ENTRE JOGOS E EXPERIMENTOS: A APRENDIZAGEM DA QUÍMICA ACONTECE

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Pereira Alves, M. (IFTO) ; Pereira Alexandre, G. (IFTO)

Resumo

O trabalho apresenta um resumo das atividades desenvolvidas na escola Estadual Idalina de Paula de Paraíso do Tocantins-TO, em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID. Com objetivo de apresentar as atividades realizadas para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem na educação básica. A experiência foi realizada por treze bolsistas durante o ano de 2012 a 2016, as atividades de intervenção eram desenvolvidas em uma das três turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, na escola parceira. Os resultados foram favoráveis no processo educativo da escola e concluiu-se que o PIBID tem contribuído de forma positiva tanto para a escola conveniada como para a formação dos bolsistas futuros profissionais da educação.

Palavras chaves

Pibid; Reforço escolar; Aprendizagem

Introdução

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As ações desenvolvidas têm o objetivo de incentivar a carreira do magistério na formação de docentes em nível superior para a educação básica. No Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia (IFTO), campus Paraíso do Tocantins, o PIBID começou a ser implantado no ano de 2013 e está presente no curso de Licenciatura em Química, tendo como escola parceira o Colégio Estadual Idalina de Paula, localizado na cidade de Paraíso do Tocantins-TO. Os bolsistas (ID) têm desenvolvido trabalhos que complementem a formação inicial de professores e que promovam formação continuada, buscando resultados positivos no aprendizado dos alunos na educação básica da rede estadual de ensino. O programa é composto por uma Coordenadora e uma supervisora licenciada em ciências da natureza com habilitação em Química e treze bolsistas ID, que são acadêmicos do referido curso. Durante a atuação na escola foram detectados problemas na aprendizagem, relacionados às dificuldades de leitura e interpretação de texto, que, consequentemente, acarretam prejuízos na assimilação dos conteúdos nas diversas áreas do conhecimento, motivos pelos quais impulsionou-nos a desenvolver metodologias que contribuíssem para amenizar a situação. Pontuschka et al. (2009, p.101) esclarece que: “[...] o trabalho do professor na escola básica envolve atividades que vão desde a preparação de um programa de curso e o planejamento de aulas até a participação na produção e na execução de projeto pedagógico institucional, além de projetos didático-pedagógicos que impliquem uma atividade investigativa”. Este, trabalho, envolve a elaboração de diagnósticos, caracterização de situação-problema, levantamento bibliográfico, etc. As atividades na escola parceira se desenvolveram nos turnos matutino e vespertino, nos cinco dias da semana, para estudos teóricos, exposições das experiências, planejamentos de atividades do projeto. Ocorriam reuniões semanais que eram realizadas na escola parceira, com duração de quatro horas.

Material e métodos

Os bolsistas IDs desenvolveram atividades de intervenção em uma turma de 1º, 2º ou 3º séries do ensino médio, revendo conteúdos da aula anterior com uso do lúdico, desenvolvidos pelos bolsistas ID, aplicando exercícios contextualizados elaborados pelos acadêmicos e dispostos no banco de questões chamado de Quimicoteca. Com estas aulas de reforço obteve-se um notável avanço na aprendizagem dos alunos. Essas aulas, que foram ministradas de forma mais dinâmica e lúdica frente à aula tradicional, que apenas utilizou o livro didático e a quadro branco como ferramentas didáticas. Os jogos desenvolveram, além do raciocínio, a percepção de regras e conhecimentos químicos e os exercícios contextualizados trabalharam a leitura e a interpretação de texto, buscando palavras chave do conhecimento químico visualizado e compreendido durante o jogo. Para o bolsista ID, as experiências vivenciadas ao longo do tempo que esta sendo executado o PIBID/Química é muito rica, tanto na formação profissional, quanto na cidadania.

Resultado e discussão

Os resultados alcançados pelos alunos na escola parceira têm sido positivos. Após o termino do 1º semente, observou-se um aumento no aproveitamento nas aulas, com perguntas, nas turmas da segunda e terceira séries. Em relação a media de pontuação nas avaliações bimestrais, 83,3% dos alunos que frequentaram o reforço escolar obtiveram, no 1º bimestre, media acima de 6,0 pontos e no 2º bimestre, este percentual passou para 93.3%. Destaca-se que a presença dos bolsistas nas aulas de reforço escolar contribuiu de forma positiva para ambos os lados (bolsistas e alunos/escola). Os bolsistas passaram a se apropriar de saberes ligados à docência e puderam criar, atingindo a última etapa proposta pela taxonomia de Bloom (FERRAZ; BELHOT, 2010), permitindo aos mesmos propor modelos utilizando conhecimentos e habilidades adquiridos nas disciplinas da graduação, além da vivência de situações que os esperam quando forem atuar como profissionais. Do ponto de vista do aluno/escola, foi possível perceber uma melhoria nos índices internos da escola na segunda e terceira séries, em que houve um aumento considerável nas médias do 2º bimestre em relação ao 1º bimestre. Segundo a gestora da unidade escolar, a participação dos bolsistas do PIBID/Química no fazer diário da escola contribui de forma significativa para o processo ensino-aprendizagem, pois o contato dos acadêmicos com os alunos da educação básica estimula e desperta a vontade dos mesmos em progredir com seus estudos. Os alunos que foram contemplados com a presença e o suporte do bolsista ID tornaram-se estudantes mais interessados e comprometidos.

Conclusões

Conclui-se, portanto, que o PIBID/Química/IFTO trouxe benefício à escola parceira, com projetos de reforço escolar melhorando o nível de aprendizagem dos alunos. Aos bolsistas participantes, experiência para a futura docência na educação básica.

Agradecimentos

Agradeço a Escola Idalina de Paula o IFTO e o PIBID pelo apoio e a CAPES, pela concessão de bolsa.

Referências

FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti e BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais: Gest. Prod.- São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.

PONTUSCHKA, Nidia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei.
(Orgs). Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 101p.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID
<http://www.ufvjm.edu.br/prograd/pibid.html>.acesso em: 16 de jun. 2017.

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