TREINAMENTO DISCENTE, UMA MOTIVAÇÃO NO INICIO DO CURSO.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Magalhães, A.C. (DQAFQ-UFC) ; Pereira, L.S. (DQAFQ-UFC) ; Almeida, M.M.B. (DQAFQ-UFC) ; Fernandes, M.F.L. (DQAFQ-UFC)

Resumo

A formação discente nada mais é do que o treinamento do aluno para sua vida profissional. Uma vez escolhido o curso e após seu ingresso, o aluno se depara com um novo mundo que nem sempre corresponde as suas expectativas. A correspondência a estas expectativas ocorrem normalmente no primeiro semestre dos cursos e estas são definidas através de sua interação com as disciplinas a que são submetidos. O despertar pela paixão ao curso perpassa muitas vezes pela sua valorização como ser capaz de superar estes obstáculos. O trabalho em grupo facilita esta superação. Este trabalho teve por objetivo verificar a resposta destes alunos, em relação à formatação empregada em 2017.1 na disciplina Introdução ao curso de bacharelado em química.

Palavras chaves

Bacharelado em química; treinamento; motivação

Introdução

A escolha de um curso de graduação é aparentemente uma escolha fácil, testes vocacionais e eventos como a feira de profissões podem auxiliar nesta etapa (UFC, 2017). Uma vez escolhido o curso e após seu ingresso, o aluno se depara com um novo mundo que nem sempre corresponde as suas expectativas. A correspondência a estas expectativas ocorrem normalmente no primeiro semestre dos cursos e estas são definidas através de sua interação com as disciplinas a que são submetidos. Muitas vezes a formatação utilizada e a não valorização e treinamento do aluno em atividades aparentemente simples são um enorme obstáculo implicando muitas vezes em mudança de curso ou mesmo abandono (SILVA et al, 2016). O despertar pela paixão ao curso perpassa muitas vezes pela sua valorização como ser capaz de superar estes obstáculos. O trabalho em grupo facilita esta superação, colocando o aluno em um ambiente menos traumático de forma a proporcionar seu engrandecimento e adequação ao curso em si, promovendo sua continuidade e conclusão. Este trabalho teve por objetivo verificar a resposta destes alunos, em relação à formatação empregada em 2017.1 na disciplina Introdução ao curso de bacharelado em química.

Material e métodos

As investigações foram realizadas em turma de alunos ingressantes (1º semestre) em 2017.1, na disciplina Introdução ao curso de bacharelado em química. Estes alunos foram divididos em grupos com o intuito de apresentarem cada um, seminário com temas específicos e contextualizados. O treinamento ocorreu em reunião extraclasse com o auxilio de bolsistas do PET-Química da UFC e professor da disciplina. Foram apresentados 10 seminários de temas diversos relacionados com a química. Ao final de todas as apresentações, foi aplicado questionário com perguntas abertas e fechadas. Após isso foram feitos levantamentos quantitativos e qualitativos, elaborando-se gráficos para melhor interpretação e correlação dos resultados.

Resultado e discussão

Verificou-se que 78,4% dos alunos se sentem mais capacitados do que antes de suas apresentações (Gráfico 1) e que 70,3% se sentem mais motivados para continuação do curso (Gráfico 2). Isto demonstra que a metodologia empregada na disciplina foi satisfatória, pois grande parte dos alunos se sentiu mais seguro e decidido à continuação do curso. Verificou-se que ainda no ensino médio (DA SILVA, 2013), o aprender implica em cultivar todas as potencialidades de cada pessoa e isto é conseguido com a construção e aprendizado do assunto pretendido. A relevância dos seminários foi considerada por 94,6% dos alunos e 64,9% achou que a disciplina atendeu as suas expectativas. Uma parte muito pequena (5,4%) informou que pretendem mudar de curso (Gráfico 2). Um dos itens para grande taxa de evasão nos cursos de licenciatura/bacharelado são reprovações em disciplinas de química (MACHADO et al, 2015), a metodologia utilizada nesta disciplina demonstrou que a evasão pode ser diminuída.

Gráfico 1 – Respostas da pergunta 1

Respostas da pergunta 1 “Em relação à realização e apresentação de seu seminário”, em (%) de respostas.

Gráfico 2 – Respostas da pergunta 2

Respostas da pergunta 2 “Com as informações obtidas nesta disciplina você se sente:”, em (%) de respostas.

Conclusões

A formatação empregada na disciplina foi satisfatória. A valorização do aluno aliada ao treinamento empregado contribuiu para uma formação sólida e com perspectivas de continuação no curso. A diminuição da evasão é esperada nos próximos semestres, fato corroborado pelos dados obtidos.

Agradecimentos

Os autores agradecem a UFC pelas informações obtidas.

Referências

DA SILVA, S. G. As principais dificuldades na aprendizagem de química na visão dos Alunos do ensino médio. In: IX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFRN (IX CONGIC), 2013, Currais Novos. Anais... Currais Novos: IFRN, 2013. p. 1612-1616.

MACHADO, R. C.; CAVALCANTI, E. L. D. Dificuldades de aprendizagem versus desempenho acadêmico dos estudantes do curso de química: relatos possíveis. Revista debates em ensino de química, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 48-61, out. 2015.

SILVA, C. S. F.; CARVALHO, I. M. V.; DOURADO, G. L.; SANTOS, F. R. B.; RODRIGUES, R. N.; ALMEIDA, M. M. B. Estudo das causas e índices de evasão no curso de bacharelado em química da UFC. In: ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DA UFC, 1.; 2016, Fortaleza. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/15149>. Acesso em: 30 jun. 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Pró-reitoria de graduação. Feira das profissões. Disponível em: <http://www.prograd.ufc.br/eventos/256-feira-das-profissoes>. Acesso em: 30 junho 2017.

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