ANÁLISE DE NITRITO, NITRATO, FÓSFORO E AMÔNIA DO BALNEÁRIO MARACANÃ, SANTARÉM-PA.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Físico-Química

Autores

Santana, A.S. (UFOPA) ; Dantas, J.B. (UFOPA) ; Souza, R.R. (UFOPA) ; Junior, L.A.P.S. (UFOPA) ; Pereira, M.S. (UFOPA) ; Neto, R.M.S. (UFOPA) ; dos Santos, Z. (UFOPA) ; Filho, M.B.S. (UFOPA) ; Moura, L.S. (UFOPA) ; Miranda, I.S. (UFOPA)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar as concentrações de fósforo, nitrito, nitrato e amônia nas margens do balneário Maracanã, situado no município de Santarém-PA, verificando se os valores destes nutrientes estão dentro dos padrões estabelecidos pela resolução CONAMA 357/2005 para balneabilidade. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas 3 coletas em 3 pontos distintos no mês de julho. Na escolha dos pontos de amostragem foram considerados locais que sofrem diretamente influência antrópica, onde constatou-se que apenas o fósforo está fora dos padrões exigidos.

Palavras chaves

qualidade da água; parâmetro físico-químico; balneabilidade

Introdução

O crescimento populacional acelerado e o desenvolvimento econômico e tecnológico geram situações de conflito e escassez dos recursos hídricos por todo o Planeta. A água é um recurso finito, natural, renovável, móvel e de natureza aleatória, além de constituir um bem de domínio público, conforme dispõe a Constituição Federal/88 em seus artigos 20 e 21, e as Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, Leis N° 9.433/97 e N° 13.199/99, respectivamente. Como tal, necessita de instrumentos de gestão a serem aplicados na bacia hidrográfica, unidade territorial fundamental. Tais instrumentos visam assegurar às atuais e futuras gerações, água disponível em qualidade e quantidade adequadas, mediante seu uso racional, com vistas ao desenvolvimento sustentável (ÁGUAS DE MINAS, 2008). A praia do Maracanã é um local de águas mornas e areias brancas. É o balneário mais próximo de Santarém - PA, localizado a cerca de 10km do centro comercial. Por estar em zona urbana, é possível verificar o despejo de efluente na praia. Os corpos d’água poluídos ou contaminados por águas residuais apresentam um risco potencial de expor os banhistas a doenças de veiculação hídrica, principalmente as gastrenterites (FRANCENER et al, 2011). A presença de efluentes domésticos às margens de rios tendem a degradar os recursos hídricos, sendo responsáveis pela presença de elementos nocivos à saúde na água, dependendo de suas concentrações, dentre eles estão os nutrientes amônia, nitrito , nitrato e fósforo. Conforme exposto, o objetivo desse trabalho é analisar a qualidade da água da praia Maracanã tendo como referência a concentração de nutrientes, tais como nitrato, nitrito, amônia e fósforo, presentes no corpo hídrico estudado, verificando se os referidos valores estão dentro dos padrões esta

Material e métodos

Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas 3 coletas em 3 pontos distintos no mês de julho, período em que ocorre a vazão do rio, nas seguintes coordenadas; ponto 1: S02°25'32.0" e W54°45'18.9"; ponto 2: S02°25'34.5" e W54°45'15.6"; ponto 3: S02°25'35.8" e W54°45'08.4". As amostras foram coletadas em áreas onde há uma maior influência antrópica como: despejo de efluentes domésticos. As amostras coletadas em frasco âmbar de 250 mL e acondicionados em caixa isotérmica, foram levadas para o laboratório de Química do Instituto Ciências e Tecnologias das Águas da Universidade Federal do Oeste do Pará. As análises foram feitas com um espectrofotômetro da marca HANNA modelo HI 83099.

Resultado e discussão

Os compostos de nitrogênio são nutrientes para processos biológicos. São tidos como macronutrientes, portanto, depois do carbono, o nitrogênio é o elemento em maior proporção em células vivas. Quando descarregado nas águas naturais juntamente com o fósforo e outros nutrientes presentes nos despejos, provocam o enriquecimento do meio tornando-o mais fértil e possibilitam o crescimento em maior extensão dos seres vivos que os utilizam, especialmente as algas, o que é chamado de eutrofização (CETESB/SP, 2008), em decorrência da eutrofização do corpo hídrico, pode ocorrer o crescimento de algas e de cianobactérias. Os resultados obtidos na pesquisa foram reunidos e comparados na tabela 1. Os valores de nitrito e nitrato encontrados nas amostras se mantiveram abaixo dos limites estabelecidos pela resolução CONAMA 357/2005 de 17 de maio de 2005, onde apresenta limites de 1,0 mg/L e 10,0 mg/L respectivamente. Já nas análises de fósforo total, os resultados apresentaram uma concentração superior ao limite descrito na resolução 357, indicando possível influência de esgoto nas margens do rio. Este resultado pode estar relacionado com a densidade populacional que reside nas proximidades do local. De acordo com GOLTERMAN (1975) dentre as fontes de fosforo total em ambientes aquáticos, destacam-se aquelas de origem antropogênica derivadas da agricultura, excretos humanos e detergentes. A resolução também descreve os limites de amônia nos corpos hídricos, definindo as concentrações máximas de acordo com o pH, que obteve uma média de 4,8, que é um fator importante para o equilíbrio das diferentes espécies de amônia. O comportamento tóxico das diferentes parcelas de amônia, particularmente da forma não-ionizada, também depende das condições do meio aquático.

Tabela 1



Conclusões

Percebe-se que mesmo sob influência do despejo de efluente domésticos, os índices máximos de praticamente todos os componentes analisados não foram ultrapassados, exceto os níveis de fósforo, que se mostram acima dos limites apresentados na resolução CONAMA 357/2005. Este resultado pode estar relacionado com a densidade demográfica da região em volta do local. Isso demostra que necessário um monitoramento sazonal que inclua analises dos parâmetros microbiológicos previstos na resolução CONAMA 274 de 29 de novembro de 2000 para a verificação da situação do corpo hídrico.

Agradecimentos

Referências

FRANCENER et al, Avaliação do Índice de balneabilidade em uma área de lazer no Município de Ji-Paraná/ RO. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, XIX. 2011. Maceió/AL. Introdução à Engenharia Ambiental - 2ª. Ed Vários autores. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 318p.
MINAS GERAIS. Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Projeto Águas de Minas. Monitoramento da qualidade das águas superficiais na bacia do rio Jequitinhonha em 2008. Belo Horizonte, 2009. 181p.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional do Meio Ambiental, CONAMA. Resolução CONAMA 357/2005 - 17 de maio de 2005, In: Resoluções 2005. Disponível <http://www.mma.gov.br> Acesso em: 25 de Julho de 2016.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional do Meio Ambiental, CONAMA. Resolução CONAMA 274/2000 – 29 de novembro de 2000, In: Resoluções 2000. Disponível <http://www.mma.gov.br> Acesso em: 23 de Julho de 2014.
GOLTERMAN, H. L. (1975). Physiological limnology. Amsterdan. Elsevier. 489p.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará