UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA NA VISÃO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Ribeiro, F.V.P. (UEPA) ; Sarah, A.T. (UEPA) ; Corrêa, C.N. (UEPA) ; Santos, K.R. (UEPA) ; Silva, L.L.M. (UEPA) ; Tavares-martins, A.C.C. (UEPA) ; Takashima-oliveira, T.T.G. (UEPA) ; Neves, P.A.P.F.G. (UEPA)

Resumo

RESUMO (800 caracteres): O presente trabalho, teve como objetivo verificar a utilização das Histórias em Quadrinhos no ensino de química. A ferramenta foi desenvolvida na disciplina de Tecnologias Educacionais Para o Ensino de Ciências, e apresentada para uma turma do 3º semestre do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais–Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA), abordando o conteúdo de reciclagem, através de um diálogo entre personagens e cenários que retratam situações do cotidiano. A História em Quadrinhos foi utilizada como uma metodologia de ensino, a fim de exercitar a leitura e compreender conceitos de uma maneira mais lúdica. Observou-se que 91% dos alunos acreditam que a ferramenta pode ser utilizada como metodologia facilitadora para o ensino de química.

Palavras chaves

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS; ENSINO DE QUÍMICA; METODOLOGIA DE ENSINO

Introdução

INTRODUÇÃO (1800 caracteres): As Histórias em Quadrinhos (HQs) estão cada vez mais presentes nas escolas, salas de aula com relativa frequências nas provas de vestibulares, segundo Silva (2011) recentemente, os quadrinhos foram incluídos como gênero de leitura necessário a educação com o apoio do Programa Nacional Biblioteca na Escola. As HQs juntamente com jornais, televisão são meios de comunicação que ultrapassam gerações com o intuito de informar, divertir e educar os seus leitores. Entende-se por linguagem qualquer sistema de signos simbólicos empregados na intercomunicação social para expressar e comunicar ideias e sentimentos, isto é, conteúdos da consciência (BECHARA, 2004), desta forma as HQs apresentam uma linguagem mista que consiste no uso simultâneo da linguagem verbal e da linguagem não verbal. A utilização das HQs como recurso facilitador para o Ensino de Química justifica-se devido ao elevado grau de dificuldade e compreensão dos conteúdos que os alunos apresentam (CAVALCANTE et al., 2015). Uma das características principais das HQs é a ludicidade, segundo Huizinga (2001), o caráter “não-sério” (o cômico, os risos que acompanham o ato lúdico) não implica que a brincadeira deixe de ser séria. De acordo com Santos; Pereira (2013), as pesquisas sobre a utilização das HQs demonstram o potencial educativo para além de uma aula lúdica. Deste modo, o fato das HQs “brincarem” com os conceitos químicos podem contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem. Partindo deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo criar uma HQ e verificar a visão dos alunos do 3º semestre do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Química sobre a utilização desta metodologia de ensino.

Material e métodos

A HQ intitulada “Reciclagem” foi desenvolvida durante a disciplina de Tecnologias Educacionais Para o Ensino de Ciências, a qual tinha como objetivo transmitir conteúdos de biologia por meio de histórias em quadrinhos. A construção da HQ foi dividida em três etapas: 1) Pesquisa do conteúdo que seria abordado na HQ; 2) Através da ferramenta Pixton (www.pixton.com/br) foi desenvolvida uma HQ mostrando o diálogo entre professor e aluno na sala de aula, sobre o tema reciclagem; 3) Posteriormente a história foi socializada com a turma do 3º semestre do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Após a construção da HQ e apresentação da mesma para os alunos, foi aplicado um questionário contendo quatro questões sobre a utilização desse instrumento para o ensino de química: História em quadrinhos (HQ) é uma ferramenta que pode ser utilizada no ensino de Química? Uma HQ abordando conteúdos de Química chama mais atenção dos alunos? A utilização de HQs contribui para a melhoria do processo ensino aprendizagem para o Ensino de Química? Como futuro professor, você utilizaria essa metodologia em suas aulas?

Resultado e discussão

Participaram da pesquisa 22 alunos, sendo 59% eram do gênero feminino e 41% do gênero masculino. Quando questionados se as HQs podem ser utilizadas como recurso facilitador no ensino de química, 91% dos alunos afirmaram que sim e 9% que não. Quando questionados se as HQs proporcionam maior interatividade e dinâmica para as aulas de química, 91% responderam que sim e 9% que não. Em relação à utilização da HQs como recurso metodológico durante as aulas de química quando se formarem, 82% dos alunos disseram que utilizariam, citando as seguintes motivações: são metodologias mais atrativas e dinâmicas (53%), podem ser utilizadas como metodologia complementar as aulas de química (18%), o quadrinho está presente no cotidiano dos alunos (14%), e 9% responderam que as HQs não são uma ferramenta para serem utilizadas no ensino de química. Deste modo, 91% dos alunos demostraram interesse em utilizar as HQs como recurso metodológico durante as aulas de química, pois através da mesma será possível melhorar a assimilação e entendimento de conceitos por parte dos alunos. Tal resultado corrobora com o autor Santos; Pereira (2013) demonstrando as HQs com potencial educativo e lúdico, tendo utilidade no ensino de química.

Conclusões

Foi possível avaliar que a disciplina Tecnologias Educacionais Para o Ensino de Ciências, contribuiu para a formação dos alunos de graduação, pois através desta disciplina os alunos são capacitados para construir recursos metodológicos para o ensino de química. Com a aplicação do questionário, verificou-se que mais de 90% dos graduandos que participaram da pesquisa está disposta em utilizar as HQs durante suas aulas, pois acreditam que a utilização deste recurso proporciona a transmissão do conhecimento químico de forma dinâmica e interativa.

Agradecimentos

Referências

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. 14ª reimp. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

CAVALCANTE, K. S. B.; SILVA, F. C.; MACIEL, A. P.; LIMA JÚNIOR, J. A. S.; RIBEIRO, J. S. S.; SANTOS, P. J. C.; PINHEIRO, A. E. P. Educação Ambiental em histórias em quadrinhos: Recurso didático para o ensino de Ciências. Química Nova na Escola, v. 37, n. 4, p. 270-277, 2015.

HUIZINGA, J. Homo Ludensn. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001

SANTOS, T. C.; PEREIRA, E. G. C. Histórias em quadrinhos como recurso pedagógico. Revista Práxis, v. 5, n. 9, 2013.

DOS SANTOS, Taís Conceição; PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa. Histórias em quadrinhos como recurso pedagógico. Revista Práxis, v. 5, n. 9, 2013.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul