RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO

O 56º Congresso Brasileiro de Química, tendo como promotora e organizadora a Associação Brasileira de Química e sua Regional Pará foi realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém do Pará.

A organização do Congresso contou com a participação da CAPES – Caixa de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico; CRQ-VI Região; Universidade Federal do Pará, UFPA; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA; Universidade Estadual do Pará, UEMA; Museu Paraense Emilio Goeldi, MPEG; Sebrae-PA; Allcrom Brasil. O CBQ permaneceu recebendo dos órgãos de fomento a confiança de estar entre os eventos beneficiados. Estiveram ainda presentes com estandes a Livraria da Física, a Waters, a DpUnion, a UEMA, o IFPA, o CRQ-VI, a Associação dos Artesãos de Belém e os Chocolates Nayah.

A Secretaria foi aberta às 16 horas para retirada de material dos pré-inscritos e a realização de novas inscrições.

A abertura oficial do evento foi realizada às 19 horas tendo à mesa diretora o Presidente da ABQ, Robério Fernandes Alves de Oliveira; Celio Augusto Gomes de Souza, Presidente do CRQ-PA; Sergio Nanita, representante da ACS para a América Latina; Edmar Tavares da Costa, Pró-Reitor de Ensino da UFPA; Manoel Antonio Quaresma, Diretor do IFPA; Alberto Cardoso Arruda, Diretor Científico da FAPESPA; Eloisa Helena de Aguiar Andrade, Coordenadora do MPEG; Patrícia Teresa Souza da Luz, Presidente do 56º CBQ; Waldinei Rosa Monteiro, Presidente da Comissão Organizadora. O Presidente de Honra do CBQ 2016 foi Waterloo Napoleão de Lima, cuja homenagem póstuma, foi conduzida por Simone de Fátima Pinheiro Pereira, ex-aluna e colega. A esposa e filhos foi entregue uma placa alusiva ao fato. Ainda na Solenidade, Airton Marques da Silva, prestou uma homenagem a Wildson Luiz Pereira dos Santos, falecido poucos dias antes do CBQ e que era um dos palestrante do evento.

Ocorreu uma rápida apresentação por parte de Sergio Nanita da American Chemical Society a cerca do Global Innovation Initiative, projeto que está sendo difundido no Brasil e que foi objeto de evento conjunto entre ACS e ABQ realizado nos dias 4 a 6 de novembro em Belém, precedendo ao CBQ.

Para a palestra de abertura, falou Alberto Cardoso Arruda, Diretor Científico da FAPESPA sobre "Estratégias tecnológicas e educacionais para o desenvolvimento da Amazônia". Após a palestra foi serviço um coquetel aos presentes.

No dia 8 de novembro, pela manhã tiveram inicio as atividades cientificas. Foram oferecidos 12 cursos sendo 8 com carga de 8 horas/aula e 4 com 9 horas/aula. Destacaram-se, Química Forense, ministrado pelo Valter Stefani da UFRGS; Como Ensinar Química Verde, ministrado por Rafaela da Conceição Nascimento da EQ-UFRJ; Química medicinal baseada em produtos naturais, ministrado por Raphael Salles Ferreira Silva do IFRJ. No total foram 423 inscritos nos cursos.

O evento apresentou, em formato de pôsteres, 953 trabalhos distribuídos em 14 áreas de conhecimento, de um total de 1185. Dentre os trabalhos aceitos, 48 foram selecionados para os Encontros Temáticos das áreas específicas sendo feitas comunicações orais por seus autores. Dos 48 trabalhos selecionados 42 foram apresentados. Ainda cabe registrar que para a Jornada de Iniciação Científica foram selecionados 108 trabalhos.

A programação foi completada com Palestras e Mesas Redondas. Dentre estas podemos destacar as três palestras internacionais:

- Palestra: Simulação ambiental e recursos hídricos, proferido pelo Prof. Dr. Ramiro Neves do Instituto Superior Técnico de Lisboa em Portugal.

- Palestra: O desenvolvimento de produtos e nanomateriais para usos farmacêuticos e engenharia biomédica, proferido pelo Prof. Dr. Hermínio José Cipriano de Sousa da Universidade de Coimbra, Portugal.

- Palestra:A química da atmosfera, proferida pela Profa. Dra. Judith Johanna Hoelzemann do CCET.

Dentre as palestras e mesas redondas nacionais podemos destacar:

- Palestra: Análises químicas na Amazônia: avanços, desafios e perspectivas para sensores e sistemas eletroquímicos, proferida pelo Prof. Dr. Ivano Gebhardt Rolf Gutz do IQ-USP.

- Palestra: Procedimentos analíticos ambientalmente sustentáveis proferida pelo Prof. Dr. Orlando Fatibello Filho da Universidade Federal de São Carlos.

- Palestra: Energias renováveis: quais e como produzi-las, proferida pela Profa. Dra. Ana Flavia Nogueira da UNICAMP.

