Monitoramento da qualidade do ar como instrumento de conscientização crítica sobre meio ambiente (poluição).

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Mendonça, M.L.T.G. (IFRJ) ; Cruz, R.P. (CTUR - UFRRJ) ; Serrano, L.C.F. (CTUR - UFRRJ) ; Siqueria, P.T. (CTUR - UFRRJ) ; Valverde, E.M. (CTUR - UFRRJ) ; Falagan, J.S.S. (CTUR - UFRRJ) ; Silva, I.O. (UFRRJ) ; Lima, T.F. (UFRRJ) ; Sarmento, J.P. (UERJ)

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de monitor a qualidade do ar do Município de Seropédica, RJ, avaliando cinco parâmetros: monóxido de carbono, ozônio, óxidos de nitrogênio (Nox), compostos orgânicos voláteis (COV) e material particulado (MP) e também a investigação de focos de queimada através do site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Com o Google Earth foi possível ligar o endereço eletrônico do CPTEC, na plataforma do INPE QUALIDADE DO AR, visualizando os focos de queimadas. Esse monitoramento no espaço escolar, serviu como instrumento questionador ao se explanar na preocupação com a qualidade do ar da cidade e as consequências do aumento da concentração de poluentes atmosféricos, acarretando no aluno uma conscientização crítica sobre poluição.

Palavras chaves

Ar; monitoramento; conscientização

Introdução

O meio ambiente é uma união de situações que ocorrem em determinadas condições, envolvendo substâncias, que afetam os seres vivos ou não-vivos que existem na Terra, comprometendo os ecossistemas e a vida. Analisar e estudar situações e substâncias que estão de certa maneira acometendo o meio ambiente é de suma importância, tanto no sentido de alerta, como de conscientização. Na literatura existem alguns trabalhos que promovem a conscientização sobre o meio ambiente de diversas maneiras, como de Cruz et al. (2016) que aborda o descarte de óleos vegetais e a questão dos impactos ambientais de despejos industrial, comercial e domésticos, no meio ambiente; de Cruz e Mendonça (2015) que realiza atividades para auxiliar a aprendizagem realizando análises físico-químicas num lago em condições precárias dentro da própria instituição, e Cruz et al. (2015) estuda a extração de poluentes em postos de abastecimento de combustíveis para despertar uma consciência crítica sobre o meio ambiente. Encontra-se na literatura também trabalhos específicos sobre conscientização do meio ambiente em relação a qualidade do ar, como o de Mendonça et al. (2017) que monitoraram alguns parâmetros e concluíram que investigar o meio ambiente próximo da realidade do aluno acarreta uma compreensão mais imediata. O objetivo deste trabalho foi de monitorar a qualidade do ar e focos de queimadas no Município de Seropédica-RJ para promover a conscientização crítica sobre o meio ambiente, principalmente a poluição, ao aluno.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido com os alunos da segunda e terceira série do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). Foi utilizado como ferramenta o endereço eletrônico do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) por meio das coordenadas geográficas do município de Seropédica (Lat: - 22,7414 e Long:-43,7053), para fazer o monitoramento da qualidade do ar diariamente (de domingo a sábado), um mapa fornecia as referências exatas do local escolhido para materialização do estudo. Os parâmetros avaliados ao longo da pesquisa foram: monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), óxidos de Nitrogênio (NOx),compostos orgânicos voláteis (COVDM) e material particulado (MP). O endereço eletrônico categorizava a qualidade do ar segundo cinco classes (boa, moderada, ruim, péssimo ou crítico) de acordo com os índices de concentração de poluentes que variavam suas escalas de acordo com os parâmetros caracterizados. Foi utilizado para verificação de incidência das queimadas, os satélites disponibilizados pelo endereço eletrônico do CPETEC, com o Google Earth foi possível ligar o banco de dados do monitoramento contido na plataforma do INPE QUALIDADE DO AR, proporcionando assim, que os focos de queimadas pudessem ser vistos diretamente quando acessado o Google Earth. Após a coleta de todos os dados referentes aos parâmetros apresentados, foi possível discutir os eventuais motivos e razões causadoras da elevada concentração nos padrões de emissão dos poluentes atmosféricos no município de Seropédica e adjacências.

Resultado e discussão

Os alunos monitoravam a qualidade do ar através da coleta de dados no endereço eletrônico do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), registando os valores numa tabela construída por eles e quando um dos parâmetros (monóxido de carbono, ozônio, óxidos de Nitrogênio-NOx, compostos orgânicos voláteis e material particulado) apresentava valores muito diferentes da média, principalmente, o monóxido de carbono e o material particulado, era colocado as coordenadas geográficas do local no Google Earth e então era identificado local da queimada (figura 1). Isto gerou nos alunos muito entusiasmo, de poder saber o exato instante de estar ocorrendo uma queimada. Acarretando discussão sobre os parâmetros que analisam a qualidade do ar e o processo de investigação.

Figura 1

Localização e identificação no mapa de um foco de queimada determinada pelo aluno

Conclusões

Concluímos que trabalhos que encontram-se relacionados com a realidade bem próxima do aluno, que em sua maioria residem em Seropédica-RJ, local em que foi realizado o monitoramento da qualidade do ar e identificação dos focos de queimadas, acarretam uma conscientização crítica do meio ambiente, aqui principalmente em relação a poluição, com a intenção de defender o local onde vivem.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao CNPq e ao CTUR pela infraestrutura e apoio financeiro do sistema de estágio e bolsas.

Referências

CRUZ, R.P.; DURIGON, M.S.G.F.; VARQUEZ, R.P.; MENDONÇA, M.L.T.G. Despertar a consciência crítica sobre descarte de óleos vegetais e o seu impacto no meio ambiente: relato de uma experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO III CONEDU INTERDISCIPLINAR, 2016. Natal. Anais... Natal, 2016.
CRUZ, R P; MENDONÇA, M. L. T. G. Atividades para auxiliar a aprendizagem, a autonomia e o senso crítico do aluno na disciplina de Química Ambiental no curso técnico. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 38.. 2015, Águas de Lindóia, São Paulo. Anais... Águas de Lindóia, 2015.
CRUZ, R P; SANTOS, E. S.; REIS, J. F. S. ; BEZERRA, J. M. P.; MOURA, L. B.; Mendonça, M. L. T. G. Despertar uma consciência crítica sobre o Meio Ambiente através da extração de poluentes em postos de abastecimento de combustíveis no município do Seropédica do estado do Rio de Janeiro. In: SEMANA ACADÊMICA DO CAMPUS DE MESQUITA - IFRJ, 2.. 2015. Mesquita, Rio de Janeiro. Anais... Mesquita: COEX MESQUITA - IFRJ, 2015. v. 01. p. 70.
MENDONÇA, M.L.T.G.; CRUZ, R.P.; VIDAL, L.I.S.; MELLO, M.G.; MARQUES; LIMA, T.F. Raising the critical sense about the environment through the air quality monitoring in Seropédica-RJ. In: 46th WORLD CHEMISTRY CONGRESS 40ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2017. São Paulo. Anais... São Paulo, 2017.

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