ENSINO DA QUÍMICA AMBIENTAL PARA PRESERVAÇÃO DAS PRAIAS ALAGOANAS

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, J.V.I. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL, CAMPUS MACEIÓ) ; Silva, V.N.T. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL, CAMPUS MACEIÓ)

Resumo

O presente trabalho originou-se pela preocupação com a conscientização ambiental das praias alagoanas, visto que, há uma grande necessidade da população adquirir conhecimento e todo um conjunto de valores que proporcionem a preservação do ambiente. Utilizou-se um método de pesquisa descritiva e aplicação, onde na parte de pesquisa realizou-se todo estudo e planejamento dos locais e grupos sociais a serem alcançados. Já a parte de aplicação desenvolveu-se métodos que auxiliaram na saúde do meio ambiente, a partir de uma parceria com o Instituto do meio Ambiente – IMA. Com isso, o projeto evidenciou a importância da necessidade de investir numa mudança de comportamento e pensamento da população, a fim de produzir uma postura diferente diante dos problemas decorridos da indevida ação humana.

Palavras chaves

Química Ambiental; Praias Alagoanas; Preservação.

Introdução

O pensamento hegemônico de que a natureza é infinitamente pródiga de recursos materiais, com capacidade reparadora ilimitada, fez com que as sociedades humanas utilizassem e abandonassem o próprio habitat. Esse processo afetou profundamente a qualidade do ambiente e de vida de suas populações. O particular modo de apropriação e de dominação dos recursos naturais das sociedades industriais evidencia-se, hoje, nos conflitos ou problemas relacionais emergentes, comuns a toda a humanidade. (Leff, 1998). Como tal característica, um dos problemas que vem se evidenciando, cada vez mais, é a poluição das praias pela atividade humana, na zona costeira e continental. As indevidas ações do homem provocam a poluição destes ambientes, inviabilizando o seu uso e acarretando graves problemas ambientais. Com isso, a poluição das praias representa um dos principais problemas para a maior parte das costas em todo o mundo, podendo trazer graves consequências ambientais e econômicas (CORIOLANO 2001). Por isto, atualmente tem se uma grande necessidade de medidas que chamem a atenção para uma nova postura ética, caracterizada pela responsabilidade tanto entre as gerações quanto entre os membros da sociedade atual, como a conscientização através da educação ambiental (Suane, 2010). Assim, o projeto “Ensino da Química Ambiental para conservação das praias alagoanas” do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, em parceria o Instituto do Meio ambiente de Alagoas – IMA, buscou desenvolver medidas a fim de preservar as praias e seus respectivos ecossistemas das regiões litorâneas de alagoas. Visto que, a população possui uma carência de conscientização que preserve os ecossistemas presentes e não torne as praias um ambiente gravemente contaminado com substâncias químicas nocivas.

Material e métodos

Para o ensino da química ambiental nas praias alagoanas utilizou-se um método de pesquisa descritiva e aplicação, com o auxílio do PIBIC da Pró–Reitoria de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Campus Maceió, e do Instituto do Meio Ambiente - IMA, as quais forneceram os materiais, recursos e apoio para realização do projeto. A realização da pesquisa descritiva ocorreu com levantamento de dados coletados das principais praias alagoanas com elevado índice de poluição, preparo de questionários e a elaboração de métodos e materiais relacionados à química ambiental. É importante evidenciar que o preparo dos materiais ocorreu no “Laboratório Químico de Produção” pertencente ao Instituto Federal de Alagoas - IFAL, localizado no bloco de química, e as reuniões de planejamento para criação de métodos ocorreram no Instituto do meio Ambiente - IMA. Para a parte de aplicação do projeto foram montadas estruturas formadas por tendas acessíveis a comunidade das zonas litorâneas. Entre as principais realizações concluídas pelas tendas destacam-se as identificações das áreas não apropriadas para banho, ensino de produção de matérias biodegradáveis, reciclagem, descarte adequado de lixos, além de elaborar seminários expositivos e proporcionar aulas direcionadas a química ambiental. Os seminários tiverem como principal abordagem o descarte correto de lixo nas praias, tratamento do esgoto doméstico, técnicas de reciclagem de materiais como vidro, plástico e papel, exposição de plásticos e sabões biodegradáveis. Além disso, foi reunido um mutirão de voluntários para a coleta de lixo na areia das praias alagoanas com fornecimento de certificado de colaboração fornecido pelas presentes instituições promotoras.

Resultado e discussão

A pesquisa descritiva apresentou como resultado uma carência por métodos de preservação das praias por parte dos indivíduos, pois a partir das análises dos dados obtidos através dos questionários pode-se notar que somente 20,2% dos indivíduos entrevistados tinham conhecimento dos procedimentos de conservação, no entanto nenhum indivíduo demonstrou total desconhecimento da importância de utilizar métodos de preservação fornecidos através da química ambiental. Outro dado importante foi que 84,4% da população não tinham o conhecimento de algumas áreas já delegadas impróprias para o banho. A montagem de tendas como unidades de ensino da química ambiental apresentou-se um modo eficaz para alcançar a comunidade e os banhistas, visto que, foi possível estruturar um ambiente próximo às atividades humanas de principal poluição das praias, efetivando com êxito os seminários, a coleta de lixo, reciclagem, o ensino de métodos alternativos de preservação das praias, produção de materiais biodegradáveis (bioplástico e sabão) e dentre outros.

Conclusões

Após a análise dos resultados obtidos, constatou-se que o ensino da química ambiental contribuiu para que a comunidade torna-se motivada a adotarem metodologias que proporcionam a conservação das praias alagoanas. Além disso, com base nos procedimentos adotados de pesquisa descritiva e aplicação, pode-se concluir que os principais objetivos do projeto foram alcançados, visto que, a transmissão da educação ambiental proporcionou aos indivíduos um conhecimento do modo responsável de conservação das praias, sabendo exigir e respeitar os direitos próprios de toda comunidade.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Alagoas – IFAL, Campus Maceió e ao Instituto do meio Ambiente – IMA.

Referências

Leff E. La pedagogia del ambiente. In: Leff E, organizador. Educación en ambiente para el desarrollo sustentable. México: Ed. Escuela Pedagógica y Sindical Marina Vilte de CTERA; 1998.
CORIOLANO, L. N. M. T. Turismo e a degradação ambiental no litoral do Ceará. In: LEMOS, A. I. G. Turismo: impactos socioambientais.São Paulo:Hucitec,2001. p. 93-103.
Suane, T.; Raquel, R.; Fagner, A.; NÍVEL DE CONCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PRATA EM PALMAS–TO. Faculdade Católica, Palmas. Jun. 2010.

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