (IFRN)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo ensinar de forma lúdica os conteúdos de Química para os alunos do ensino médio das escolas públicas da região do Vale do Açu/RN. Pautado na Aprendizagem Significativa, propôs o Teatro como ferramenta didática para o ensino de Química. A peça teatral com o tema: “Uma História de Química”, estava fundamentada nos conteúdos de Química Geral, sendo construída pelos licenciandos. A experiência possibilitou compreender que é possível ministrar os conteúdos de Química de forma diversificada, tornando-a mais atrativa aos alunos, integrando ciência a arte.

Palavras chaves

Química; Lúdica; Aprendizagem

Introdução

Percebendo-se as dificuldades e as necessidades que os alunos têm em entender alguns conteúdos da Química, a turma de Licenciatura em Química 2013.1 do IFRN – Campus Ipanguaçu, optou por desenvolver o Projeto Integrador I que teve como tema: “Curiosidades Químicas do Cotidiano” de uma forma diversificada, ou seja, uma forma “mais atraente” de ensinar essa disciplina, de modo que eles pudessem construir conhecimentos e conceitos por meio das “curiosidades” que surgem ao longo da vida. Mas onde está a Química no cotidiano? Como se faz essa Química fora da sala de aula ou do laboratório? Como nos diz Rosa e Toste: A química do cotidiano, por exemplo, se localiza em outros lugares, que não o laboratório: na cozinha, nos seres vivos, na natureza etc. Os discursos voltados para a valorização da química do cotidiano aprofundam possibilidades que vão além das técnicas laboratoriais químicas, apontam para sistemas complexos, com vida própria, cuja existência funcionamento podem ser explicados através de conceitos científicos. ( ROSA,TOSTE,2005, p. 257) Então, com o intuito de mostrar a Química de forma mais cativante e pedagogicamente dinamizada, que possibilitasse o aprendizado de conceitos e conteúdos de uma forma mais lúdica e atrativa, optou-se por uma peça-teatral e um jogo didático-pedagógico, sendo relacionado à Química do cotidiano com a Química da sala de aula/laboratório. Vale salienta que, no PPP (Projeto Político-Pedagógico) do IFRN os projetos integradores se constituem em uma concepção e em uma postura metodológica, voltadas para o envolvimento de professores e alunos na busca da interdisciplinaridade, da contextualização de saberes e da inter-relação entre teoria e prática, sendo que eles objetivam fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, o que funcionará como um espaço interdisciplinar, com a finalidade de proporcionar, ao futuro professor, oportunidades de reflexão sobre a tomada de decisões mais adequadas à sua prática docente, com base na integração dos conteúdos ministrados nas disciplinas. Com isso este trabalho teve como objetivo ensinar de forma lúdica os conteúdos de Química para os alunos do ensino médio das escolas públicas da região do Vale do Açu/RN.

Material e métodos

Usando a ferramenta do teatro cientifico, por se tratar de uma peça teatral com conteúdos específicos de Química, o Projeto Integrador I foi elaborado e executado por um único grupo, composto por todos os alunos da turma de Licenciatura em Química 4N. Mas para o seu planejamento, foram divididos em três grupos: grupo 1 ficou com a elaboração do projeto; grupo 2 com o referencial teórico e grupo 3 com ideias, conteúdos e estratégias. Os assuntos abordados foram relacionados aos conteúdos da 1ª série do ensino médio. Foram confeccionados os painéis, que serviram de cenário para o todo o seguimento da peça e brindes para o jogo didático. A execução da peça teatral junto com o jogo didático foi no centro de convivência do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Ipanguaçu, tendo como público alunos e professores da referida instituição.

Resultado e discussão

Ressaltando que o desenvolvimento dos projetos integradores proporciona elaborar e apresentar um projeto de investigação numa perspectiva interdisciplinar, tendo como principal referência os conteúdos ministrados ao longo do(s) semestre(s) cursado, o Projeto Integrador I realizado pela turma de Licenciatura em Química 2013.1 teve como orientadora a professora de Química Orgânica Daguia Medeiros e como colaboradores a professora de Didática Gisele Penatieri, o professor de Química Inorgânica Carlos Junior e o professor de Química Geral Marcus Luís, sendo executado no IFRN - Campus Ipanguaçu no dia 18/03/2015, durante o evento de final de ano letivo organizado pela professora de artes Jacicleide Medeiros. A apresentação da peça teatral Uma História de Química, foi satisfatória, tanto para os licenciandos que trabalharam para a sua realização, como para o público que a prestigiou (alunos e professores do instituto). O jogo didático-pedagógico aplicado após a peça, também, foi de grande relevância, contanto com a participação de alguns alunos da instituição que se dispuseram a participar. Levando em consideração que os projetos integradores devem desenvolver habilidades de relações interpessoais, de colaboração, de liderança, de comunicação, de respeito, aprender a ouvir e a ser ouvido – atitudes necessárias ao bom desenvolvimento de um trabalho em grupo ressalta-se que a turma 2013.1 conseguiu trabalhar em cima desses ideais, pois os licenciando trabalharam juntos para construí-la, sempre um ajudando o outro, construindo e compartilhando conhecimentos sobre várias disciplinas, adquirindo uma atitude interdisciplinar, a fim de descobrir o sentido dos conteúdos estudados, sendo assim, capaz de identificar e saber como aplicar o que está sendo estudado.

Peça teatral

Peça teatral "Uma História de Química" apresentada no Centro de Vivência do IFRN.

Conclusões

Com o desenvolvimento desse Projeto Integrador, a turma de Licenciatura em Química 2013.1 pôde trabalhar pela primeira vez no curso, com a questão da interdisciplinaridade, envolvendo as áreas de Química Geral, Didática e Artes, no qual pôde-se, também, aprender a importância de se trabalhar em equipe, onde construímos juntos um projeto que mostra a Química de uma forma “mais atraente” e que está sempre (ou quase sempre), presente no nosso cotidiano.

Agradecimentos

Ao IFRN – Campus Ipanguaçu.

Referências

ROSA, M, I, P; TOSTA A.H. O lugar da química na escola: movimentos constitutivos da disciplina no cotidiano escolar. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n2/07.pdf. Acesso em: 16 de nov.2014.

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