Arraiá da Interdisciplinaridade

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Cruz, R.P. (CTUR - UFRRJ) ; Mendonça, M.L.T.G. (IF-RJ) ; Arruda, J. (CTUR - UFRRJ) ; Sarmento, J.P. (UERJ) ; Lima, R.O.F. (CTUR - UFRRJ) ; Serrano, L.C.F. (CTUR - UFRRJ) ; Castro, E.N. (CTUR - UFRRJ) ; Silva, C.N. (CTUR - UFRRJ)

Resumo

O trabalho teve como objetivo realizar um evento (festa junina) de maneira interdisciplinar, para desenvolver a consciência crítica sobre o meio ambiente no Colégio Técnico da Universidade Federal do RJ. A interdisciplinaridade foi realizada entre as disciplinas de Química Ambiental e Gestão Ambiental, com os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente. As atividades realizadas para alcançar o objetivo foram: pesquisa bibliográfica sobre solos e contaminação, projeto das atividades a serem apresentadas na festa, planejamento de experimento de solos e infiltração da água, analise físico-química de solos, montagem da barraca e venda de produtos tipos de festa contextualizados dentro da temática. O trabalho gerou grande interesse e mobilização, despertando a conscientização sobre o tema.

Palavras chaves

interdisciplinaridade; sustentabilidade; conscientização

Introdução

A festa junina da instituição sempre foi um evento muito prestigiado pelos alunos, entretanto, devido a vários problemas disciplinares, ela foi abolida do calendário escolar. Isso gerou um problema, mas o evento foi retomado com uma proposta diferente, para ter uma maior participação do corpo docente, cada turma deveria escolher dois professores orientadores e estes deveriam ficar responsáveis pela barraca e também em abordar conteúdos interdisciplinares envolvendo suas disciplinas. Assim uma das turmas escolheu as disciplinas de Química Ambiental e Gestão Ambiental e a partir daí, surgiu a proposta deste trabalho. Trabalhos interdisciplinares envolvendo eventos, como este, tem sido descrito na literatura, como de Cruz et al (2017) que realizaram um trabalho com o objetivo de desenvolver a consciência crítica sobre a energia nuclear, elaborando uma da peça de teatro baseada no livro Vozes de Chernobyl e concluiu que o aproveitamento de datas comemorativas pode gerar grandes mobilizações e também melhora no desempenho nas disciplinas. Relatos de experiências interdisciplinares que alcançaram bons resultados também foram descritos por Cruz et al (2016), onde verificou-se que disciplinas consideradas difíceis pelos alunos (Química Ambiental e Microbiologia), alcançaram um melhor rendimento, depois da atividade interdisciplinar. O objetivo central do trabalho em questão foi despertar a consciência crítica sobre o meio ambiente e os específicos foram: para a disciplina de Química Ambiental, utilizar os conteúdos físico- químicos de análise de solos (pH, umidade, matéria orgânica, granulometria), equilíbrio químico, radioatividade e poluição; e para a disciplina de Gestão Ambiental, desenvolver os conteúdos de tipos de solo, retenção de água e manejos.

Material e métodos

Este trabalho foi desenvolvido com 32 alunos da turma da segunda série do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CTUR), que cursam apenas as disciplinas técnicas na instituição. O trabalho foi realizado em etapas, inicialmente o professor da disciplina de Gestão Ambiental abordou os conteúdos sobre manejo de solo, depois os alunos realizaram um levantamento bibliográfico sobre experimentos, com a temática de solos, sendo selecionados, e que, posteriormente, foram realizados na barraca na festa junina. A disciplina de Química Ambiental abordou os conteúdos sobre as características de solo realizando análises físico-químicas (umidade, pH, matéria orgânica, granulométrica), contaminação (radioativa), remediação de solo e equilíbrio. O experimento selecionado pelos alunos e testado em sala pelo professor da disciplina de Gestão Ambiental foi sobre o conceito da capacidade de infiltração e retenção de água em diferentes tipos de solo, que mostra a importância da concentração da matéria orgânica na retenção da água nos solos (YOSHIOKA e LIMA, 2004). Através dos conceitos adquiridos, os alunos elaboraram o cardápio dos produtos vendidos, que estavam vinculados aos conteúdos: coprólitos químicos-fezes endurecidas de minhoca (amendoim), sacolé atômico (vendidos pelos alunos com roupas e máscara de segurança) e pizza de lama (pizza de brigadeiro), entre outros e todos ficaram com o aspecto semelhante ao que foi nomeado. A tabela de preços foi elaborada com o conceito de pH, onde o alimento mais caro apresentava o pH mais baixo, correlacionando com a concentração de H3O+ e assim sucessivamente até o pH mais alto com o alimento mais barato indicando a menor acidez do meio, utilizando escalas de pH com indicadores diferentes.

Resultado e discussão

O experimento selecionado foi o mais adequado para ser executado na barraca da festa junina (figura 1A). Os alunos realizavam o experimento e explicavam os conceitos envolvidos para o público (alunos, familiares e servidores), premiando quem acertasse as questões elaboradas por eles, sobre o conceito de retenção de água em diferentes solos (figura 1B). Neste experimento os alunos puderam correlacionar a análise de determinação de matéria orgânica, realizada na disciplina de Química Ambiental, com a retenção de água em diferentes tipos de solos, abordados em Gestão Ambiental, mostrando como as disciplinas podem abordar conceitos distintos, mas apresentando interdisciplinaridade entre elas. Os alunos também explicaram para o público a relação inversa entre o preço e a escala de pH, se apropriando dos conceitos de acidez e basicidade, abordados na disciplina de Química Ambiental, o preço mais alto estava relacionado com a concentração maior de H3O+, para convencer o público, os alunos construíram escalas de pH utilizando vários indicadores diferentes (figura 2D e E). A venda do sacolé atômico (figura 2C) despertou no público um interesse sobre segurança relacionado a radioatividade em solo, onde muitas vezes o lixo radioativo é enterrado em contêiner nos solos. Com isso, o aluno para vender o sacolé atômico, além de trazer curiosidade ao público, também tinha que explicar conceitos relacionados a segurança sobre possíveis acidentes e consequentemente contaminação do solo, tentando dessa maneira conscientizar sobre os riscos do lixo radioativo. Esta barraca ganhou o terceiro lugar de premiação entre todas as barracas da festa, mostrando o envolvimento destes alunos, que por cursarem apenas as disciplinas técnicas na instituição, geralmente, não se engajam nas atividades.

Figura 1

A - Exposição e explicação da retenção de água, B - Experimento de solo.

Figura 2

C - venda do sacolé atômico, D e E - escalas de pH utilizando vários indicadores diferentes.

Conclusões

Associar trabalhos interdisciplinares em um evento, mostrou ser uma excelente ferramenta para a apropriação dos conteúdos e disseminação dos conceitos aprendidos pelos alunos. Este trabalho trouxe uma união de conhecimentos, oportunizando aos alunos e também aos professores a terem uma visão mais abrangente dos conceitos. Concluiu-se que os objetivos traçados nesse trabalho foram alcançados, porque gerou uma grande mobilização e interesse nos alunos criando consciência crítica sobre o meio ambiente.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao CNPq e ao CTUR pela infraestrutura e apoio financeiro do sistema de estágio e bolsas.

Referências

CRUZ, R .P.; MENDONÇA, M. L. T. G.; PINHEIRO, A.R.; CORREA, A.D.; COSTA, J. C.F.; SILVEIRA JUNIOR, R.D. Abordando um dos maiores acidentes nucleares da história através da interdisciplinaridade. Revista Soldebras. Vol.12, n.134, p. 48-53, 2017.
CRUZ, R. P.; MENDONÇA M. L. T. G.; RODRIGUES, L. G. S. M.; SILVA, I. O.; SANTOS, E. S. Atividade interdisciplinar entres as disciplinas de Química Ambiental e a Microbiologia: Relato de uma experiência. In: XVª ENCONTRO REGIONAL RIO DE JANEIRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 15., 2016, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2016.
YOSHIOKA, M.H., LIMA, M.R. Experimentoteca de solos: infiltração e retenção da água no solo. Arquivos da APADEC, Maringá. Vol. 8, n. 1, p. 63-66, 2004.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul