O método do arco da problematização na coleta de dados em pesquisa do ensino de química, relatando a experiência com a temática do Biodigestor

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Emylli da Silva Nascimento, A. (UFAC) ; Eduardo Garção de Carvalho, C. (UFAC) ; Ricardo de Souza Araújo, J. (UFAC) ; Junior Machado, L. (IFAM) ; da Silva Nascimento, S. (UFAC) ; Caioca Fernandes, C. (UFAC) ; Mendes Ferraz de Pinho, U. (IFAC) ; Simões Cadaxo Sobrinho, E. (UFAC) ; Galeno Cunha de Oliveira, B. (UFAC) ; de Freitas Ribeiro, C. (UFAC)

Resumo

O presente estudo aborda o biodigestor como tema para o processo de ensino aprendizagem com base na metodologia da problematização com o arco de Marguerez. Durante a pesquisa foi desenvolvida uma atividade com alunos do ensino médio, na qual os docentes foram estimulados a refletirem de forma crítica sobre alguns problemas ambientais atuais, dentre os quais, podemos citar: a identificação dos pontos- chaves para solucionar problemas, trabalhar a teorização, buscar hipóteses de solução, aplicar o tema biodigestor à realidade. Através de questionário foi avaliada a experiência de aplicação do método de construção do saber. Os resultados obtidos permitiram concluir que foi atingido um processo de aprendizagem coletivo na busca de novos conhecimentos sólidos através da avaliação da metodologia.

Palavras chaves

Biodigestor; Problematização; Arco de Marguerez

Introdução

Cada dia que passa mais pessoas compreendem a necessidade de formas de metodologia de ensino que estimulem os educandos a refletirem sobre a sua realidade, visando melhorar a suas relações com o meio em que vivem, considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais. De acordo com Freire (1979), “quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre os desafios encontrados e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e com o seu trabalho pode criar um novo mundo”. O ensino de Química visa a conscientização e a formação de cidadãos atuantes, e é mediador para a percepção dos alunos na comunidade em que estão envolvidos, permitindo identificar problemas a fim de se chegar às soluções. Ao utilizar o Biodigestor como uma abordagem temática no ensino de Química tem-se a possibilidade de associar conceitos de estado da matéria, massa, gases, pressão dos gases, volume, densidade e reações químicas a processos ligados ao meio ambiente, além de um maior desenvolvimento do aluno como cidadão através da contextualização de conceitos ao seu dia-a-dia. Na escolha do tema, optou-se pelo biodigestor como fonte alternativa de energia, justificando-se pelo fato a facilidade de obtenção de esterco bovino como matéria-prima, visto que o estado do Acre possui a pecuária como umas das atividades econômicas, contribuindo para que os alunos reflitam sobre questões ambientais de maneira critica e atuante, e pela produção de biofertilizante e biogás como um subproduto além da obtenção de energia.

Material e métodos

As aulas foram realizadas com 38 educandos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarder Saraiva Machado, no município de Porto Acre/Ac, em uma turma de 2° ano do ensino médio. As atividades foram desenvolvidas em 5 horas/aulas, utilizando o método do Arco e as cinco etapas. Na primeira etapa “observação da realidade”, os alunos foram estimulados a expressarem a sua impressão sobre determinada realidade, apresentando aos educandos fotografias e slides que mostram os efeitos da poluição. Na etapa “pontos-chaves”, os alunos buscam a causa dos problemas, ou seja, as variáveis que se modificadas poderiam resultar na solução do problema, os educandos foram estimulados a apresentarem suas observações e ideias, visando identificar os pontos chaves do problema apresentado. Na terceira etapa “teorização”, os alunos se aprofundaram sobre os conhecimentos relacionados ao tema. Para tanto, foram apresentados endereços eletrônicas onde continham literaturas sobre o tema. Na etapa de “Hipóteses de Solução”, o biodigestor foi tratado como tema gerador, visto que é uma forma alternativa e menos poluente de energia, possuindo como subproduto o biofertilizante e o biogás. Na etapa “Aplicação à realidade”, foi apresentado um vídeo de um acriano que construiu biodigestor artesanal. Após a observação do vídeo foram ministrados os conteúdos: estado da matéria, massa, gases, pressão dos gases, volume, densidade e reações químicas, de forma contextualizada abordando conhecimentos químicos, para que os educandos fizessem um intercambio entre conhecimentos científicos e a realidade. Como forma de avaliação da metodologia proposta neste estudo, foram aplicados dois questionários aos alunos com questões objetivas.

Resultado e discussão

Na etapa Observação da realidade todos os alunos participaram de forma ativa e contaram casos que conheciam sobre os efeitos da poluição gerada pelo uso de combustíveis de petróleo, sendo um momento de reflexão. Na etapa Pontos-chaves os alunos buscaram as variáveis que se modificadas poderiam resultar na solução do problema, cada aluno expôs a sua opinião e, por se tratar de uma sala heterogênea, cada um abordava o assunto com uma visão diferenciada. Na etapa Teorização foram apresentados os endereços eletrônicos onde continham literaturas sobre o tema, sendo observado o estímulo dos alunos, o que despertou o interesse em fazerem pesquisas na internet, sobre os temas: gás de cozinha, fertilizantes e biodigestor. Na etapa Hipóteses de Solução a atividade foi realizada em grupos, onde os alunos discutiram e apresentaram o Biodigestor como tema gerador, podendo ser classificado como produtor de energia, gás e biofertilizante. Na etapa aplicação à realidade após o vídeo observou-se a curiosidade em toda a turma e a facilidade da compreensão das etapas do processo de ensino aprendizagem dos conteúdos. A partir da avaliação através do questionário, 100% dos alunos acertaram as questões relacionadas ao conteúdo de estado da matéria e massa, 78,94% acertaram as questões relacionadas à gases, pressão dos gases, volume, densidade e 73,68% acertaram as questões relacionadas a reações químicas. Após análise do questionário sobre a vivência do formato de aula com metodologia baseada em situação problema, 90% responderam nunca terem presenciado aulas com este tipo de formato, 2% responderam que sim. Quando os alunos foram questionados se o formato de aula problematizadora havia facilitado sua aprendizagem, obtivemos como respostas: 96% sim.

Avaliação dos conteúdos apresentados

Conforme imagem 1, pode ser notado que temas geradores se configuram como ferramenta importante no ensino.

Alunos respondendo os questionários

imagem 2: mostra o momento que os alunos respondiam aos questionários.

Conclusões

Pode-se perceber e retratar a importância da metodologia da problematização e seu efetivo potencial pedagógico ao ser realizada por meio das cinco etapas do Arco de Marguerez. Por todo o estudo realizado, pela analise das etapas da metodologia foi possível extrair confirmações de que existem vários saberes envolvidos nesse processo e que dão suporte aos professores e participantes que dela se utilizam.

Agradecimentos

Referências

FREIRE, P. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1979.



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