CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ESTRATÉGIAS FACILITADORAS DO ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Santos Júnior, C.J. (IFAL) ; Chicuta, R.L. (IFAL) ; Nascimento, G.A. (IFAL) ; Silva, J.P. (IFAL) ; Silva, V.N.T. (IFAL)

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência desenvolvida no IFAL, que propôs a utilização de métodos de ensino em que se predominava a contextualização e interdisciplinaridade como ferramenta motivadora para o estudo de diferentes temas da Química. Tal baseou-se na utilização de temáticas interdisciplinares entre matemática, física, química e biologia e na aproximação das atividades com o dia a dia do aluno. Foram empregados experimentos de baixo custo, desenvolvimento de jogos lúdicos, maquetes, recursos audiovisuais e de um seminário integrador como estratégia multidisciplinar. Como resultados, menciona-se o feedback positivo obtido na avaliação da atividade. Assim, evidencia-se que a proposta favorecendo o processo de ensino-aprendizagem da disciplina.

Palavras chaves

Ensino de Química; Contextualização; Interdisciplinaridade

Introdução

Não raro, em muitas escolas, têm-se observado que a disciplina de química no ensino médio tem dado relevância a abordagem de conceitos de maneira fragmentada e descontextualizada ou por meio do uso de métodos de ensino que se baseiam apenas em cálculos matemáticos e memorização de fórmulas. Os conteúdos da Química têm sido tratados de forma dissociada da realidade, com objetivos, conteúdos e estratégias de ensino, muitas vezes, distantes do cotidiano dos estudantes (OLIVEIRA, 2005). Nesse sentido, o presente trabalho, realizado pelo projeto de pesquisa “Os conhecimentos químicos e o cotidiano: reflexões e possibilidades de abordagens”, relata a experiência desenvolvida no IFAL – Campus Maceió, que teve como objetivo introduzir a contextualização e da interdisciplinaridade no ensino de química e entender a importância de tais para a aprendizagem significativa de conhecimentos químicos.

Material e métodos

A presente atividade foi desenvolvida com estudantes das três séries do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. Para o desenvolvimento dos trabalhos foram empregados experimentos de baixo custo, jogos lúdicos, maquetes, recursos audiovisuais e aplicação de um seminário integrador como estratégia multidisciplinar. Para mensuração dos resultados, utilizou-se a pesquisa aplicada e exploratória in loco, com professores e alunos, através de questionário de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e observações gravadas em áudio e vídeo. Em ambas as etapas, objetivou-se obter um feedback, tanto dos estudantes como dos docentes, acerca da realidade do ensino da disciplina de Química no âmbito do IFAL – Campus Maceió, além de identificar e fazer correções acerca das metodologias adotadas para transmissão dos conteúdos.

Resultado e discussão

De acordo com Lima et al.(2000) a fragmentação da Química em relação aos demais conhecimentos disciplinares é um dos fatores responsáveis pela rejeição da disciplina pelos estudantes, pelas dificuldades desses quanto ao entendimento dos conteúdos e pelo baixo rendimento escolar na matéria. Acrescenta-se a essa discussão que os conteúdos tratados de forma dissociada da realidade, com objetivos, conteúdos e estratégias de ensino distantes do cotidiano dos estudantes também contribuem para esse cenário. Do total de respondentes do formulário aplicado (82), 85% afirmou que as atividades desenvolvidas pelo projeto contribuíram para uma aprendizagem mais efetiva da disciplina de Química; 80% dos alunos afirmaram ter conseguido correlacionar a química com o cotidiano a partir das ações do projeto; 73% assinalou “ter conseguido identificar relações com as ciências da natureza” nas atividades desenvolvidas; Dos 82 estudantes, 48 afirmaram ter se sentido estimulados a saber mais sobre os conteúdos abordados; 65 classificaram as atividade como “muito interessantes”; 74 alunos assinalaram a opção “sim” quando questionados se gostariam que seus professores adotassem os mesmos métodos de ensino experimentados pelo projeto. Com feedback foi possível observar até que ponto a contextualização e a interdisciplinaridade puderam despertar o interesse dos alunos pelos conhecimentos químicos. Ratifica-se a análise de Oliveira (2005) que afirma que a contextualização possibilita o estabelecimento de inter-relações entre conhecimentos escolares e fatos/situações presentes no dia a dia dos alunos, imprimindo reais significados aos conteúdos escolares. Acredita-se que essas estratégias facilitam o processo de aprendizagem dos alunos e despertam no aluno o interesse pela matéria.

Conclusões

A partir da atividade desenvolvida constatou-se que a dificuldade dos alunos em compreender os conteúdos da disciplina de Química do Ensino Médio pode ser minimizada, ou ainda superada, através da abordagem de novas metodologias de ensino que aproximem os assuntos dessa matéria ao cotidiano e com as demais áreas do conhecimento. Esse método contribuiu para uma maior compreensão dos temas e proporciona a sua relação com o cotidiano, uma vez que possibilita um estabelecimento entre a teoria e a prática.

Agradecimentos

Ao IFAL-Campus Maceió pelo suporte financeiro e estrutural.

Referências

LIMA, J. F. L. et al. A contextualização no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, n. 1, p.26–29, maio de 2000.

OLIVEIRA, A. M. C. A química no ensino médio e a contextualização: a fabricação dos sabões e detergentes como tema gerador de ensino aprendizagem. Dissertação de mestrado. Natal: UFRN, 2005.

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