AULAS EXPERIMENTAIS: UMA ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Aguiar, D.S. (FAMETRO) ; Silva, E.C.C. (FAMETRO)

Resumo

O ensino de química, no ensino médio, ainda é visto com aversão por parte dos alunos. Além dos cálculos, a falta da aprendizagem dos conteúdos ministrados em sala de aula são alcançam o olhar do aluno entre teoria e prática, tornando a aprendizagem mais difícil, e mesmo com toda a informação a disposição do estudante, eles ainda sentem a dificuldade de associar a química com o que temos em nosso redor. Desta forma, esse trabalho visa uma complementação no ensino-aprendizagem com o auxilio de experiências usando materiais alternativos, no intuito de proporcionar ao aluno aulas mais agradáveis e participativas, além de relacionar os assuntos da disciplina de Química com as praticas experimentais.

Palavras chaves

Ensino Química; Experimentação; Material alternativo

Introdução

O processo de ensino e aprendizagem em química é de suma importância e responsabilidade do professor. Nesse sentido, o aluno necessita de uma formação sólida, que lhe dê condições de compreender os fenômenos ao seu redor e tenha como solucionar problemas do seu cotidiano. Por isso, experimentos no laboratório provêm oportunidades para o desenvolvimento de trabalhos em grupo, aprendizado por intermédio do questionamento do mundo ao redor, sendo os primeiros contatos com os equipamentos laboratoriais e tecnológicos (LUCAS, 2013). No ensino de quimica, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação. A experimentação se explica por diversos motivos interligados à estrutura da ciência, à Psicopedagogia, à Didática específica, à reformulação conceitual entre outros, sendo considerada ferramenta para o ensino e aprendizagem de Química (SCHWAHN & OAIGEN, 2009). No ensino de Química, atividade experimentação deve somar para o entendimento e compreensão dos conceitos químicos, podendo dividir em duas atividades: sendo a teoria e a prática, uma vez que esse conjunto esteja interligado com materiais do cotidiano do aluno e lhe proporcione conhecimento dos conceitos químicos ao seu redor (CASTRO, 2012). Visando contribuir com o ensino de Química, esse trabalho propõe desenvolver uma proposta por meio da experimentação para facilitar o ensino de Química aos alunos do Ensino Médio, propagando de forma abrangente e prazerosa a ação da Química dentro do cotidiano dos alunos, de modo a despertar a curiosidade dos mesmos para a formulação de conceitos e soluções de problemas encontrados no seu dia a dia.

Material e métodos

O projeto foi realizado na Escola Estadual Sólon de Lucena, localizada na Cidade de Manaus, com duas turmas do segundo ano do ensino médio, foi realizada com 64 alunos do 2o ano, sendo 34 alunos de uma turma A e 30 alunos do segundo ano B. A metodologia abordada neste trabalho consistiu em uma analise por meio de experimentos com materiais do cotidiano, do conhecimento dos alunos frente ao ensino aprendizagem da teoria com a prática, as atividades foram divididas em duas etapas, sendo a primeira etapa em uma observação na sala de aula para verificar qual experimento era necessário utilizar como suporte para melhorar as aulas ministradas naquela instituição pelo professor vigente, após a identificação de problemas na assimilação de conteúdos por parte dos alunos, foi verificado as possíveis formas de melhorias. Assim foram escolhidos os experimentos como base para ajudar a compreensão dos alunos perante os assuntos mais complexos estudados em sala. Na segunda etapa foram utilizados experimentos como ferramenta para uma melhor assimilação do conteúdo, obedecendo a seguinte ordem: Apresentação de uma aula demonstrativa para os alunos de 2º ano, em ambas as turmas o trabalho seguiu o mesmo modelo, uma aula seguida de um experimento. Essas aulas eram realizadas de acordo com o conteúdo que estava sendo ministradas pelo professor, aulas expositivas tradicionais com o auxilio de quadro e pincel, seguida de um questionário que foi utilizado como ferramenta para verificar a visão dos alunos sobre a disciplina de Química, composto por três questões de múltipla escolha sobre a metodologia.

Resultado e discussão

Por meio dos gráficos ilustrados abaixo, pode-se observar que os alunos sentem a necessidade de terem mais aulas com praticas experimentais e que os mesmos conseguem compreender melhor o conteúdo com essas aulas dinamizadas. Também foi possível perceber que metodologias como esta vêm conquistando cada vez mais os estudantes, tornando aulas mais agradáveis, participativas e produtivas, como fala Silva (2011), a lousa continua sendo o recurso mais utilizado nas escolas e sabe-se que aulas com apenas este recurso tornam mais difícil a compreensão dos assuntos ministrados em sala de aula. E de acordo com a LDB (lei das diretrizes e bases da educação) o papel do professor é despertar o interesse e a curiosidade em seus alunos, buscando sempre uma didática facilitadora do ensino-aprendizagem e a metodologia de praticas experimentais realizada na escola Sólon de Lucena foi de extrema importância para a agregação de conhecimentos dos alunos e também contribuiu bastante para que o professor vigente da disciplina de Química pudesse melhorar a sua didatica com os discentes em suas aulas.

Figura 01

QUESTIONÁRIO PÓS EXPERIMENTO

FIGURA 01

QUESTIONÁRIO SONDAGEM

Conclusões

É por meio da experimentação que o ensino de química potencializa maior compreensão de conceitos químicos e clareza na distinção de teoria e prática. A utilização de experimentos estimulou o interesse ao aprendizado, fazendo com que os alunos comecem a explorar a parte emocional e racional, além de contextualizar os conteúdos, entretanto quando esse recurso é utilizado de forma inadequada não tem aproveitamento nenhum no processo de ensino. Dessa forma, por meio da experimentação, grande parte dos alunos se sentiu motivado a estudar.

Agradecimentos

Faculdade Metropolitana de Manaus, Curso de Licenciatura em Química, Escola Estadual Sólon de Lucena.

Referências

CASTRO, CAMILA LIMA & ARAÚJO, SANDRA CRISTINA MARQUEZ. UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS A PARTIR DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI). Salvador, BA, Brasil – 2012.
LUCAS, M.; CHIARELLO, L. M.; SILVA, A. R.; BARCELLOS, I. O. . INDICADOR NATURAL COMO MATERIAL INSTITUCIONAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 7, p. 86-96, 2013.
SCHWAHN, M. C. A. E OAIGEN, E. R.; OBJETIVOS PARA O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: A VISÃO DE UM GRUPO DE LICENCIANDOS. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009.
SILVA, A. M. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente. RQI. 2º trimestre 2011.

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