- Mesa Redonda: A Química e a biodiversidade amazônica, em que palestraram o Prof. Dr. Claudio José de Araujo Mota do IQ-UFRJ, o Prof. Dr. José Guilherme Soares Maia da UEMA e o Prof. Dr. Valdir Florêncio da Veiga Junior da UFAM, sob a moderação do Prof. Dr. Peter Rudolf Seidl da EBQV-UFRJ.

- Mesa Redonda: Gestão de recursos hídricos, em que palestraram o Prof. Dr. Sergio Roberto Bulcão Bringel do INPA, a Profa. Dra. Silvana Carvalho de Souza Calado da UFPE e o Prof. Dr. Cleber Silva e Silva do IFPA, sob a moderação do Prof. Dr. Estevão Freire da EQ-UFRJ.

Estes são os resultados do CBQ 2016 em números:

  • Participantes: 1316.
  • Cursos: 12, com um total de 423 inscritos.
  • Palestras Internacionais: 3.
  • Palestras Nacionais: 9.
  • Palestras Técnicas: 6.
  • Mesas Redondas: 3.
  • Momentos do o autor: 3.
  • Encontros temáticos: 8.
  • Comunicações orais: 42.
  • Trabalhos recebidos: 1185.
  • Trabalhos aceitos: 953.
  • Trabalhos concorrentes na XXIX Jornada de Iniciação Científica: 108.

Análise do CBQ:

O CBQ mais uma vez recebeu participantes de todas as regiões do país e embora fosse num dos pontos mais ao norte, foram muitos os participantes dos estados do sul.

Foram liberados, on line, todos os Certificados de cursos, de trabalhos e de participação no evento.

Os Trabalhos Científicos foram enviados segundo as seguintes áreas de atuação:

01 - Química Orgânica.
02 - Química Inorgânica.
03 - Físico-Química.
04-  Analítica.
05 - Ambiental.
06 – Ensino de Química.
07 – Produtos Naturais.
08 – Química Verde.
09 - Química Tecnológica.
10 - Alimentos.
11 - Bioquímica e Biotecnologia.
12 - Materiais.

Foram apresentadas 42 Comunicações Orais das 48 selecionadas. A apresentação dos autores, nos dois auditórios, teve sempre presença de grande público.

Análise dos Eventos Paralelos:

XXIX Jornada Brasileira de Iniciação Científica em Química:

Evento paralelo ao CBQ destinado à apresentação de trabalhos de Iniciação Científica. Foram recebidos 149 trabalhos, sendo aceitos 108 que concorreram à premiação máxima. O sistema de avaliação compreendeu uma primeira análise dos trabalhos apresentados por meio de apresentação em forma de pôsteres em que os membros da Comissão, coordenados pela Profa. Kellen Heloisy de Freitas, da UFPA, avaliaram todos os trabalhos (no mínimo dois membros por trabalho), selecionando 10 para a etapa seguinte. Dos 10 autores dos trabalhos selecionados, 9 fizeram apresentação oral podendo utilizar-se de equipamento de multimídia e sendo arguidos por membros da banca. Após essa etapa da avaliação, a Comissão decidiu pela classificação. Três alunos foram classificados como Menções Honrosas, um foi desclassificado e os outros cinco Certificados com a designação da Classificação. Os cinco primeiros colocados receberam prêmios. O 1º colocado recebeu o Premio Professor Arikerne Sucupira, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

A Comissão contou com os seguintes membros: Kellen Heloisy Freitas, da UFPA (coordenadora); Antonio Silva, da UFPA; Cleide Maria da Silva Leite, da UNILAB-CE; Cleidson Breno dos Santos, da UNIFAP; Edinaldo Cunha, da UFPA; Ewerton Carvalho, da UFRA; Gilza Maria Piedade Prazeres, da UFMA; Jean Carlo Antunes Catapreta, da UFPI; Jorge Reis Fleming, do IFRJ; José Masson, do IFMT; Leandro Rosa Camacho, do CRQ-RS; Marcos dos Reis Vargas, do IFG; Silvio Bispo do Vale, da UFPA; Sonia Cavalcanti de Albuquerque, da UFPE; Tania Denise Salgado, da UFRGS (será a coordenadora em 2016 em Gramado).

A relação de vencedores foi:

1º lugar:
Jefferson Rodrigo Souza Pina da UFPA – Novos policetídeos com atividade antibacteriana isolados do fungo exserohilum rostratum endófito de bauhinia guianesis.

2º lugar:
Ayrlane A. de Lima Sales do IFPE – Aplicação de sistemas supramoleculares na hidrogenação de cetonas A,B-insaturadas em água.

3º lugar:
Erico June Neves Teixeira do IFMA – Campus São Luís Monte Castelo – Atomic Game: O jogo como ferramenta didática na aprendizagem dos conteúdos de química para o ensino fundamental e médio.

4º lugar:
Antonio Gomes dos Santos Neto da UFMA – Desenvolvimento e aplicação de sensores eletroquímicos empregando novas plataformas à base de grafeno.

5º lugar:
Stephany Swellen V. Maia da UECE – Desenvolvimento e caracterização do produto de reação da mistura de cardóis, sua atividade antifúngica e toxicidade.

XVII Feira de Projetos de Ensino Médio - FEPROQUIM:

No dia 8 de novembro, os Projetos foram apresentados à comunidade e a Comissão de Avaliação que fez sua análise.

A Comissão Avaliadora foi coordenada pelo professor Alcy Favacho Ribeiro, da UFPA; e contou com os seguintes membros: Edson Cavalcante Filho, da UFPI; Elsa Lesaria Nhuch, do CRQ-RS, Fabio Grasel, da Tanac (será o coordenador em Gramado); Jorge Cardoso Messeder, do IFRJ; Luiz Both, do IFMT; Marcus Vinicius Riberio do IF Sul.

Os Projetos foram apresentados em forma de maquetes, pôsteres e dissertação oral tendo recebido por parte dos membros da Comissão questionamentos a cerca de suas explicações.

Os três primeiros colocados receberam Certificados alusivos as suas classificações. O premio ao primeiro colocado foi no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais).

Os Projetos vencedores foram:

1º) Encapsulação do óleo essencial de citronela via geleificação: Síntese e aplicação no controle de vetores".
Autores: Emily Alves dos Santos, Amanda Letícia de Rosa Balata, Carolina Ferreira Luciano, Angélica da Silva Costa Martins, Eucarlos de Lima Martins, Maria Rafaela Silva Santos.
Instituição: IFMT – Campus Cuiabá Bela Vista.

2º) Café solúvel como revelador de fotos analógicas.
Autores: Carlos Alberto Pereira Domingues, Gabrielle Izidoro dos Santos, Nathalia Izidoro dos Santos, Natalia Lara, Lydia Hae Shin Lee, Antonio Nishimura Mariane.
Instituição: Colégio Objetivo Arujá – São Paulo.

3º) Obtenção e estudo do efeito repelente do perfume de óleo essencial da folha de pitanga (Eugenia Uniflora L.).
Autores: Thaylla Rodrigues do Nascimento, Samuel Mahatma Bispo, Jony Henrique Riberio de Brito, Natalia Siqueira Tenório, Vytory Huggo Souza dos Santos, Jonas Miguel Priebe, Sandra Mariotto.
Instituição: IFMT – Campus Cuiabá Bela Vista.

XXIV Maratona de Química:

Voltada para alunos de ensino médio, a Maratona teve selecionados 34 redações versando sob o tema do CBQ. Destes 28 se fizeram presentes a Belém para participar da segunda etapa do evento.

A Comissão preparou experimentos que foram apresentados aos alunos no Laboratório de Química do IFPA. Em seguida tiveram que responder por escrito a uma prova sobre os experimentos que haviam presenciado.

Essas questões foram avaliadas por uma Comissão coordenada por Marcio de Souza Farias, do IFPA; e com a participação de: Edson Cavalcanti da Silva Filho, da UFPI; Fabio Cardoso Borges, do IFPA; Johny da S. Oliveira, do IFPA; José Milton E. Matos, da UFPI; Luis Carlos de Abreu Gomes, do CPII-RJ; Marcus Eduardo Ribeiro, do IFSul (será o coordenador em Gramado em 2017); Renato Candido da Silva, da UFG; Solange M. Correa, do IFPA.

Foram classificados os cinco primeiros colocados. Os três primeiros receberam prêmios em dinheiro: 1º colocado, R$ 600,00; 2º colocado, R$ 300,00; 3º colocado, R$ 150,00.

Os premiados foram:

1º) José Tiago Costa Mendonça do IFPA.

2º) Matheus Gonçalves Bezerra do IFPA.

3º) Nathalia Izidoro dos Santos do Colégio Objetivo Arujá – São Paulo.

Conclusões:

Ainda tivemos muitos inscritos e pagos que não puderam estar presentes ao evento por não ter recebido o financiamento (muitos aprovados mas não liberados) de suas instituições. Ainda assim, o CBQ 2016 teve em número de trabalhos praticamente o mesmo que em 2015 e em participantes um aumento pequeno. Pelos números conhecidos, o CBQ foi o maior evento da área da Química em 2016. Isso só gera para a ABQ e seus Dirigentes uma responsabilidade ainda maior de fazer os próximos com a mesma qualidade científica, atestada nas respostas as pesquisas junto aos participantes.

O próximo CBQ estará na cidade de Gramado, de 23 a 27 de outubro de 2017, mais precisamente no Centro de Eventos e Espaço Cultura de Gramado, um muito bem montado local para a realização de eventos. O tema central será: "Megatendências: Desafios e oportunidades para o futuro da Química". Em 2018 o CBQ irá para São Luís do Maranhão.

Já no aspecto da nova formatação tendo o encerramento deslocado para a parte da tarde do último dia, houve um ganho de qualidade, permitindo o aproveitando novo espaço de tempo para incluir mais Encontros Temáticos, Sessões de Pôsteres e palestras.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará