UNIDADES DE MEDIDA: USO E RECOMENDAÇÕES SI PARA ALGUNS SÍMBOLOS

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Regis Campos Silva, R. (CEFET-MG) ; da Costa Lima, A. (CEFET-MG) ; Souki Santos, I. (CEFET-MG) ; da Fonseca Santos, L.G. (CEFET-MG) ; Henrique Trindade, P. (CEFET-MG)

Resumo

As grandezas a serem medidas estão presentes a todo instante ao nosso redor e com elas, as suas respectivas unidades. O Sistema Internacional de Unidades (SI) é por força de lei, o único sistema legal de medidas no Brasil, mas nota-se em diversas situações, o uso incorreto e até a utilização de outros sistemas de unidades. Mediante os diferentes modos de representar as unidades de medida, verificou-se a necessidade de realizar um trabalho que atente sobre os erros cometidos, de acordo com o SI. Registrou- se através de fotos, alguns equívocos cometidos nas unidades de medida na cidade de Curvelo e região. Entende-se que a utilização correta das unidades, é uma exigência por força de lei e uma necessidade para a comunidade acadêmica em geral.

Palavras chaves

Unidades de medida; Sistema Internacional; Símbolos

Introdução

O Sistema Internacional de Unidades (SI) é por força de lei, o único sistema de unidades legal no Brasil, desde 1967. Segundo as resoluções vigentes no país, é obrigatório o uso de unidades de medida segundo o SI, em livros, catálogos, anúncios, propaganda comercial, sinais de tráfego, entre outros.

Material e métodos

Pesquisou-se a edição mais recente do Sistema Internacional de Unidades no Brasil, publicado pelo INMETRO em 2012. Realizou-se uma pesquisa com a finalidade de encontrar e registrar através de fotos, alguns equívocos no uso das unidades de medida, segundo o Sistema Internacional de Unidades na cidade de Curvelo-MG e região.

Resultado e discussão

Figuras 1 e 2: O símbolo da unidade hora (h) deve ser minúsculo e sem o uso do plural. Os dois pontos (:) entre as horas e os minutos não são recomendados. Figuras 3,5 e 6: O símbolo do prefixo kilo (k) deve ser minúsculo. Figura 4: Um prefixo nunca deve ser usado sozinho, sem a respectiva unidade. Figuras 6 e 7: O símbolo da unidade grama (g) deve ser minúsculo e sem plural. Figura 8: O símbolo da unidade litro (L) não vai para o plural, como nenhum outro símbolo de unidade.







Conclusões

Se há um padrão e uma maneira correta de representar as unidades de medida, por que não as expressamos corretamente? O presente trabalho pretende auxiliar na divulgação do Sistema Internacional de Unidades, e diminuir diversos enganos que contrariam as resoluções vigentes em nosso país.

Agradecimentos

Ao CEFET-MG e a FAPEMIG por todo o apoio.

Referências

BRASIL, Nilo Índio. Sistema Internacional de Unidades: grandezas físicas e físico-químicas: recomendações das Normas ISO para terminologia e símbolos; Rio de Janeiro; Interciência; 2002.
Sistema Internacional de Unidades: SI; Rio de Janeiro; INMETRO/CICMA/SEPIN, 2012.

 

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul