Análise das principais mudanças paradigmáticas ocorridas entre os alunos de Licenciatura em Química/UFPA após dois semestres

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, L.F.N. (UFPA) ; Silva, E.E.M. (UFPA) ; Sousa, D.G.T. (UFPA) ; Dantas, K.G.F. (UFPA)

Resumo

O presente trabalho realizado na Universidade Federal do Pará, teve como objetivo analisar o perfil dos estudantes de licenciatura em química após dois semestres, visto que o curso destes discentes está passando por debates para mudanças. Analisar se está ocorrendo mudanças de paradigmas na formação destes futuros professores, analisar a natureza dessas mudanças e se está ocorrendo transições nas verdades imutáveis da concepção cientifica, após as matérias iniciais do curso.

Palavras chaves

mudanças paradigmáticas ; formação de professores; verdades imutáveis

Introdução

Segundo Kuhn (1962), quando um novo paradigma vem a substituir o antigo, ocorre a chamada revolução científica. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar as principais mudanças de paradigmas ocorridas entre os discentes do curso de Licenciatura em Química após um ano de curso (2 semestres) e investigar a natureza das mudanças destes paradigmas científicos e também a própria busca pelo saber científico desses discentes. A problemática investigada buscou diagnosticar se, após as disciplinas dos dois semestres iniciais os discentes teriam a capacidade de romper com pensamentos paradigmáticos; se a Química do nível superior já se apresenta com ressignificações; e se conseguem analisar com uma visão aprofundada afirmações que antes eram verdades imutáveis. Para academia é de grande interesse reconhecer onde ocorreram estas mudanças significativas na concepção de ciência (Química) e onde essas mudanças atuam dentro da formação de professores, visto que o desenho curricular do curso desses discentes está em debate para mudanças.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada com vinte alunos matriculados regularmente no terceiro semestre do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Pará. Um questionário semiestruturado para coleta de dados foi passado em sala ao final da primeira aula pela parte da manhã, onde os discentes poderiam tecer livremente respostas sobre as três perguntas propostas. As perguntas foram as seguintes: 1. O que você entende sobre superar um paradigma na ciência?; 2. Quais as principais ressignificações que a Química apresentou após este um ano de curso superior?; 3. O que você entende acerca da afirmação “O carbono é tetravalente’’? Os alunos tiveram aproximadamente trinta minutos para que respondessem livremente as perguntas e podiam colocar comentários adicionais em qualquer uma das perguntas.

Resultado e discussão

Os dados foram analisados confrontando o que era esperado como resposta versus o que foi respondido (respostas diferentes), pois foi esperado pelos autores deste trabalho uma certa tendência e/ou um perfil de resposta dos discentes para as perguntas. A partir deste confronto, na pergunta 1: 20% dos alunos responderam com o que era esperado, 25% responderam de forma diferente e 55% não souberam explanar sobre essa pergunta, na pergunta 2: 30% responderam com o que era esperado, 60% responderam de forma diferente e 10% não souberam responder. Na pergunta 3: 10% responderam com o que era esperado, 90% responderam de forma diferente e 60% dos alunos dentre esses 90% usaram de termos científicos de forma equivocada, fugindo totalmente com o que foi esperado. Todos responderam esta pergunta.

Conclusões

Este trabalho mostrou que mesmo após um ano de curso superior de Licenciatura em Química, grande parte dos discentes não conseguem mudar algumas visões e ideias desta ciência e que não conseguem pensar na Química como uma ciência de relações múltiplas em todos os campos do pensamento humano, bem como sua característica de uma ciência repleta de paradigmas e em constante transição. Portanto,o presente estudo pode contribuir no debate que está sendo realizado do desenho curricular do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Química da Universidade Federal do Pará.

Agradecimentos

A CAPES (PIBID Química- UFPA) a Universidade Federal do Pará (UFPA) a faculdade de Química (UFPA) e aos alunos de licenciatura em Química da UFPA

Referências

KUHN, T. S.; The Structure of Scientific Revolutions, University of Chicago Press, Chicago, 1962.

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