PERFIL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS:IMPORTÂNCIA DA PESQUISA EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TIMONHA,GRANJA-CE

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Silva Vargas, M.E. (INSTITUTO UFC VIRTUAL) ; Fernandes dos Santos, O.F. (INSTITUTO UFC VIRTUAL) ; de Oliveira, C.A. (INSTITUTO UFC VIRTUAL)

Resumo

Perfil de professores que lecionam a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental, sobre a relevância da pesquisa na sala de aula, tendo em vista que a investigação no desenvolvimento de suas atividades, vem se tornando um marco de grande importância no ensino e aprendizagem. A pesquisa tem caráter descritivo, os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário a 10 (dez)professores com perguntas abertas e fechadas. O trabalho foi realizado tendo como referência teórica alguns estudiosos,como: Schnetzler e Aragão (1995), Delizoicov, Pozo e Crespo (2009), entre outros. Os resultados revelaram que os professores estão cientes da importância da pesquisa em sala de aula e também da necessidade de uma formação continuada, voltada para a pesquisa na educação.

Palavras chaves

Perfil de Professores; Pesquisa em Sala de Aula ; Ensino Fundamental

Introdução

O trabalho trata do perfil do educador em Ciências, perante as suas concepções em relação à abordagem da pesquisa em sala de aula e ao contexto escolar e sociocultural, tendo como ênfase a visão desta temática para a melhoria do processo ensino e aprendizagem, para os alunos do Ensino Fundamental da rede Municipal de Ensino no distrito de Timonha na cidade de Granja - CE. O referencial teórico foi baseado em estudiosos como: Bizzo (2009), Maldaner (1999), Pozo e Crespo (2009), entre outros. Os objetivos estão centrados na pesquisa em sala de aula e em suas contribuições na melhoria da prática docente, sondando como e com que frequência o ato de pesquisar vem sendo desenvolvido na prática dos docentes, e averiguar também quais as maneiras que as equipes pedagógicas intervêm in locus, compreendendo a forma de oferecer incentivos para que essa prática possa ser vivenciada de forma satisfatória. Foi aplicado um questionário a 10 professores do Ensino Fundamental, após a análise dos dados obtidos, pode-se dizer que a prática docente, constitue como algo relevante e fundamental para o aprendizado, sendo que algumas conquistas vêm sendo alcançadas pelo comportamento do professor pesquisador, uma vez que este investiga sua própria prática, bem como incentiva os alunos a pesquisa científica em projetos e em ações direcionadas de investigação às situações-problemas existentes em sua comunidade. Esta pesquisa investiga a importância do professor adquirir para sua prática o desenvolvimento do perfil investigatório como prática educacional, pois esta pode ser tida como algo relevante para aprendizagens significativas e conquista no ensino em Ciências, voltada ao Ensino Fundamental.

Material e métodos

Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o papel do Professor Pesquisador em âmbito nacional e internacional, a fim de definir quais os principais alicerces da pesquisa em sala de aula. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a 10 (dez) Professores Licenciados, sendo 4 (quatro) em Ciências Biológicas, 1 (um) em Pedagogia, 3 (três) em Proformação, 1 (um) em Língua Portuguesa e 1(um) que não citou. As Escolas e o número dos professores citados foram: 2 (dois) na Escola de Ensino Fundamental José Firmino dos Santos, 4 (quatro) na Escola de Ensino Fundamental Luiz Machado, 2 (dois) na Escola de Ensino Fundamental Deputado Delmiro de Oliveira e 2 (dois) na Escola de Ensino Fundamental Maria Toinho, com o intuito de averiguar o Perfil do Educador Pesquisador, em Escolas de Ensino Fundamental, em Timonha, Distrito de Granja - CE. Estas escolas possuem foco na formação inicial e continuada do educador, dão ênfase a importância da pesquisa no cotidiano da prática docente, em disciplinas de Ciências que são ministradas. Após a aplicação do questionário contendo perguntas abertas e fechadas, o mesmo foi tomado como base para a coleta dos dados. As respostas foram observadas e analisadas de forma comparativa com o grupo de professores em questão. Os dados coletados foram organizados em gráficos e tabelas para uma análise discursiva sobre a visão dos professores sobre a importância da pesquisa em sala de aula. Este questionário teve o propósito de averiguar o perfil do educador e sua maneira de atuar como pesquisador, além de averiguar se há incentivo aos alunos à Iniciação Científica.

Resultado e discussão

O questionário com 15 perguntas abertas e fechadas foi aplicado a 10 (dez) professores do Ensino Faunamental, das quais destacamos as seguintes: O que você entende por pesquisa? 90% dos dos professores sabem o conceito de pesquisa e da importância da sua inserção na prática docente, tendo em vista que estes apresentaram conceitos de acordo com Tripp (2005) sobre as definições de Pesquisa-Ação e observações para a melhoria do aprendizado. Com relação a pergunta: Com qual frequência a pesquisa é realizada em sua prática docente ? 40% responderam que em todas as aulas e 60% as vezes, demonstrando que a maior parte dos professores vivenciam o ensino tradicionalista, usando o livro didático como principal instrumento de pesquisa, contradizendo a opinião de Schnetzler e Aragão (1995), que defende um ensino transformador e questionador de sua realidade. Outra pergunta: Você considera importante o aprendizado por meio da pesquisa ? 100% dos professores responderam que sim. De acordo com Maldaner (1999), os professores sabem que a pesquisa científica é um fator de construção e reconstrução educacional, se estes não se adaptarem a esse novo indicador de crescimento educacional, poderão ser considerados profissionais ultrapassados e estáticos no cenário educacional contemporâneo. Mais pergunta: Que tipo de pesquisa você costuma realizar em sala de aula ? Foram citadas a pesquisa bibliográfica, resolução de questionários interdisciplinares, pesquisa no livro didático, em dicionários e na Internet. Delizoicov, Angotti e Pernambucano (2009), reforçam os cursos de formação para os professores, para uma adequação sistemática de ensino, para entenderem que há vários tipos de pesquisa, teóricas e práticas eminentes à Pesquisa Científica.

Conclusões

O trabalho pesquisou o perfil de 10 (dez) professores do Ensino Fundamental em 4 (quatro) Escolas no Município de Timonha, Granja – CE, em relação à prática docente em sala de aula. A frequência desta está sendo cada dia mais usada em razão da necessidade de novas formas de promover o ensino e a aprendizagem, capazes de transformar a prática tradicionalista em algo novo e engrandecedor, visando o aprendizado mútuo e tornando Professores e Alunos parceiros ativos no ato de ensinar e aprender. Considera-se essencial a formação continuada dos professores, para a melhoria do Ensino de Ciências.

Agradecimentos

Agradeço ao 57o. CBQ pela Inscrição, Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química e ao Conselho Regional de Química-10a.Região, pelo apoio financeiro.

Referências

BIZZO, N. Mais ciências no Ensino Fundamental: metodologia de ensino em foco. 2. ed.São Paulo: Editora Brasil, 2009.142 p.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2009. 364 p.
MALDANER, O. A. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Química Nova, São Paulo, v. 22, n. 2, p.1-6, mar./apr.1999.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico. 5. ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 2009. 296p.
SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. Importância, Sentido e Contribuições de Pesquisas para o Ensino Médio. Química Nova na Escola. Pesquisa Nº 1. Maio 1995.
TRIPP, D. Pesquisa-Ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, p. 443-446, set./dez.2005.





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