Metodologia dinâmica: o uso da gincana inter-classe de química no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó para revisão dos conteúdos

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Pinheiro, G.D. (IFMA - CAMPUS CODÓ) ; Nobre, E.M. (IFMA - CAMPUS CODÓ) ; Cavalcante, K.C. (IFMA - CAMPUS CODÓ) ; Morais Neto, M.D. (IFMA - CAMPUS CODÓ) ; Silva, S.R. (IFMA - CAMPUS CODÓ) ; Silva, I.F.M. (IFMA - CAMPUS CODÓ) ; Novais, J.N. (IFMA - CAMPUS CODÓ)

Resumo

Esta atividade teve como objetivo a realização de uma gincana de química para trabalhar os conteúdos da disciplina já estudados em sala de aula nas turmas da primeira série do ensino médio. A atividade foi realizada com a organização em âmbito dos bolsistas do curso de licenciatura em Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Foi notório que os alunos mostraram-se participativos e empolgados com a realização da gincana que foi bem organizada e divertida onde foram divididos por turmas e tiveram um bom desempenho nas provas realizadas.

Palavras chaves

Gincana; química; inter-classe

Introdução

Levando em consideração a dificuldade encontrada por muitos alunos a utilização da gincana de química foi uma forma de quebrar a barreira que existe entre os alunos e a disciplina. Desta forma, de acordo com GOMES E RODRIGUES (2009, p. 5), mais do que nunca é necessário criar novas formas de ensinar e aprender, onde o aprender aconteça de maneira lúdica e significativa, cujo espaço de aprendizagem possa ser transformado em um ambiente de autonomia, iniciativa, criatividade, senso crítico e responsabilidade. A educação por meio de jogos vem se tornando uma alternativa metodológica bastante pesquisada, sendo abordada de diversas formas e com aspectos variados (ALVES, 2006, p. 7). Dessa forma, essa atividade desenvolvida é um método de trabalhar os conteúdos já estudados em sala de aula de forma mais interativa com os alunos fazendo com que desperte ainda mais o interesse pela disciplina. O objetivo deste trabalho é testar o conhecimento dos alunos para observar o desempenho da turma no que se diz respeito a aprendizagem dos conteúdos que foram trabalhados anteriormente na disciplina química, assim como também incentivar os alunos a interagir entre eles e trabalhar em equipe.

Material e métodos

Esta ferramenta de ensino utilizou vários meios para que fosse trabalhado os conteúdos já estudados em sala de aula de maneira dinâmica e descontraída, tendo o foco de envolver todos os alunos das turma participantes. Para a organização da gincana tiveram alguns pibidianos envolvidos e a professora da disciplina das turmas. A gincana abordou várias brincadeiras comumente aplicadas neste tipo de competição sendo ela adaptadas de forma coerente com a disciplina relacionada. Sendo assim foram realizadas no total cinco provas que foram: “balanceamento das equações”, “caça às substâncias”, “circuito da química”, “paródia da química”, “torta na cara dos pibidianos”. Em todas as provas foram utilizados os conteúdos de química, como: a evolução dos modelos atômicos, balanceamento de equações químicas, substancias químicas, dentre outros assuntos paralelos que foram estudados. As quatro turmas da primeira série do ensino médio foram organizadas no pátio do Instituto Federal – Campus Codó, onde cada turma foi separada e padronizada com diferentes cores de camisas, onde tinha a equipe azul, verde, vermelha e preta. A gincana teve a duração de quatro horas, tendo como premiação um saco de bombons para turma vencedora e uma quantidade de pontos no bimestre para todos alunos.

Resultado e discussão

Os resultados desta atividade foram que em todas as turmas que estavam participando os alunos se mostraram participativos e bem empolgados, tendo em vista que os mesmos se mantiveram organizados apesar da agitação que esse tipo de atividade proporciona, contribuindo para uma boa realização da gincana. Onde a participação dos pibidianos foram de extrema importância pois haviam mais de cem alunos envolvidos. Os alunos em sua maioria conseguiram ter um bom desempenho no que se diz respeito a fixação dos conteúdos trabalhados, pois a maioria das perguntas foram respondidas de forma correta, não havendo muita dificuldade na resolução das diversas provas que era necessário o uso do conhecimento teórico da disciplina. A disputa entre as turmas foram bastantes acirradas onde as equipes tiveram a diferença de poucos pontos de uma para outra. A equipe vencedora foi a equipe azul que teve o maior acumulo dos pontos e o melhor desempenho no trabalho em equipe. Contudo, todas as turmas ganharam uma gratificação que foi dois pontos extras no bimestre para cada aluno participante. Segundo os comentários de diversos alunos, esse tipo de gincana interativa envolvendo os conteúdos de química, foi muito divertido e proveitoso, pois ficaram satisfeitos com a brincadeira e com os pontos adquiridos e a maioria deles perguntaram quando teria esse tipo de atividade novamente.

Figura 01

Figura 01 - A. circuito da química; B. prova torta na cara dos pibidianos

figura 02

Figura 02 - C. equipe azul vencedora; D. organizadores da gincana.

Conclusões

A realização dessa atividade foi essencial para resgatar o conhecimento dos alunos, pois durante a gincana os alunos envolvidos mostraram conhecer os conteúdos trabalhados em sala de aula, respondendo assim a maioria das perguntas feitas durante as provas, assim como o comportamento dos alunos foi bem favorável da para a realização da atividade. Dessa forma, proporcionando uma abordagem do conteúdo de modo mais interativo e divertido de revisar os conteúdos estudados.

Agradecimentos

Agradecemos a instituição IFMA – Campus Codó por ter possibilitado a realização desta atividade, assim como o Programa de Iniciação à Docência – PIBID.

Referências

ALVES, E. M. S. A ludicidade e o ensino de matemática. Campinas: Papirus, 2006.
GOMES, J. O. e RODRIGUES, J. Aprender Brincando: Dinâmicas, muitas dinâmicas. Página 5. Editora Vozes. Petrópolis, RJ. 2009.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará