A utilização de softwares Java no ensino de Química

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Barbosa Júnior, A.S. (UEPA) ; Reis, J.D.E. (UEPA) ; Costa, W.C.L. (UEPA) ; Feio, A.M. (UEPA) ; Lopes, D.P. (UEPA) ; Barbosa, I.J. (UEPA) ; Rodrigues, H.J.M. (UEPA) ; Souza, R.F. (UEPA)

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal divulgar alguns softwares Java voltados para o Ensino de Química a alunos graduandos em Licenciatura Plena em Ciências Naturais – com Habilitação em Química da Universidade do Estado do Pará, Campus XIX, no município de Salvaterra. O trabalho consistiu em duas etapas: na primeira etapa foi ministrado um minicurso apresentando os softwares e os possíveis assuntos nos quais ele poderia ser utilizado para auxiliar o professor; e na segunda etapa houve a aplicação de um questionário voltado para a opinião dos participantes a respeito da ferramenta pedagógica apresentada. Todos consideraram a utilização de software para se ensinar Química como sendo uma importante metodologia de ensino, uma vez que essa rompe a abstração de alguns objetos de estudo dessa

Palavras chaves

Ensino e Aprendizagem; Recurso Didático; Programas de Computador

Introdução

A Química é uma ciência exata considerada complexa por parte dos alunos por causa dos assuntos abordados que têm como objeto de estudo, geralmente, aquilo que não pode ser visto a olho nu, o que torna essa disciplina abstrata. As ferramentas utilizadas em sala de aula no Ensino Médio são bem restritas para compreensão desses conteúdos; na maioria das vezes, o professor dispõe apenas de quadro e pincel (SILVA et al., 2011). Para o conhecimento químico fazer sentido na vida dos discentes faz-se necessário não somente ensiná-los a Química como mera repetição de informação, mas fazê-los compreender as suas funções e aplicações dessa disciplina, deixando cada vez mais próximo da sua realidade por meio métodos inovadores (BRASIL, 1999). A utilização de softwares tornou-se algo cada vez mais presente nas escolas, facilitando assim, através de novos métodos o ensino e a aprendizagem de diversos temas. A tecnologia está sendo utilizada a favor da educação por meio de representações via computador para o melhor entendimento, deixando mais ilustrativo aquilo que se pretende ensinar (SANTOS; WARTHA; SILVA FILHO, 2010). A escola, quando proporciona algo de inovador, consegue cativar ainda mais seus alunos, é o que acontece com uso das tecnologias que servem como facilitadoras e mediadoras de conhecimento, deixando as aulas mais dinâmicas e conseguindo que o aluno absorva quase que por completo o assunto abordado dentro de sala de aula (KNAVE, 1997; CANTINI et al., 2006). Desse modo, este trabalho teve como objetivo apresentar alguns softwares Java para alunos de graduação em Licenciatura na área de Química, de modo analisar o potencial enquanto ferramenta educativa na visão desses futuros profissionais da educação.

Material e métodos

Este trabalho teve como público-alvo 16 alunos pertencentes ao Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – com Habilitação em Química da Universidade do Estado do Pará – Campus XIX, no município de Salvaterra. A intervenção consistiu na ministração de um minicurso no qual foram apresentados 8 softwares Java que tinham como funções a montagem de átomos e moléculas, balanceamento de equações químicas, representação de modelos atômicos, cálculo estequiométrico, ou seja, programas de computador que auxiliam o professor no repasse de conteúdos importantíssimos da Química por meio de sua representação tridimensional. Nesse minicurso os ministrantes exemplificavam a utilização de cada software com microaulas, para que o participante tivesse uma ideia da utilização dessas ferramentas na prática educativa. Ao final do minicurso, foi aplicado um questionário voltado para a opinião dos graduandos a respeito da utilização desse tipo de ferramenta em sala de aula.

Resultado e discussão

A partir da análise do questionário foi constado que 100% deles consideram importante a utilização de software como ferramenta didática, este percentual foi justificado em algumas respostas da questão a seguir: “Questão 1. Como você avalia a ferramenta?”, sendo respondido: “A ferramenta é ótima, é eficaz e desperta no aluno interesse em aprender” (Graduando A). “De extrema importância, pois busca com objetivo estimular os alunos a buscar os conhecimentos adquiridos na teoria” (Graduando B). Essas falas estão de acordo com os trabalhos de Knave (1997); Cantini et al. (2006) que dizem que abordagens pedagógicas que se utilizam da tecnologia computacional chamam mais a atenção do aluno fazendo com que este aprenda de maneira mais eficaz. Quando indagados “Questão 2. Você gostaria de fazer uso da ferramenta apresentada durante suas aulas?”, eles responderam: “Sim, pois, a partir desta é possível visualizar de forma mais clara a junção e separação de um composto ou substância” (graduando C). “O software Java é muito fácil de ser aplicado e torna a aula mais dinâmica e prazerosa, além de auxiliar os conteúdos que algumas vezes não é tão fácil de explicar, e como o jogo fica mais entendível” (graduando D). “Pela praticidade da ferramenta além da interatividade e fácil visualização de estruturas que muitas vezes são restritas ao imaginário” (graduando E). “Pois com a utilização da ferramenta o aluno consegue compreender melhor o assunto ministrado em sala de aula” (graduando F). De acordo com opinião desses discentes a utilização dos softwares Java como ferramenta pedagógica é muito importante para melhorar a visualização dos conteúdos abstratos apresentados na Química, a opinião desses está em consonância com o que diz Santos; Wartha; Silva Filho (2010).

Conclusões

Os graduandos participantes consideraram o uso de softwares Java como uma importante ferramenta pedagógica no Ensino de Química, pois é eficaz no rompimento de abstração de alguns conteúdos uma vez que esses programas se baseiam principalmente em representação tridimensional de átomos, moléculas etc. Sendo assim, os participantes pretendem utilizar em suas aulas, quando docentes, esses programas computacionais para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem.

Agradecimentos

Aos graduandos de Licenciatura Plena em Ciências Naturais da Universidade do estado do Pará (UEPA) que participaram do trabalho.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
CANTINI, M. C.; BORTOLOZZO, A. R. S.; FARIA, D. S.; FABRÍCIO, F. B. V.; BASZTABIN, R.; MATOS, E. O desafio do professor frente as novas tecnologias. 2006. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-081-TC.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2017.

KNAVE, B. Information Technology (IT) in schools. In: International Scientific Conference On Work With Display Units, 5., Proceedings. Tóquio, p.107- 108, 1997.

SANTOS, D. O.; WARTHA, E. J.; SILVA FILHO, J. C. Softwares educativos livres para o Ensino de Química: Análise e Categorização. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 2010. Disponível em: <http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0981-1.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2017.

SILVA, A. M.; FERNANDES, L. S.; LANA, R. D.; BRASIL, R. M.; SOLNER, T. B. O uso de softwares no ensino de química para alunos de terceiro ano do ensino médio. 2011. Disponível: <http://www.unifra.br/eventos/seminariopibid2012/trabalhos/3868.pdf>. Acesso em 01 jul. 2017.

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