Semelhanças entre os átomos: Um novo jogo didático para o Ensino de química.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A. J. F. S., A.J.F.S.S. (UFRPE)

Resumo

Este novo jogo didático para o ensino foi criado para as aulas de química, na escola de referência Monsenhor Abílio Américo Galvão - (EREMEMAAG), na turma do 1º ano “C” de uma escola do sistema integral de ensino do estado de Pernambuco, localizada no município de Palmares, este jogo se mostrou bastante motivador, pois criou um ambiente lúdico e dinâmico, conseguindo assim aumentar a interação entre os estudantes e elevar o comprometimento dos alunos com o ensino-aprendizagem.

Palavras chaves

Jogos Didáticos; Isótopos; Isóbaros

Introdução

O ensino de química, ainda tem gerado entre os estudantes uma sensação de desconforto em função das dificuldades de aprendizagem existentes no processo de aprendizagem. Comumente, tal ensino segue ainda de maneira tradicional (ROCHA e VASCONCELOS, 2016). Nas últimas décadas, os jogos didáticos vêm ganhando espaço nas salas de aulas, onde professores utilizam essa meta de complementar seus recursos educacionais e torna a aula mais dinâmica e interativa, não apenas como uma forma de transmissão de conhecimento, mas também como compartilhamento deste (SOUZA e SILVA, 2012). É nesse contexto que o jogo didático ganha espaço como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estímulos ao interesse do estudante. Se, por um lado, o jogo ajuda este a construir novas formas de pensamento, desenvolvendo e enriquecendo sua personalidade, por outro, para o professor, o jogo leva à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem (CUNHA, 2012).

Material e métodos

Esta metodologia de intervenção didática foi aplicada em quatro momentos, cada um composto por duas aulas germinadas na escola estadual Monsenhor Abílio Américo Galvão, localizada na cidade de Palmares, na turma do 1º ano “C” do ensino médio. No primeiro momento foi realizada uma aula expositiva sobre a importância do lúdico e dos jogos didáticos para o ensino de química, mostrando as regras que devem ser seguidas para a sua elaboração, bem como as principais diferenças entre jogos e jogos didáticos. No segundo momento foi ministrada uma aula expositiva sobre a semelhança química que existe entre os átomos, esse conhecimento está relacionado a isótopos, isóbaros, isótonos e espécies isoeletrônicas. No terceiro momento foi realizado a elaboração da representação química dos átomos, que seriam utilizados na criação do jogo didático para o ensino das relações químicas que existem entre os átomos. Neste mesmo momento foram confeccionadas as cartas mostras na figura 1. Utilizando o programa powerpoint2016 criamos formas arredondadas onde com uma caixa de texto inserimos o símbolo químico dos elementos, bem como as usas cargas. Foram criadas 32 cartas coloridas, oito cartas de isótopos, oito cartas de isóbaros, oito cartas de isótonos e oito cartas de espécies isoeletrônicas, portanto quatro pares de cada, foram criadas também quatro grandes cartas, a primeira com o nome de isótopos, a segunda com o nome de isóbaros, a terceira com o nome de isótonos e a quarta como o nome de espécies isoeletrônicas. Posteriormente, essas cartas foram impressas em papel foto, coladas em caixas de papelão e recortadas para ficarem rígidas e pudessem ser manuseadas pelos estudantes.

Resultado e discussão

Esta metodologia foi desenvolvida na escola de referência do estado de Pernambuco localizada no município de Palmares, quando ministrava uma aula sobre as relações que existem entre os átomos, isótopos, isóbaros, isótonos e sobre espécies isoeletrônicas. No quarto momento ocorreu a aplicação do jogo didático como mostrado na Figura 2. Os estudantes foram divididos em grupos de cinco, e as trinta e duas cartas com as espécies químicas, e as quatro grandes cartas com o nome das espécies químicas, foram coladas de modo aleatório com fita adesiva no quadro branco. Em seguida, foi pedido para que esses estudantes associassem corretamente os quatro pares de isótopos, de isóbaros, de isótonos e de espécies isoeletrônicas. Nesse momento ficou claro o comprometimento dos alunos com a metodologia proposta, pois eles se esforçaram, procurando relacionar corretamente os conhecimentos aprendidos no primeiro e segundo momentos dessa intervenção didática. Vale a pena destacar que a aplicação do jogo didático foi marcada por um clima de descontração, onde ocorreu uma grande interação entre os estudantes, pois o jogo criado possibilitou que eles participassem efetivamente no seu processo de assimilação do conteúdo ministrado. Ficou claro que a metodologia se mostrou bastante eficiente pois todos os grupos conseguiram formar corretamente os quatro pares de isótopos, isótonos, isóbaros e espécies isoeletrônicas.

Figura 1- Cartas confeccionadas.

Cartas do Jogo semelhanças entre os átomos.

Figura 2- Intervenção didática,

Aplicação do jogo didático.

Conclusões

Após o fim da aplicação desta metodologia, ficou evidente a importância de novas práticas para o ensino de química. A criação do jogo didático, “semelhanças químicas’’, conseguiu construir na sala de aula um ambiente lúdico, despertando assim a curiosidade dos estudantes, motivando-os a formar os pares de espécies químicas. Vale destacar que todos os grupos desta turma, conseguiram relacionar corretamente os quatro pares de espécies químicas de cada um dos quatros grandes grupos: isótopos, isóbaros, isótonos e espécies isoeletrônicas.

Agradecimentos

Referências

CUNHA, M. B.; Jogos no ensino de química: Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola; Vol.34, Nº 2, p.92-98, 2012.
SOUZA, H. Y. S.; SILVA, C. K. O.; Dados Orgânicos: Um jogo didático no Ensino de Química. Revista HOLOS, Ano 28, Vol 3, p. 107 – 121, 2012.
ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C.; Dificuldades no Ensino de Química: Algumas Reflexões. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química; Florianópolis, SC, Brasil - 2016.

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