A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABONETE A PARTIR DE GLICERINA E ESSÊNCIAS NATURAIS, NA ESCOLA ESTADUAL DOM GINO MALVESTIO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Produtos Naturais

Autores

de Souza Costa, I. (UEA) ; Gonçalves Pimentel, S. (UEA) ; de Souza Castro, E. (UEA) ; Silva de Oliveira dos Santos, R. (UEA) ; Gusmão Andrade, L. (UEA) ; de Souza Mesquita, M. (SEDUC-AM) ; Viana Lima, P. (UEA) ; Nunes da Silva, A. (UEA) ; Izuka Zanelato, A. (UEA)

Resumo

Muitos professores ainda enfrentam dificuldades em ensinar química aplicando conceitos ligados ao cotidiano dos alunos, surgindo aí uma dificuldade em atrair a atenção dos mesmos. Nesse contexto vale ressaltar a importância da prática aplicada em especial com produto mais acessíveis, presente em nossas vidas. O projeto “A Importância da Prática no Ensino de Química no Ensino Médio: Oficina de Produção de Sabonete na Escola Estadual Dom Gino Malvestio”, teve como objetivo despertar o interesse dos alunos para disciplina de química, haja visto que a prática torna menos cansativo e mais prazeroso o estudo dos conteúdos em sala de aula.

Palavras chaves

Prática; Produtos naturais; Ensino de Química.

Introdução

O ensino da química deve contribuir para a capacidade do educando ser crítico capaz de ter opiniões e posicionamento diante da sociedade. Mas o que notamos e que o PCNEM ressalta que o ensino nas escolas está longe da realidade dos estudantes, pois há muita preocupação em repassar fórmulas, regras, tornando o aprendizado cansativo e repetitivo. Dessa forma contribui para a rejeição aos conteúdos de química por parte dos alunos, isso se deve principalmente pelo fato de muitos profissionais apresentarem dificuldades de aplicar conteúdos acompanhado de práticas, que possam relacionar com o seu cotidiano. Pensando nisso a presente proposta tem o intuito de mostrar através da produção de sabonete a partir de óleos essenciais naturais, que são substâncias consideradas componentes fundamentais bioquímicos das plantas medicinais e aromáticas, que é constituído por importantes matérias primas, usado nas indústrias farmacêuticas empregado em drogas vegetais na produção de infusões in natura e aromatizantes no uso oral, alimentícia utilizado em condimentos e aromatizantes de alimentos e bebidas, cosméticos usados para produção de perfumes e produtos de higiene (Tavares, 2007 apud BERTINI et all. 2016). Dessa maneira podemos relacionar os conteúdos de Química Orgânica estudados em sala de aula com o dia-a-dia dos estudantes, buscando incentivar a busca no aprofundamento dos assuntos, já que a química é considerada uma disciplina de difícil compreensão. Por isso é importante trabalhar a prática despertando o interesse do educando pela pesquisa, além de facilitar o entendimento do aluno relacionando ao seu cotidiano de forma prática e fácil.

Material e métodos

O presente projeto foi desenvolvido na escola Estadual Dom Gino Malvestio, com alunos de turmas do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, envolvendo 12 alunos, sendo quatro de cada turma. Com o intuito de incentivar e despertar o interesse e a curiosidade pelo ensino de química em ambas as turmas do ensino médio. A prática foi realizada em quatro fases, primeiramente, com auxílio de bequers de 200 mL, foram realizado as medidas: 20 mL de lauril, 10 mL de essenciais naturais (açaí, maracujá, camomila), para 200g (gramas) de glicerina e certa quantia de corante. Em seguida em uma panela de aço inox levou-se a glicerina ao banho-maria até sua completa dissolução. Após dissolução da glicerina adicionamos as substâncias, realizando movimentos circulares até se tornar uma solução homogênea. Levamos a solução às formas de formatos variados e, aguardamos por 12 horas até a completa solidificação, esse processo pode ainda ser acelerado se levarmos a geladeira.

Resultado e discussão

A química está presente no cotidiano das pessoas e, por meio de atividades simples com materiais coletados da própria natureza é possível realizar aulas práticas que chamem a atenção dos educandos. Para isso o professor deve desenvolver na escola oportunidades para que os alunos possam vivenciar a construção do conhecimento científico, em um ambiente favorável ao desenvolvimento social, científico, tecnológico e pessoal dos mesmos (VALADARES, E. C.; 2001). Nas oficinas de fabricação de sabonetes a partir de óleos essenciais naturais, observamos que os alunos mostraram interesse e buscaram se aprofundar mais nos conceitos abordados. Dessa forma, as práticas foram de grande importância no que tange o despertar pelo conhecimento científico.

Conclusões

Na realização das oficinas de produção de sabonete a partir de essências naturais na Escola Estadual Don Gino Malvestio, os alunos mostraram-se bastante interessados em aprender os processos realizados para a obtenção do produto. Pois foi nesse momento que se realizou a prática expondo para os estudantes que no meio em que vivem a química se faz presente, despertando ainda mais a curiosidade dos mesmos. Dessa forma o projeto estimulou os mesmos a buscar expandir seus conhecimentos além da sala de aula.

Agradecimentos

Agradecemos a ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, aos alunos da Escola Estadual Don Gino Malvestio.

Referências

BERTINI et all. Extração de Óleo Essencial Utilizando um Extrator Caseiro para Produção de Material de Limpeza: Desinfetante. IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN: Tecnologia e Inovação Pra Semiárido. Rio Grande Do Norte, 2016.
VALADARES, Eduardo de Campos. Propostas de Experimentos de Baixo Custo Centrados no Aluno e na Comunidade. Química Nova na Escola. Minas Gerais, 2001.
ROSA, Camilla Monteiro da. A Experimentação no Ensino de Química nas Escolas do Município de Caçapava do Sul – RS. Caçapava do Sul: Rio Grande do Sul, 2014.
C.S; BASAGLIA, A. M; ZIMMERMANN, A. A Importância das Atividades Experimentais no Ensino de Química. Paraná, 2015
ASSUMPÇÃO, Lucilaine de.; MERCADANTE, Ricardo. Massa base para sabonetes. Paraná, 2010.

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