PÓS-GRADUAÇÃO, FONTE DE MATÉRIA PRIMA PARA O ENSINO.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Magalhães, A.C. (PPGECM (PROFISSIONAL) /DQAFQ-UFC) ; Benjamim, G.O. (PPGECM (PROFISSIONAL)-UFC) ; Lima, M.B. (PPGECM (PROFISSIONAL)-UFC) ; Silva, Z.C. (PPGECM (PROFISSIONAL)-UFC) ; Sousa, H.R. (PPGECM (PROFISSIONAL)-UFC) ; Carneiro, R.M.A. (PPGECM (PROFISSIONAL)-UFC) ; Almeida, M.M.B. (PPGECM (PROFISSIONAL)/DQAFQ-UFC) ; Fernandes, M.F.L. (DQAFQ-UFC)

Resumo

A fonte de matéria-prima para as instituições de ensino é a pós-graduação. Esta matéria-prima bem trabalhada implica em profissionais bem formados. A apresentação, discussão, auto avaliação e troca de experiências é um mecanismo de resposta à metodologia didática empregada. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta dos alunos da disciplina de Química I no curso de pós-graduação em ensino de ciências e matemática (mestrado profissional) - ENCIMA da UFC, em relação à metodologia empregada e avaliação. Verificou-se que a metodologia utilizada foi satisfatória e que os alunos necessitam de revisão de práticas básicas tradicionais da graduação para que possam adapta-las e utiliza-las em seu ambiente profissional.

Palavras chaves

mestrado profissional; ensino; química

Introdução

A formação do aluno de licenciatura em química tem inicio no curso de graduação, este em média tem duração de quatro anos, UFC (2017a). A pós-graduação é o refino desta formação, tendo em média duração de dois anos, UFC (2017b), sendo uma fonte de matéria-prima para as instituições de ensino em todos os níveis. Esta matéria-prima bem trabalhada implica em profissionais bem formados e com visão crítica diferenciada daqueles que não tem esta formação. As abordagens feitas nos diferentes cursos variam em função de seus objetivos e de onde seu alunado está ou estará inserido profissionalmente. É uma oportunidade para que exercitem seus conhecimentos pregressos aliados as novas concepções de ensino. O treinamento destes perpassa pelo exercício continuo do magistério, utilizando seus conhecimentos adquiridos ao longo da vida profissional e abordando as novas concepções de ensino. O exercício da contextualização e estudo em sala de aula é fundamental para seu engrandecimento como ser e como profissional. A apresentação, discussão, auto avaliação e troca de experiências é um mecanismo de resposta à metodologia empregada em disciplina deste nível. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta dos alunos da disciplina de Química I, no curso de pós-graduação em ensino de ciências e matemática (mestrado profissional) - ENCIMA da UFC, em relação à metodologia empregada e avaliação, onde o aluno é participante ativo desta na disciplina.

Material e métodos

As investigações foram realizadas em uma turma de alunos do curso de pós-graduação em ensino de ciências e matemática (mestrado profissional) - ENCIMA da UFC, na disciplina de Química I no primeiro semestre do ano de 2017. A metodologia empregada na disciplina teve por base a verificação de carência em pontos didáticos e explanação destes pontos, discussão de artigos relacionados ao ensino de química, elaboração de resenhas, apresentação de seminários e aplicação de questionários durante a disciplina. Ao final de todas as apresentações, os próprios alunos atribuíam notas aos colegas, assim como faziam a auto avalição de sua apresentação. Foi aplicado também questionário com perguntas abertas. Após isso foram feitos levantamentos quantitativos e qualitativos para melhor interpretação e correlação dos resultados.

Resultado e discussão

Verificou-se que a média das notas dadas pelos alunos nos seminários foi 9,8 a qual não é muito diferente da média dada pelo professor da disciplina (9,5). A média da auto avaliação dos alunos foi 9,6. Estes resultados indicam que a capacidade de avaliação dos alunos na média está concordante com aquela dada pelo professor assim como também a auto avaliação. Auto avaliação de alunos foi investigada anteriormente (CARVALHO et al, 2005), neste trabalho verificou-se que a instauração de um processo de comparação implica na produção de conhecimento e no ganho de novos elementos para reflexão futura, com repercussões para uma maior autonomia. Qualitativamente avaliando as respostas dadas no questionário final verificou-se que 100% dos alunos acharam a metodologia satisfatória, porém sugeriram que houvesse experimentos de laboratório tradicionais também.

Conclusões

A metodologia empregada na disciplina de pós-graduação foi satisfatória. Aulas práticas convencionais são necessárias. Os alunos são carentes das práticas de graduação tradicionais como revisão. Considerando que o curso é direcionado para a área de ensino, a base da graduação na parte prática (experimentos) se faz necessária, para que possam aplicar e contextualizar determinados tópicos em suas aulas, uma vez que todos são professores da rede estadual de ensino. Após a metodologia aplicada os alunos tem maior bagagem didática embasada por estudos práticos direcionados ao fazer e ser professor.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao PPGECM (Profissional) – ENCIMA da UFC na disciplina de Química I, pelas informações obtidas.

Referências

CARVALHO, L. M. O.; MARTINEZ, C. L. P.; Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores, Ciência & Educação, vol.11, n.1, p. 133-144, 2005.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Ensino. Cursos de graduação. Disponível em: <http://www.ufc.br/ensino/cursos-de-graduacao/435-quimica-licenciatura-fortaleza>. Acesso em: 10 julho 2017a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Ensino. Cursos de pós-graduação. Disponível em: <http://www.ppgencima.ufc.br/public_html/>. Acesso em: 13 julho 2017b.

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