Utilização do laboratório no Ensino Médio noturno: uma visão através do PIBID

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Cavalcante de Oliveira, C. (UFAM) ; Guimarães Brandão, E. (UFAM) ; Dias de Lima, P. (UFAM) ; Vinicius Marinho de Araujo, T. (UFAM) ; Vieira Rosas, L. (UFAM)

Resumo

O presente trabalho aborda a utilização do laboratório a partir das observações realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), objetivando analisar o emprego desse setor pelos professores de Química do turno noturno da Escola Estadual Imaculada Conceição como agente facilitador do processo de ensino-aprendizagem. De tal forma que essas metodologias possam ser empregadas através da experimentação, testando aquilo que foi estudado em teoria, tornando o aluno um agente construtor de seu próprio conhecimento.

Palavras chaves

Laboratório; Química; Ensino-aprendizagem

Introdução

Segundo o PCN 2010 o ensino de Ciências apresenta dentre outras metodologias compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Química, Física, Biologia e Matemática na sociedade e a atividade de laboratório, assim como o uso da experimentação na forma de recurso didático. As aulas práticas são uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos, facilitando a aprendizagem. Os experimentos facilitam a compreensão da natureza da ciência e dos seus conceitos, auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas e no diagnóstico de concepções não científicas. Além disso, contribuem para despertar o interesse pela ciência. Os laboratórios proporcionam um ensino em que há observação, leitura de textos e roteiros, a constatação e a formulação de hipóteses para que sejam encontradas soluções para as experiências realizadas no mesmo, incentivando autonomia, trabalho em grupos dentre outros. A partir disto, o aluno pode adquirir várias habilidades e conhecimentos indispensáveis para sua formação intelectual (MACÊDO et al., 2012). Por esta razão, esta pesquisa se propõe analisar a utilização do laboratório de ciências pelos professores de Química do turno noturno da Escola Estadual Imaculada Conceição como agente facilitador do processo de ensino-aprendizagem, verificando a importância que os docentes lhe atribuem e identificando as condições de uso do mesmo.

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado no município de Benjamin Constant-AM, na Escola Estadual Imaculada Conceição, a respeito da utilização do laboratório de ciências e teve como público alvo dois professores de química do ensino médio. A partir de observações realizadas durante o período do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), pode-se constatar a não utilização do laboratório de ciências por parte dos professores de química do período noturno para o uso da experimentação como complemento didático de um conteúdo. Os dados da pesquisa foram obtidos através de entrevistas, na qual houve diálogo aberto de forma que os entrevistados ficaram livres para expressar os seus pontos de vista sobre determinados assuntos que estejam relacionados com o objeto de estudo. Os resultados das entrevistas serão expressos de forma descritiva por se tratar de um estudo de caso com apenas dois participantes, configurando uma análise qualitativa.

Resultado e discussão

A vivência de mais de 1 ano de PIBID pode proporcionar uma visão exclusiva da escola e principalmente da sala de aula, expondo os altos e baixos de professores e alunos. A partir desse entendimento, pode-se enfatizar a necessidade de novas metodologias de ensino na disciplina de Química, para que se tenha uma melhoria na relação ensino-aprendizagem. O professor “A” possui formação de Licenciatura em Ciências Naturais: Biologia, concluída em 2003 e Pós-graduação em Gestão Educacional. Leciona na área de Química pois não haviam professores suficientes. Segundo o professor “A”, o mesmo utiliza raramente o laboratório de ciências, pois há uma falta de pessoas no quadro escolar que deem assistência. Já o professor “B” tem formação em Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, concluída em 2012. E de acordo com ele, o laboratório de ciências da escola é raramente utilizado, pois os materiais necessários para realizar os experimentos tem que comprar com o próprio dinheiro, e dessa forma torna-se difícil tanto para ele quanto para os alunos. As práticas experimentais são importantes para a aprendizagem dos conteúdos teóricos, porém as escolas para realizarem as atividades dessa ciência em laboratório, geralmente exigem reagentes caros e de difícil acesso a professores e alunos, levando à diminuição de tais práticas e o distanciamento das mesmas em relação ao cotidiano (MARQUES et al, 2008). Assim, a prática docente é um dos fatores que influencia expressivamente na qualidade da educação, o professor muitas vezes percebe as dificuldades de aprendizagem de seus alunos, mas, devido ausência de recursos, deixa passar a oportunidade de contextualizar suas aulas, a qual seria de suma importância na formação do conhecimento de seus discentes.

Conclusões

Portanto, o PIBID proporciona aos acadêmicos conhecimento e oportunidade dentro da sala de aula ganhando experiências de como trabalhar o processo ensino-aprendizagem, dando oportunidade de pensar nesse âmbito como um lugar de trabalhar a educação e as metodologias pedagógicas. Técnicas essas que podem ser empregadas através da experimentação, principalmente na disciplina de Química, a qual pode-se testar aquilo que foi estudado em teoria, tornando o aluno um agente construtor de seu próprio conhecimento. Este processo acaba por facilitar o aprendizado e otimizar a assimilação de informações.

Agradecimentos

Agradeço ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência pelas oportunidades e experiências adquiridas.

Referências

MACÊDO, G. M. E; OLIVEIRA, M. P; SILVA, A. L; LIMA, R. M. A utilização do laboratório no ensino de química: facilitador do ensino – aprendizagem na escola estadual professor Edgar Tito em Teresina, Piauí. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Praça da Liberdade, 2012.

MARQUES, A. L., ALVES, A. J. V., SILVA, A., MORAIS, L. M., GUIMARÃES, P. G., RIBEIRO, F. B., SANTOS, L. A., MEDEIROS, E. S. A importância de aulas práticas no ensino de química para melhor compreensão e abstração de conceitos químicos. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). São Paulo, 2008.

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