Sequência Didática: Uma metodologia para o ensino de polímeros

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, C.P.F. (BOLSISTA PIBID-QUÍMICA/UEPA)) ; Coelho, E.A. (SUPERVISOR PIBID-QUÍMICA/E.E.E.F.M. PROFA. PALMIRA) ; Gomes, E.B. (BOLSISTA PIBID-QUÍMICA/UEPA)) ; Silva, L.P. (COORDENADORA PIBID QUÍMICA/ UEPA))

Resumo

A sequência didática é uma metodologia que permite ao docente organizar suas atividades de forma estruturada e articulada. O trabalho teve como objetivo propor a utilização da Sequência Didática, para a discussão da temática de polímeros, a fim facilitar o ensino desse conteúdo, haja vista que tal temática é tão presente no cotidiano. A atividade foi desenvolvida através de uma oficina dividida em três momentos: No 1º averiguou-se conhecimentos prévios dos alunos por meio de questionário; no 2º foi dirigida uma aula sobre os polímeros: classificações e propriedades; e no 3º foi aplicado um jogo “Quiz Polímeros”. Por fim, responderam a um questionário. E a partir de resultados significativos obtidos, constatou-se que a Sequência didática contribuiu para melhor aprendizagem do conteúdo.

Palavras chaves

Sequência didática; Metodologia; Ensino de Polímeros

Introdução

Atualmente, a preocupação do professor não deve ser de apenas ensinar o conteúdo, mas também buscar a melhor formar de fazer isso, através de metodologias eficientes que possam favorecer tanto ele, quanto o aluno. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacional para o ensino médio, em muitas escolas, o ensino de química não alcança os objetivos propostos pela lei de diretrizes e bases da Educação Nacionais, um deles de formar cidadãos atuantes, e ressalta que a falta de organização por parte dos docentes, contribui para o não êxito no ensino-aprendizagem (BRASIL, 2006). É comum a ineficiência das atividades dos educadores, as vezes devido à falta de ordenamento no ensino, pois não há uma sequência para o ensino dos conteúdos, dessa forma, os alunos não conseguem construir o conhecimento e fazer relações com as vivências cotidianas, mas sim, memorizar. O conteúdo de polímeros, por exemplo, ensinado nas últimas séries do ensino médio, geralmente é ausente de contextualização, e atividades que permitam dinamizar o ensino, assim dificulta ao aluno estabelecer uma relação entre os polímeros e a química, muitos desconhecem os conceitos químicos presentes nessa temática, entretanto, não deveriam, pois diariamente estão em contato principalmente os polímeros sintéticos (MATTOS, 2013). É indispensável por parte do docente uma intencionalidade ao realizar uma proposta de ensino, o professor deve planejar e propor objetivos para suas atividades (ZABALA, 1998). Dessa forma, é fundamental uma sequência no ensino que permita ao aluno construir conceitos, ainda que exija tempo, pois raramente os alunos aprendem de primeira, é preciso refazer a atividade geralmente, e a sequência didática permite ao docente fazer avaliação dos alunos e aprimorar as atividades (CARVALHO, 2013).

Material e métodos

A atividade foi desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação (PIBID), a metodologia baseou-se no desenvolvimento de uma oficina estruturada na forma de sequência didática, aplicada com os alunos de uma escola pública (E.E.E.F. M Palmira Gabriel), com uma turma de 33 alunos do 3°ano do ensino médio, teve como objetivo: Discutir a respeito dos conceitos químicos presentes nessa temática. A atividade ocorreu durante dois dias divididos em três momentos: No 1° momento houve aplicação de um questionário prévio que buscou avaliar o conhecimento dos alunos individualmente, mais especificamente sobre entendimento da palavra polímeros, enquanto que no segundo momento, apresentou-se uma aula expositiva-dialogada explicando sobre o que são polímeros, distinção entre polímeros naturais e polímeros sintéticos e as propriedades físicas: Temperatura de fusão, ebulição e seus fatores (interações intermoleculares), relacionando com o cotidiano do aluno, utilizou-se recursos multimídia: Data show como auxílio; Quanto ao terceiro momento, os alunos puderam exercitar o conteúdo abordado na etapa anterior, através de um jogo desenvolvido no PowerPoint denominado de:“ Quiz dos polímeros”, para a realização da atividade a turma foi dividida em 4 grupos e cada grupo teve um tempo de 20 segundos para discutir e responder corretamente as questões do “Quiz”, sendo que para cada equipe foram feitas 4 perguntas, totalizando 16 perguntas no jogo. Para obtenção dos resultados, ao final da atividade, os alunos responderam a um questionário com questões abertas, tendo como objetivo saber o nível de entendimento dos alunos sobre da temática abordada e a metodologia utilizada. E os resultados foram categorizados por meio do método análise discursiva.

