RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL MARGARIDA PIRES LEAL EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Silva Araújo, R. (IFMA) ; Neres Marques, G. (IFMA)

Resumo

O estágio em química, disciplina obrigatória da grade curricular do curso de Licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão é uma forma de complementar a aprendizagem dos futuros professores e possibilitar a aproximação destes das reais situações vivenciadas enquanto docente, sobretudo em escolas públicas Estaduais de São Luís do Maranhão. Dessa forma, o presente trabalho se propõe a relatar o II estágio supervisionado em química. O estágio teve como objetivo as atividades de observações do seguinte modo: Caracterização da escola; Condições estruturais e materiais; Condições Sócio- Ambientais; Pessoal; Aspectos Metodológicos; Serviços Educacionais e principalmente o Planejamento da escola observada.

Palavras chaves

Docente; aprendizado; Oportunidade

Introdução

Segundo Barreto (2006), o Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96) no qual, é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Sendo assim é possível identificar muitas oportunidades de melhorias no ensino de química e como consequência desenvolver métodos condizentes com a realidade cada aluno observado. Isso será importante sobretudo porque existe a pretensão de realização do último estágio da grade curricular na mesma escola. A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011). Dessa forma a experiência na sala de aula é de suma importância para futuros professores, pois permite identificar oportunidades afim de implementar melhorias no Ensino de química, quando da prática docente, sobretudo no ultimo estágio da grade curricular, que culminará com a regência em sala de aula.A instituição tem como gestor geral o professor Sandavid Castro Penha, como adjunto o professor Jorge César Silva Mendes. A Escola apresenta boas condições estruturais e materiais, a exemplo disso a grande maioria das salas são climatizadas. No entanto, em um dos aspectos observados um fato intrigante que chamou atenção foi o fato de serem disponibilizados todos os materiais didáticos necessários para a prática docente como por exemplo retroprojetores, mas não haver a utilização destes recursos.

Material e métodos

O presente trabalho teve como método o relato de experiência durante o estágio supervisionado em química sob supervisão da professora Anailde Costa que foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio regular e integral, avenida dos franceses, localizado na cidade de São luís do maranhão.

Resultado e discussão

As informações que subsidiam esta fase do Estágio foram colhidas na Escola estadual de ensino regular e integral, Margarida Pires Leal, localizada na avenida dos Franceses S/N, bairro Alemanha, em São Luís do Maranhão. A coleta de dados aconteceu através da observação de 20 (vinte) horas de aulas e 5 (Cinco) de observação das dependências da mesma, abrangendo o setor administrativo, e bem como de conversas informais dentro do espaço institucional. A instituição tem como gestor geral o professor Sandavid Castro Penha, como adjunto o professor Jorge César Silva Mendes. A Escola apresenta boas condições estruturais e materiais, com grande maioria das salas climatizadas, quadros e carteiras bem conservados. Possui um laboratório de Informática mas com base em conversas informais o mesmo não é utilizados pelos professores. Percebeu-se ainda que a escola não possui laboratório para aulas práticas de Ciências, sobretudo de química. Uma oportunidade intrigante que chamou atenção foi o fato de serem disponibilizados todos os materiais didáticos necessários para a prática docente como por exemplo retroprojetores, mas não haver a utilização destes recursos durante as regências. Em relação ao número de alunos matriculados temos: 630, sendo apenas 18 salas para a acomodação desse contingente. Com isso, notou-se a necessidade de uma melhor acomodação dos educandos uma vez que as salas de aula são pequenas. Já as condições socioambientais são satisfatórias pois há um bom relacionamento entre docentes, alunos e funcionários, as condições de salubridade são regulares, existe uma boa higiene e limpeza nas dependências. A escola possui bons aspectos pessoais, desde auxiliares administrativos à orientadores educacionais dando o suporte necessário a diretoria geral.

Conclusões

O estágio realizado foi de grande relevância enquanto licenciando, pois, além de conhecer de perto a realidade dessa escola pública de São Luís, pôde-se também identificar muitas oportunidades no ensino de química e ainda observar o comportamento de cada discente. Por conseguinte, tal aprendizado implicará positivamente quando da realização do último estágio, que será a fase de regência visto que o perfil de cada turma já foi levantado e pelo fato haver a pretensão de realizar o último estágio da grade curricular na mesma escola.

Agradecimentos

Meus agradecimentos ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-Campus de Monte de Castelo.

Referências

BARRETO, C. S. Relatório do Estágio Supervisionado I. Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Licenciatura em Matemática como parte da exigência da disciplina Estágio Supervisionado I. Vitória da Conquista – BA, 2006.

MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259. Acesso em: 03 jun. 2017.

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