DIFICULDADES ENCONTRADAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA PARTICULAR LOCALIZADA NA CIDADE DE BELÉM – PA.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Corrêa, C.N. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Sarah, A.T. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Ribeiro, F.V.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Santos, K.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, L.L.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Teixeira, L.R.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Lins, L.R.R.T. (INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ) ; Neves, P.A.P.F.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

É um desafio ensinar ciências naturais aos alunos do ensino fundamental, de modo em que compreendam os conteúdos propostos de forma significativa. O presente trabalho teve como objetivo investigar a importância das ferramentas metodológicas para os alunos do ensino fundamental de uma escola particular, localizada na cidade de Belém–PA. A pesquisa foi realizada com 45 alunos do 9° ano, utilizando um questionário como instrumento de coleta de dados, com perguntas objetivas e subjetivas. Através dos resultados obtidos, verificou-se que a maioria dos alunos não gosta da disciplina de ciências, principalmente pelo fato do docente não relacionar os conteúdos abordados com seu dia a dia.

Palavras chaves

Ensino Fundamental; Ciências Naturais; Metodologias de Ensino.

Introdução

Sabe-se que é imprescindível o uso das Ciências Naturais na formação do discente, pois através desta disciplina é possível formar valores éticos, sociais e ambientais. Santos; Bispo; Omena (2005), afirmam que essa constatação, aliada às exigências da sociedade contemporânea em relação ao desenvolvimento da ciência, seus resultados e suas aplicações tecnológicas, remete à necessidade de um ensino de Ciências Naturais voltado para o exercício do senso crítico, visando ao desenvolvimento de uma percepção aguçada a respeito dos impactos sociais, culturais e ambientais, decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos. Desta forma investigações sobre o processo ensino aprendizagem das Ciências Naturais são necessárias, pois através destes estudos é possível identificar as dificuldades enfrentadas por professores e alunos. As metodologias de ensino adotadas para o ensino de ciências naturais podem ser adaptadas a realidade dos alunos, de tal forma que as disciplinas sejam trabalhadas de maneira ampla dando ênfase na construção do conhecimento ao longo das aulas (CAPISTRANO et al., 2012). Salienta-se que as metodologias adotadas pelo professor em sala de aula irão intermediar os conhecimentos do educando, visto que é tarefa principal do professor sistematizar os conteúdos e procedimentos. De acordo com Lima; Leite (2012), o professor precisa estar preparado para dominar os conteúdos a serem trabalhados com seus alunos e, consequentemente, exercer sua ação docente com competência e habilidade. Desta maneira o presente trabalho teve como objetivo investigar a importância das ferramentas metodológicas para os alunos do 9º ano de uma escola particular, localizada na cidade de Belém–PA.

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado com 45 alunos do 9º ano de uma escola particular localizada na cidade de Belém-PA. Para coleta de dados foi utilizado um questionário contendo questões objetivas e discursivas, as quais tinham como objetivo compreender a visão dos alunos sobre a importância das metodologias no processo ensino aprendizagem da disciplina de ciências naturais. Após obtenção dados, os mesmos foram tabulados através do programa Microsoft Excel 2010.

Resultado e discussão

A partir dos dados obtidos, constatou-se que 74,0% dos alunos não gostam da disciplina de ciências e 26,0% afirmaram que gostam da disciplina. Este resultado pode estar relacionado ao fato da maioria das aulas serem desenvolvidas de maneira desvinculada da realidade de vida dos alunos. De acordo com Libâneo (2003), o ensino, mais do que promover a acumulação de conhecimentos, cria modos e condições de ajudar os alunos a se colocarem ante a realidade para pensá-la e nela atuar. Quando questionados sobre os fatores que levam a não gostarem da disciplina, constatou-se que 63,0% afirmaram que a disciplina é de difícil compreensão, 26,0% citaram os métodos de ensino utilizado pelo professor e 11,0% citaram outros fatores como cálculos matemáticos para resolução de problemas e o distanciamento das disciplinas com o cotidiano. Desta forma verifica-se que o emprego de metodologias tradicionais, pautadas na resolução de exercícios e memorização de conceitos e equações dificulta o processo ensino aprendizagem da disciplina. Segundo Rodrigues et al. (2011), o aluno reage somente em resposta a alguma pergunta do professor. Por fim, ao serem questionados sobre como poderia ser melhorado a qualidade do ensino de ciências na escola, 96,0% afirmaram que a mudança de metodologia durante as aulas contribuíram para aumentar a qualidade das aulas de ciências. Segundo Perrenoud (2000), escolher e modular as atividades de aprendizagem é uma competência profissional essencial, logo é fundamental que o professor seja criativo, dinâmico e acima de tudo nunca desista de seus alunos, priorizando sempre a aprendizagem apesar das dificuldades que serão enfrentadas ao longo do processo de ensino aprendizagem.

Conclusões

A partir dos resultados obtidos, constatou-se que a maioria dos alunos não gosta da disciplina de ciências naturais, principalmente pelo fato do docente não relacionar os conteúdos abordados com seu dia a dia, esse ponto interfere na interpretação e compreensão dos significados dos conceitos e fórmulas estudadas na disciplina. Outro aspecto que está relacionado com o fato dos alunos não gostarem da disciplina é a metodologia adotada pelo educador, o qual geralmente utiliza uma metodologia tradicional pautada na resolução de exercícios e memorização de conceitos.

Agradecimentos

Referências

CAPISTRANO, K. S.; AQUINO, L. R. C.; MACEDO, A. A. M.; MARCEDO, L. N. Importância do uso das metodologias modernas para auxiliar o processo ensino-aprendizagem da disciplina de química. Palmas 2012.
LIBÂNEO, J. C. “Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e atitudes docentes” Cortez, São Paulo, 2003.
PERRNOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto alegre: Artmed, 2000.
RODRIGUES L. P. et. al. O tradicional e o moderno quanto a didática no ensino superior. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.4, n.3, Pub.5, Julho 2011.
SILVA, S. F.; NUNEZ, I. B. O ensino por problemas e trabalho experimental dos estudantes – Reflexões teórico-metodológicas, Quim. nova, 25 (2002) 1197-1203.
SANTOS, P. O.; BISPO, J. S.; OMENA, M. R. A. O ensino de ciências naturais e cidadania sob a ótica de professores inseridos no programa de aceleração de aprendizagem da eja - educação de jovens e adultos. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 411-426, Sergipe. 2005.

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