Resultado e discussão

Os alunos foram questionados inicialmente se conheciam a relevância da temática polímeros e , 72,72% dos alunos não souberam responder, 15,15% propuseram uma definição sobre polímeros através da etimologia, outros 12,12% fizeram uma associação com a questão ambiental e conhecimentos da área biológica. Desta forma, constatou-se que as maiorias dos alunos desconhecem o termo polímeros, apesar de usufruírem deles diariamente. Diante disso, Percebe-se a importância de ser relacionar o conteúdo com o cotidiano do aluno. Quando estes foram questionados sobre a contribuição para a aprendizagem do conteúdo após a realização da oficina: Sequência didática: uma metodologia utilizada para o ensino de polímeros em química foi constatado que 63,63% dos alunos conseguiram aprender sobre as características e propriedades dos polímeros e, 33,33% dos alunos destacaram que a principal contribuição da oficina foi de mostrar as curiosidades relacionadas aos polímeros, como pode ser observado na fala do aluno d “[...]eu não sabia do que era o cabo da panela de pressão pensava que não era plástico”. Neste sentido, a utilização da sequência didática possibilitou alcançar os objetivos propostos durante a elaboração da atividade, para Viecheneski (2013, p.13) “O desafio dos docentes está em promover atividades investigativas que suscitem o interesse dos alunos, que agucem e reforcem a sua curiosidade, o gosto pela participação e o desejo de aprender.” Entende-se que a atividades sequenciadas promovem uma melhor aceitação por parte do alunato, para Dolz, noverraz e Schneuwly (2004) o princípio essencial da elaboração de um módulo é o de variar os modos de trabalho, proporcionando aos alunos, uma diversidade de atividades e exercícios, possibilitando o aprendizado, por diferentes vias.

Conclusões

A partir dos resultados observou-se a necessidade de discussões de temáticas associadas ao cotidiano dos estudantes, promovendo assim um ensino contextualizado que desperta interesse por parte dos alunos. Nesse sentido, o desenvolvimento da oficina possibilitou alcançar os objetivos propostos pelo PCNEM que objetiva a contextualização do conteúdo. Já o uso da ferramenta tecnológica de ensino o “Quiz polímeros”, auxiliou na aula, facilitando a aprendizagem dos alunos e estimulando na busca do conhecimento em química.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2006.
CARVALHO, Anna Maria, Pessoa et. al. Ensino de Ciências por Investigação: Condição para implementação na sala de aula. São Paulo, 2013.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. E Org. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.
MATTOS, Débora, Moura; SANTOS, Cosme, Silva; SANTOS, Jonh Anderson Marcêdo; FACCIO, Milena Tarciana; PERREIRA, Franklin Kaio Dutra; ARAÚJO, Francisca Taíse da Silva; ALMEIDA, Cláudia Laís Araújo. Perspectiva da introdução do estudo de polímeros no ensino médio pela síntese da baquelite. In: Congresso Norte-Nordeste de ensino de química. Disponível em < http://annq.org/eventos/upload/1362690366.pdf > acessado em: jul. 2017
VIECHENESKI, JULIANA PINTO. Sequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais: subsídios teórico-práticos para a iniciação à alfabetização científica.2013.170 f. dissertação(mestrado em ensino de ciência e tecnologia)-Universidade tecnologia federal do Paraná, Ponta grossa,2013.
ZABALA, Antoni. A prática educativa. Porto Alegre: ArtMed, 1998

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