Química para o ENEM

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Costa de Araújo, E. (IFAM) ; Matos Araújo, F. (IFAM) ; Magalhães Oliveira, L. (IFAM)

Resumo

O projeto integra um programa de formação em nível de Ensino Médio com as matérias de Química, Física, Biologia e Matemática. O objetivo foi de oferecer revisão dos principais conteúdos dessas disciplinas em aulas semanais, de forma objetiva, porém contextualizada, a fim de melhorar o desempenho dos participantes no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Palavras chaves

ENEM; Ciências; Inclusão social

Introdução

Essa proposta foi formulada tendo em vista que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, tornando necessário o investimento no aprofundamento dos conteúdos ministrados no Ensino Médio, considerando a urgência de se investir na melhoria da qualidade de ensino, para que os jovens tenham a possibilidade de alcançar o nível universitário antes de irem para o mercado de trabalho. Neste contexto as atividades paralelas quando conectadas aos temas do conteúdo programático de cada série, contribuem para auxiliar o educando a criar consciência dos objetivos do ensino de cada conteúdo. A educação superior é uma forma relevante de inclusão social e no mercado de trabalho (SOBRINHO, 2010), principalmente quando se considera as taxas de desemprego e as exigências cada vez maiores dos profissionais atuantes. A oferta de uma formação somente na Química não faria sentido nesse contexto, razão pela qual, optou-se por buscar o engajamento de professores orientadores e alunos licenciandos das áreas de Matemática (Antonio Junior Evagelista, Luciana Nascimento e Rebeca França), Física (Ricardo de Almeida Herculano, Sergio Lyra Barboza e Rodrigo Fonseca Gato) e Biologia (Juliana Mesquita V. Martinez de Lucena, Eline Souza Gomes, Thamela Mariza Menezes Oliveira e Rodrigo Rodrigues de Figueiredo Lopes), de forma a complementar essa grande área de formação de Ciências da Natureza e Matemática. Sendo assim, será possível atender às premissas da interdisciplinaridade previstas como pilares da educação na área das ciências em nível médio (BRASIL, 2006).

Material e métodos

O projeto teve início com a divulgação em escolas da Rede Pública Estadual e em redes sociais, seguida das inscrições que foram realizadas pessoalmente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) ou através da plataforma do Doity.com. As aulas foram ministradas ao longo de dez sábados no IFAM- Campus Manaus Centro, das 8h30 às 12h, distribuídas em quatro aulas de 50 minutos. Os alunos bolsistas e voluntários do projeto prepararam e ministraram aulas e listas de exercícios com os temas mais recorrentes no ENEM, além disso, promoveram dois simulados, sempre orientados pelos professores relacionados a cada área específica, além disso, foi realizado um questionário avaliativo do curso.

Resultado e discussão

O resultado dos simulados mostrou-se preocupante, pois o melhor rendimento foi de 40% de 80 questões de múltipla escolha. Formulou-se também um questionário para que o curso fosse avaliado pelos vestibulandos e o resultado mostrou que 44% dos alunos avaliaram as aulas de forma excelente, 47% como boas, 9% como regular e nenhuma avaliação foi ruim ou péssima (Figura 1). Apesar da grande evasão, do tempo curto e da defasagem no ensino regular, os resultados obtidos foram satisfatórios para os alunos do curso preparatório, pois boa parte dos assuntos mais abordados no ENEM foi explanada durante as aulas. Para os alunos de Licenciatura do IFAM-CMC este projeto foi de grande relevância também, uma vez que puderam ter novas experiências e perspectivas em sala de aula.

Avaliação do Curso

Figura 1: Avaliação do curso Preparatório para ENEM. FONTE: Projeto de Extensão Química para o ENEM.

Conclusões

O preparatório para ENEM foi uma oportunidade concedida aos jovens participantes para o possível ingresso na Universidade, além disso, proporcionou aos licenciandos um momento de experiência em sala de aula único, onde os mesmos puderam desenvolver-se como docentes. Atualmente o projeto encontra-se em sua segunda edição e visa manter-se para o benefício da comunidade externa e interna do IFAM.

Agradecimentos

Agradecimentos a DIREC-IFAM CMC Aos professores orientadores e aos voluntários.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2006.

SOBRINHO, J. D. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educação e Sociedade. 31 (113): 1223-1245. Campinas. 2010.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul