Química acessível: utilização de materiais de baixo custo como instrumento para o ensino de Química

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Cavalcante de Oliveira, C. (UFAM) ; Pereira Lopes, A. (UFAM) ; Dias de Lima, P. (UFAM) ; Andrade de Almeida, W. (UFAM) ; Laulate Hilario, A. (UFAM)

Resumo

A Química como uma ciência exata apresenta um ritmo contínuo de crescimento difícil de ser acompanhado pelos alunos e até pelos professores. Entretanto, considerando também a Química como uma ciência experimentável, muitos obstáculos poderão ser removidos se o ensino teórico estiver caminhando lado a lado com as aulas práticas experimentais. Assim, o presente trabalho objetivou de forma geral mostrar a importância da prática experimental no ensino de Química, com experimentos simples e de baixo custo, além de abordar os conteúdos das reações que acontecem em cada experimento, dessa forma incentivando o lado investigativo do aluno.

Palavras chaves

Experimentos; Química; Conhecimento

Introdução

A Química como uma ciência exata apresenta um ritmo contínuo de crescimento difícil de ser acompanhado pelos alunos e até pelos professores. Entretanto, considerando também a Química como uma ciência experimentável, muitos obstáculos poderão ser removidos se o ensino teórico estiver caminhando lado a lado das experiências de laboratório (JUNIOR et al., 2004). Elementos, fórmulas e conceitos tornam esse tipo de ciência bastante exaustiva, assim, muitos alunos estudam essa disciplina apenas para o momento oportuno em que ela será usada, fazendo com que o ensino de química seja relevante aos mesmos. Segundo Bueno et al (2009), o papel das aulas práticas é adaptar a teoria à realidade, esse processo pode ocorrer como atividade educacional de várias formas, de acordo com o conteúdo, com a metodologia ou com os objetivos com o qual se pretende alcançar. As práticas experimentais são de suma importância para a aprendizagem dos conteúdos teóricos, principalmente na área da Química, porém as escolas para realizarem as atividades dessa ciência em laboratório, geralmente exigem reagentes tóxicos caros e de difícil acesso a professores e alunos, o que leva à diminuição de tais práticas e o distanciamento das mesmas em relação ao cotidiano. (MARQUES et al., 2008) Assim, o presente trabalho objetivou de forma geral mostrar para o público a importância da prática experimental no ensino de Química, realizando experimentos simples e de baixo custo, além de abordar os conteúdos das reações que acontecem em cada experimento.

Material e métodos

Foi realizada uma mostra no Instituto Natureza e Cultura – INC/UFAM, na cidade de Benjamin Constant-AM, na qual tinha como intuito demonstrar experimentos para os discentes da comunidade acadêmica, incentivando a importância das aulas práticas, assim como mostrar que as mesmas podem ser realizadas com materiais simples e de baixo custo, dentre eles: bicarbonato de sódio, vinagre, naftalina, desodorante, detergente líquido, fosforo, recipiente com água, caneta e canudo. Foram apresentados três experimentos envolvendo reações químicas, sendo uma de dupla-troca, outra de decomposição e por último de combustão. Após a finalização das atividades experimentais foi realizada uma avaliação com 15 participantes que visava verificar a interação dos mesmos em relação aos experimentos e os assuntos abordados em forma de questionário misto com quatro questões: 1. Você conhecia alguma das experiências? 2. O que você achou das apresentações? 3. Os experimentos te ajudaram a lembrar de algum conteúdo? Qual? 4. Você tem alguma sugestão de conteúdo que deva ser trabalhado de forma experimental?

Resultado e discussão

Observou-se no decorrer das apresentações a atenção e curiosidade por parte dos discentes, principalmente pelo experimento que trabalhava a reação de combustão. Isso devido à Química ainda passar a imagem de uma “ciência mágica”, porém complicada, gerando assim muitos questionamentos com base na demonstração. No entanto, através de explicações simples e comparações básicas do cotidiano, pode-se sanar algumas dúvidas, como por exemplo, o porquê da espuma em chamas não queimar a mão quando se é tocada. Esse caráter complexo da Química exige aos educadores um grande esforço para torná-la facilmente acessível e assimilável pelos estudantes em geral. Contudo, segundo ARROIO (2006) et. al., (...) “verifica-se a necessidade da utilização de formas alternativas relacionadas ao ensino de química, com o intuito de despertar o interesse e a importância dos conceitos químicos presentes nos currículos escolares”. Ao analisar a Tabela 1, foi possível perceber que grande parte do público alvo já tiveram contato com algo relacionado à Química, podendo ser desde conteúdos que conseguiram assimilar durante o Ensino Médio ou até mesmo vistos na graduação. Em contra partida, 24% de discentes não conheciam nenhuma das experiências ou conseguiam lembrar de algum conteúdo referente as mesmas, apesar das explicações durante os experimentos apresentadas serem bastantes simples. Referente à quarta questão que consistia de forma subjetiva, as propostas de sugestões pelo público alvo foram bastante interessantes, como reações que acontecem no corpo humano, liberações de gases através do lixo, métodos de purificação da água e até produção de indicadores ácido-base naturais, dessa forma mostrando a curiosidade dos acadêmicos pela Química do dia a dia, na qual se torna mais fácil para trabalhar.

Tabela 1. Resultados percentuais das questões objetivas.



Conclusões

A importância da Química é fundamental no aspecto do conhecimento da natureza, das aplicações e também nos aspectos educativos. Desta forma pode-se observar que as aulas práticas atuam de forma essencial para o processo de ensino aprendizagem, pois deve-se manter teoria e prática em conjunto para um melhor entendimento dos assuntos abordados, e a partir desta intervenção das aulas experimentais, os alunos despertam atitudes investigativas acerca dos assuntos consequentemente melhorando seu rendimento acadêmico.

Agradecimentos

Referências

ARROIO, Agnaldo et al. O Show da Química: Motivando o Interesse Científico. Química Nova, 29 (1), 173-178, 2006.

BUENO, L., MOREIRA, K. C., SOARES, M., DANTAS, D. J., SOUSA, A. C., WIEZZEL, J., TEIXEIRA, M. F. S. O ensino de química por meio de atividades experimentais: a realidade do ensino nas escolas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências e Tecnologia/ PRESIDENTE PRUDENTE, 2009.

JUNIOR, L. E. G. de; SOUSA, A. A. S. de; MOITA,C.G; MOITA NETO, M.J. Química
Geral Experimental: uma nova abordagem didática. Química Nova, Vol. 27, No. 1, 2004.

MARQUES, A. L., ALVES, A. J. V., SILVA, A., MORAIS, L. M., GUIMARÃES, P. G., RIBEIRO, F. B., SANTOS, L. A., MEDEIROS, E. S. A importância de aulas práticas no ensino de química para melhor compreensão e abstração de conceitos químicos. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). São Paulo, 2008.

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