O FUNCIONAMENTO DA PILHA DE DANIELL EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

da Silva, L.L.M. (UEPA) ; Sarah, A.T. (UEPA) ; Corrêa, C.N. (UEPA) ; Ribeiro, F.V.P. (UEPA) ; dos Santos, K.R. (UEPA) ; das Neves, P.A.P.F.G. (UEPA) ; Costa, F.M. (UFPA)

Resumo

Sabe-se que o conteúdo de pilhas é muito relevante para os alunos do ensino médio, pois através dele o professor consegue fazer relações com o cotidiano dos alunos, entretanto, muitos estudantes possuem dificuldades na compreensão do funcionamento da pilha e outros conceitos envolvidos com tal conteúdo, provavelmente em função de como são abordados nos livros didáticos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise das pilhas de Daniell em 03 (três) livros didáticos de Química, com o objetivo de identificar de que maneira os autores relacionam o conteúdo com cotidiano dos alunos, como a interdisciplinaridade é aplicada e como as questões ambientais são abordadas. Durante a análise dos livros notamos que todos os autores fizeram alguma relação com o meio ambiente.

Palavras chaves

Livro Didático; Pilha de Daniell; Ensino de Química

Introdução

Nas últimas décadas, os Livros Didáticos têm despertado um grande interesse nos pesquisadores de diferentes áreas, devido à sua importância no processo de ensino e aprendizagem (GARCÍA et al., 2002; GATTI JÚNIOR, 2004; PASSOS, 2007). Observa-se segundo os PCN’s (1999), que o ensino de Química tem se reduzido à transmissão de informações, definições e leis isoladas, sem qualquer relação com a vida do aluno, exigindo deste quase sempre a pura memorização, restrita a baixos níveis cognitivos. Nesse sentido, o livro didático tem um papel relevante no processo ensino aprendizagem de Química. Segundo Santos (2006) o livro didático, apresenta grande relevância no ensino formal devido a grande influência no processo da desenvoltura do conhecimento, logo, sua escolha deve ser feita de forma criteriosa, considerando diferentes aspectos relacionados a sua abordagem didática e ao contexto de seus alunos e escola. De acordo com o Guia de Livros Didáticos (2014) O livro didático de Química veicula conceitos, informações e procedimentos desse campo científico. Especialmente para o professor, apresenta formas possíveis de ensinar, abordagens metodológicas e concepções de ciência, educação e sociedade. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar o conteúdo de pilhas em 03 (três) livros didáticos de Química do ensino médio.

Material e métodos

O estudo caracteriza-se como bibliográfico. Este tipo de pesquisa procura sistematizar e analisar descritiva e qualitativamente o conjunto de produções de uma determinada área, selecionados de acordo com os interesses e objetivos do pesquisador (SIQUEIRA, 2001; TEIXEIRA; MEGID-NETO, 2006). Para realização deste trabalho foram selecionados 03 livros de Química: Feltre, 2004 (L1), Peruzzo; Canto, 2006 (L2) e Reis, 2016 (L3). Para análise dos livros didáticos foi elaborada uma tabela com o objetivo de facilitar a comparação dos materiais selecionados. Os tópicos analisados foram: (1) informações sobre o aspecto histórico da descoberta e construção da radioatividade. (2) a relação do conteúdo com o cotidiano dos alunos. (3) a interdisciplinaridade, principalmente com disciplina de Física e (4) os enfoques com a questão ambiental. Após obtenção dos dados, foi realizada uma análise critica e interpretação dos dados.

Resultado e discussão

O L1 apresenta uma abordagem histórica, citando o médico italiano Luigi A. Galvani, o físico italiano Alessandro Volta, que foi o construtor da primeira pilha elétrica. O autor estabelece uma relação do conteúdo com o cotidiano, por meio de um tópico o qual apresenta a pilha de níquel-cádmio, pilhas de Leclancché, alcalinas, mercúrio e lítio-iodo. Nota-se uma relação com a disciplina física com a presença de conceitos físicos para explicar a caída da água em uma cachoeira a fim de comparar a quantidade de eletricidade presente em uma pilha. Relaciona o conteúdo com os aspectos ambientais, demonstrando os riscos dos descartes indevidos de pilhas e baterias. No L2, As informações históricas apresentadas pelo autor, são sobre o cientista inglês John Daniell. O conteúdo apresentado é relacionado com o cotidiano, através dos tipos de pilhas: pilhas secas, alcalinas, mercúrio e níquel-cádmio. Há relação com a disciplina física, através do uso do voltímetro, diferença de potencial e corrente elétrica, entre outros abordados no livro. O autor faz uma única relação com a questão ambiental, através da célula de combustível, devido ao produto da oxidação do hidrogênio ser o vapor de água. Já no L3, O autor faz uma análise histórica, com o químico e meteorologista inglês John F. Daniell mostrando à substituição das soluções ácidas, utilizadas por Alessandro Volta. O conteúdo é relacionado com o cotidiano através da explicação das pilhas secas de Leclanché, pilhas alcalinas, entre outros. Há relação com a disciplina física, quando o autor explica a medida do potencial padrão de um eletrodo e força eletromotriz. O autor faz relações com as questões ambientais, através do descarte de pilhas e baterias, aterro controlado, aterro sanitário e a reciclagem do lixo eletrônico.

Conclusões

A partir da análise dos resultados obtidos, verifica-se que todos os livros utilizados para a produção do presente trabalho apresentam informações sobre o aspecto histórico da descoberta e construção da Pilha de Daniell, relação do conteúdo com o cotidiano dos alunos, interdisciplinaridade com a disciplina de física e fazem uma relação com os aspectos ambientais. Por ser um dos recursos didáticos mais utilizados em sala de aula, o livro didático constitui-se como uma importante ferramenta para alunos e professores, por isso faz-se necessário adotar uma linguagem de fácil acesso.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias / Ministério da Educação – Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica. v.3, p. 67, 1999.

GARCÍA, M.M.T.; IZQUIERDO, A.M.; FIEDLER-FERRARA, J.N. e MATTOS, C. Un estudio sobre la evaluation de libros didácticos. Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 36-50, 2002.

GATTI JÚNIOR, D. A escrita escolar da história: livro didático e ensino no Brasil. Bauru: Edusc; Uberlândia: Edufu, 2004.

PASSOS, M. Letramento literário na escola: um estudo de práticas de leitura de literatura na formação da “comunidade de leitores”. 2007. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

PERUZZO. F.M.; CANTO. E.L. Química na abordagem do cotidiano. 4ª Edição, Volume 1. Editora: Moderna, São Paulo, 2006.

REIS, Martha. Química. 1°Edição, Volume 1. Editora: Ática. São Paulo, 2016.

SANTOS, Sandra . Critérios para avaliação de livros didáticos de química para o ensino médio. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

SIQUEIRA, A. Práticas Interdisciplinares na Educação Básica: Uma revisão bibliográficas –1970 -2000. Educação Temática Digital, Campinas, v. 3, N.1, p. 90-97, 2001.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID-NETO, J. Investigando a pesquisa educacional: um estudo enfocando dissertações e teses sobre o ensino de biologia no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 261-282, 2006.

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