ENZIMAS: APLICANDO O LÚDICO E O EXPERIMENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Fonseca, L. (UFPA) ; Trindade, L. (UFPA) ; Borges, F. (UFPA)

Resumo

O projeto tem como objetivo melhorar o ensino-aprendizado dos alunos no Ensino Fundamental, a partir de aulas teóricas, experimentais e atividades lúdicas nos conteúdos relacionados a bioquímica, especificamente o assunto de enzimas na escola da vila de Carapajó no município de Cametá-PA na turma do 9° ano “C” com cerca de 20 alunos, com intuito de promover através dessas didáticas um melhor entendimento do conteúdo de forma positiva, a fim de gerar o interesse dos alunos sobre assuntos de bioquímica, além de conhecer a importância das enzimas para os seres vivos.

Palavras chaves

Enzimas; Experimental; lúdico

Introdução

Durante os cursos de licenciatura, o graduando é incentivado a desenvolver novos mecanismos de ensino que contribuam para o melhor entendimento de seus alunos. Desta forma, os docentes buscam resultados positivos e o presente projeto vem contribuir com os alunos do Ensino Fundamental do 9° ano da EMEF. Pres. Eurico Gaspar Dutra (vila de Carapajó) no município de Cametá- PA. Os primeiros contatos com a disciplina de bioquímica por meio de aulas experimentais e atividades lúdicas para constatar se verdadeiramente estes alunos conseguiram absorver conceitos básicos, além de avaliar o ensino- aprendizagem sobre o assunto. Averiguou-se que realmente os alunos conseguem assimilar os conceitos iniciais ao se mensurar a aprendizagem referente a essa disciplina, através de metodologias diferentes abordadas em sala de aula. Portanto, o experimental e o lúdico são partes essenciais para a construção e transformação do ser humano, este estudo foi baseado em Rosito (2008), “a utilização da experimentação é considerada para o ensino de Ciências, como essencial para a aprendizagem cientifica”.

Material e métodos

As aulas se deram em duas etapas: a primeira foi teórica e a segunda experimental e lúdica, onde foram feitos dois experimentos e uma gincana. Na primeira etapa foram utilizados um notebook e um Datashow, se falou sobre as definições de enzimas segundo Vilasboas, (2007). Se mencionou que as mesmas são bastante usadas nas indústrias alimentícias (FUNÇÃO, 2017). Foi dito aos alunos que as enzimas agem como catalisadores acelerando as reações. Citou o processo de escurecimento enzimático baseado em Alimentar, (2015). Depois da aula teórica foi entregue aos alunos uma atividade para avaliação da aula teórica e foi constatado um bom desempenho. Na segunda etapa foram feitos dois experimentos o primeiro sobre a batata espumante, os materiais usados foram: 2 fatias de batata crua, água, peróxido de hidrogênio e dois tubos. No primeiro tubo foi colocado uma fatia de batata e peróxido de hidrogênio, no segundo uma fatia de batata e água, no primeiro tubo foi notado a ação da enzima catalase, presente na batata acelerando a reação de decomposição da peroxido de hidrogênio em água e oxigênio, sendo essa reação visível através de criação de bolhas, já no segundo tubo o processo é mais lento pois não há a presença do peróxido de hidrogênio (BIANCONI, 2005). No primeiro tubo foi colocado fígado cru e peróxido de hidrogênio e no segundo fígado cozido e peróxido de hidrogênio, no primeiro tubo ouve a criação de espuma, pois a enzima catalase que está presente no fígado acelera a reação. Porém, no segundo tubo a reação não ocorre, pois, a temperatura influência sobre as enzimas (desnaturação) baseado em Silva, (2010). Na aula lúdica teve a gincana “quadro de respostas ”. Em seguida foi aplicada outra lista de exercícios e notou-se um desempenho superior a lista anterior.

Resultado e discussão

Ao longo da realização do projeto na EMEF. Pres. Eurico Gaspar Dutra, foi observado que os alunos conseguiram compreender o conteúdo sobre enzimas e que estas têm várias importâncias em nossas vidas, uma delas é no processo da digestão atuando como catalisadores acelerando reações químicas em nosso organismo. Desta maneira, conseguiram entender por meio de suas participações nas aulas que as enzimas podem sofrer alterações, quando sua temperatura e pH são modificados durante as reações e que estas são importantes para a indústria alimentícia, sendo usadas para a fabricação de amaciantes de carnes. Desta forma, os alunos adquiriram conhecimentos levando-os para a sua vida, familiares e comunidade vigente. Sendo, esses conhecimentos notados através dos exercícios repassados em sala, onde na primeira etapa em que foi ministrada a aula teórica, cerca de 25% dos alunos obtiveram boas notas no exercício 01, já na segunda etapa no qual foram ministradas as aulas lúdicas e experimentais, cerca 75% dos alunos tiveram notas superiores no exercício 02, o que resulta que a segunda etapa foi bem mais compreendida pelos alunos do que a primeira, mostrando que é de fundamental importância que o professor invista em metodologias diferenciadas e criativas de ensinar. Logo, este projeto veio com a finalidade de afirmar que o lúdico e o experimental acrescentam para o ensino-aprendizagem dos alunos. Deste modo, o trabalho apresentado atingiu seu objetivo, no qual, foi a assimilação dos conceitos iniciais sobre enzimas e suas contribuições tanto para o bom funcionamento do nosso organismo quanto para a indústria alimentícia, com isso, resultou em uma melhor aprendizagem através de didáticas diferenciadas colocadas dentro de sala pelo professor no ensino de Ciências.

Conclusões

Sendo assim, o resultado foi bastante satisfatório em relação aos alunos, tendo em vista que essas didáticas colaboram de modo eficaz e proveitoso no ensino de ciências, contribuindo desta forma para o desenvolvimento dos alunos, destacando que esses métodos lúdicos e experimentais são ferramentas que precisam ser empregadas pelos professores em sala de aula e assim aperfeiçoar o aprendizado. Este projeto instrui os professores a buscarem melhorias na educação de Ciências. Os conhecimentos adquiridos pelos alunos serão repassados para seu âmbito familiar e comunitário.

Agradecimentos

Ao Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão-PROINT, pelo apoio financeiro a bolsa. A direção da EMEF Pres. Eurico Gaspar Dutra.

Referências

ALIMENTAR, Q. Escurecimento enzimático em alimentos. Disponível em: <http://www.quimicalimentar.com.br/escurecimento-enzimatico-em-alimentos/>. Acesso em: 19 de fev. 2017.
BIANCONI, L. Ciência para crianças. Disponível em: <http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Batata2.htm>. Acesso em: 16 de mar. 2017.
FUNÇÃO..., Aditivos e ingredientes. Disponível em: <http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201603/2016030669752001459192824.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2017.
ROSITO, B. A. O Ensino de Ciências e a Experimentação. In: MORAES, R. (org.). Construtivismo e Ensino de Ciências: Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
SILVA, R. Experimento Catalise. Disponível em: <http://pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/catalase-em-acao-ou-nao/685>. Acesso em: 16 de mar. 2017.
VILASBOAS, C. Enzimas. Disponível em: <http://professoracaroline.blogspot.com.br/2007/02/enzimas-objetivo.html>. Acesso em: 19 fev. 2017.


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