Uma investigação sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs com professores de química de uma Escola Pública no município de Barcarena no Estado do Pará.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

da Silva Araújo, N. (UEPA) ; Freitas da Silva, C.P. (UEPA) ; Sales da Costa Oliveira, L. (UEPA) ; Pires dos Santos Nascimento, J. (UEPA) ; Pereira, T.B. (UFC)

Resumo

O uso de recursos tecnológicos no processo de aprendizagem é cada vez mais frequente em todo mundo, uma vez que possibilita a aquisição de novos saberes e conhecimentos seja por professores e/ou alunos. Este trabalho teve por objetivo investigar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs por professores de química no município de Barcarena no estado do Pará. Os resultados iniciais mostraram que ainda existem diversos docentes que não fazem uso de software educativos em suas aulas, isso não por falta de interesse, mas por falta de habilidades em manusear tais artefatos tecnológicos. Concluindo-se, de forma preliminar, que ações de formação docente nessa área ajudaria estes profissionais a entender melhor os benefícios desses recursos.

Palavras chaves

Ensino de Química; TICs; Software Educacional

Introdução

As tecnologias mudaram a maneira como lidamos com a informação, o conhecimento e o mundo (Castells, 2008). Na sociedade atual vivemos permeados por grandes avanços tecnológicos que ocasionaram inúmeras transformações na esfera política, econômica, social, científica, cultural e na educacional, isto é, com o advento tecnológico muito tem mudado no processo de ensino e aprendizagem (Valente 1997). A questão do uso de tecnologias em geral já é muito antiga, desde a pré-história como expõe Kenski (1997), a autora coloca que os primeiros registros do uso de tecnologias remontam a pré-história quando nossos ancestrais utilizaram galhos, pedras e ossos como ferramentas, dando-lhes múltiplas finalidades que garantissem a sobrevivência e uma melhor qualidade de vida. Atualmente esse uso vai além do armazenamento de memórias e dados com as tecnologias eletrônicas de comunicação e de informação, a sociedade atual adquiriu novas maneiras de viver, de trabalhar, de se organizar, de representar a realidade e de fazer educação (Kenski, 1997). No que concerne ao uso de recursos tecnológico no processo de aprendizagem este é cada vez mais frequente em todo mundo, existem muitos professores que estão aderindo ao uso desses recursos em suas aulas, pois acreditam que eles possibilitam a aquisição de novos saberes com mostra Melo e Melo (p. 54, 2005) “a apreensão de novos saberes através das novas tecnologias deve ser contemplada e a escola é o local por excelência da promoção dessas novas aprendizagens”. No entanto há professores que não fazem uso de tais recursos, muitas vezes por não saberem como utiliza-los.

Material e métodos

Inicialmente fez-se um mapeamento da única escola de ensino médio do município de Barcarena no Estado do Pará a Escola Estadual Palmira Gabriel. Esta etapa procurou responder questões como: Estrutura física da escola? Número de professores de Química? Se a escola possui sala de informática com acesso à internet? E como estavam acontecendo às aulas dos professores de química?. No segundo momento fez-se a aplicação de um questionário com perguntas fechadas organizado em 4 partes (1- Dados gerais, 2- utilização de recursos informativos, 3- utilização de software educativos para o ensino de química e 4- habilidades para o uso de software educativos), os quais continham perguntas como formação ao nível de graduação, anos de experiência em sala de aula como professor de química, número de escolas em que trabalha, se utiliza algum tipo de recurso áudio visual para dar aulas, se utiliza algum tipo de software educativo para ensinar química, dificuldade de acesso aos programas de computador (software), sobre o tempo para preparar aulas, selecionar os conteúdos de química que serão utilizados para escolha dos softwares educativos, manusear o programa computacional para ensinar, entre muitas outras questões definidas como importantes na investigação do uso das TICs no ensino de química neste município.

Resultado e discussão

A investigação realizada constatou que a escola possui laboratório de informática com acesso a internet. Quanto ao numero de professores de química na escola descobriu-se que são 2 professoras uma de 36 anos de idade e outra de 45 anos com 9 e 15 anos de experiência em sala de aula, respectivamente. De acordo com a análise dos questionários respondidos pelas duas professoras, constatou-se que ambas não fazem uso de qualquer recurso tecnológico em suas aulas. Ao perguntamos sobre a utilização de softwares educativos, em que deveriam marcar quais as causas para a NÃO utilização, notamos que ambas discordaram parcialmente de terem dificuldades de acesso ao computador. Foi perguntado também se o uso das TICs seria uma forma de incentivar os alunos, uma marcou que discordava completamente e a outra marcou que não concordava e nem discordava.Essas informações coadunam com Amaral et al (2015), quando diz que a mera existência de laboratório de informática nas escolas públicas não implica necessariamente seu uso potencial para o professor se aprimorar, aprender ou reformular suas aulas com o uso das TICs de forma criativa e lúdica. Ao final perguntamos sobre as habilidades para o uso dos softwares educativos, em que elas tinham que avaliar seus níveis de desenvolvimento para fazer uso dos softwares, e 95% das respostas foram idênticas, isto é, as duas afirmaram terem deficiência em pesquisar softwares na internet, manusear o programa e avaliar os resultados alcançados, entre outros. E ambas acharam necessário ter uma formação para desenvolverem essas e outras habilidades. Verificamos que a questão do despreparo dos professores para o uso das TICs no ensino de química vem se mostrando presente na literatura científica da área(Melo, 2005; Ferreira, 1998; Amaral et al, 2015).

Conclusões

Com base na análise dos questionários constatou-se que são muitos os empecilhos para o não uso de softwares educativos em sala de aula. Os resultados mostram que muitas vezes o problema é a falta de habilidade para manusear tais recursos tecnológicos. É evidente que atualmente existem muitos professores que possuem interesse e acham que as TICs ajudam a melhorar e motivar os alunos no processo de ensino e aprendizagem, no entanto, não sabem como utiliza-las em sua prática, daí suas aulas seguem o modelo tradicional de ensino, com uso apenas do quadro branco e do pincel como recurso educativo.

Agradecimentos

Referências

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede – A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, v.1. 2008.

FERREIRA, V. F. As tecnologias Interativas no Ensino. Química Nova. n 21. p.780-786. 1998.

KENSKI, V. M. Novas tecnologias. O redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. XX Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, setembro de 1997.
MELO, E. S. N.; MELO, J. R. F. Softwares De Simulação No Ensino De Química: Uma Representação Social Na Prática Docente. ETD - Educação temática Digital. Campinas, v.6, n.2, p.51-63, jun/2005.

VALENTE, J. A; ALMEIDA, F. J. Visão Analítica da Informática na Educação no Brasil: a questão da formação do professor. In: Revista Brasileira de Informática na Educação. Porto Alegre, v.01. 1997.

AMARAL ROSA, M. P., EICHLER, M. L. & CATELLI, F. (2015). “Quem me salva de ti?”: representações docentes sobre a tecnologia digital. Revista Ensaio, 17(1), 84-104.

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