USINAS HIDRELÉTRICAS E OS IMPACTOS NA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA NOVA PROPOSTA DE TEMA TRANSVERSAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, C.O.C. (UNIFESSPA) ; Rodrigues, W.S. (UNIFESSPA) ; Silva, R.P. (UNIFESSPA) ; Lima, G.P. (UNIFESSPA) ; Carvalho, F.A.O. (UNIFESSPA) ; Souza, A.D.V. (UNIFESSPA) ; Oliveira, T.M.B.F. (UNIFESSPA)

Resumo

Esse trabalho apresenta uma nova proposta de tema transversal para o Ensino de Química, onde os impactos das Usinas Hidrelétricas em aspectos da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) foram analisados em detalhes. Para contextualizar a ideia, alunos da Disciplina de Prática Pedagógica do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará foram provocados quanto aos benefícios e dificuldades enfrentadas na região desde o planejamento à implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, responsável por produzir 10% de toda a energia consumida no Brasil (potência de 4.500 MW ≈ 40 TWh/ano). As discussões evidenciaram o fato de que os eixos do movimento CTS estão sendo trabalhados de forma desarticulada, dificultando o funcionamento sustentável da usina em questão.

Palavras chaves

Usinas Hidrelétricas; Temas Transversais; Ensino de Química

Introdução

Trazer novas propostas de temas transversais para o Ensino de Química é, sem dúvida, uma forma de estabelecer relações interdisciplinares e contextuais entre todos os sujeitos envolvidos no ensino-aprendizagem, o que contribui diretamente na apropriação de novos conhecimentos (FLORENTINA e BARBU, 2015; LIMA et al., 2000). Todavia, muito dos temas sugeridos e/ou trabalhados não atendem esses critérios, principalmente pelo fato de abordarem temáticas distantes do cotidiano dos alunos, dificultando a associação de informações, ora complexas, com questões práticas e peculiares do nicho social em que estão inseridos. Esta particularidade atinge muitos alunos da Região Norte do Brasil, reduzindo possibilidades de correlacionar o saber cientifico teórico com o prático, além de impactar negativamente no aprendizado e motivação dos alunos. Buscando alternativas para este problema, encontramos nas Usinas Hidrelétricas um conjunto de dados intrínsecos do movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) que engloba aspectos sócio-ambientais, éticos e políticos de todo o Brasil (FLEURY e ALMEIDA, 2013), além de perpassar por diferentes áreas do conhecimento, a exemplo da Química (FEARNSIDE, 2011). Nesta ótica, o presente trabalho traz uma nova proposta de tema transversal para o Ensino de Química, na qual os impactos das Usinas Hidrelétricas em aspectos atrelados ao movimento CTS foram amplamente discutidos e criticados com a perspectiva de facilitar o aprendizado dos alunos em diferentes conteúdos trabalhados neste componente curricular.

Material e métodos

A proposta foi idealizada na disciplina de Prática Pedagógica em Química III, que integra a matriz curricular do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Para contextualizar a idéia, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHBM), construída na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu – região sudoeste do estado do Pará, foi utilizada como campo de estudo. A titulo de informação, esta usina é responsável por produzir 10% de toda a energia consumida no Brasil (potência de 4.500 MW ≈ 40 TWh/ano), justificando sua importância. No que compete ao trabalho, inicialmente, os alunos foram divididos em três grupos: (I) Ciência, (II) Tecnologia e (III) Sociedade; onde as principais questões de cada eixo CTS na UHBM (viabilidade econômica, infra-estrutura, área desmatada, preservação dos recursos naturais, assistência às comunidades ribeirinha, mão-de-obra qualificada, geração de emprego e renda, entre outros) foram trabalhadas de forma separada, colocando em evidências os diferentes aspectos positivos e negativos detectados desde o planejamento à implantação da usina. Posteriormente, os alunos foram provocados a elaborar um projeto em conjunto, onde os três eixos do movimento foram trabalhados de forma integrada e sustentável. Ao final, todas as questões apresentadas nos dois diferentes momentos da proposta foram confrontadas e discutidas, resultando em amplo e rico debate que transversalizou diferentes áreas da Ciência, com ênfase na área de Química.

Resultado e discussão

Em uma visão geral, os discentes observaram que o movimento CTS pode ser detectado no funcionamento da UHBM da seguinte forma: a “sociedade” demanda investimentos em pesquisas por fontes alternativas de energia. A “ciência”, por sua vez, devolve esse investimento na forma de novas “tecnologias”. A grande questão é que, normalmente, esses três seguimentos vêm sendo trabalhados separadamente e esse fato impacta negativamente no funcionamento sustentável da usina. No aspecto social, as comunidades ribeirinhas dependem da pesca para a subsistência e comércio, mas o funcionamento das usinas superaquece as águas do reservatório, reduzindo a solubilidade de gases como o oxigênio, que é essencial para a sobrevivência de muitas espécies. Grandes áreas florestais também são desmatadas para a construção das usinas, diminuindo a remoção de gás carbônico da atmosfera e contribuindo com o superaquecimento do planeta. No aspecto científico, sabe-se da existência de fontes alternativas de energia (solar, eólica e nuclear, por exemplo), mas estas requerem dispendiosa infra-estrutura, elevadas e frequentes taxas de manutenção, e algumas ainda podem ameaçar a integridade ambiental. Para explicar muitos desses eventos, os alunos perpassaram por diferentes áreas da Ciência (Física, Biologia, Matemática, Engenharias, Agronomia, entre outras) e perceberam o quanto a Química está diretamente ligada a cada uma delas, reforçando a idéia factível de utilizar esta proposta como um tema transversal no ensino deste componente curricular. Após os debates, os discentes constataram a inviabilidade de se trabalhar com os três eixos do movimento CTS separadamente e apresentaram propostas alternativas para manter a usina em plena atividade, garantindo a sustentabilidade sócio- ambiental da região.

Conclusões

A avaliação dos impactos das “Usina Hidrelétricas” em aspectos relacionados com a Ciência, Tecnologia e Sociedade podem ser utilizados como uma proposta contemporânea de tema transversal para o Ensino de Química. Diferentes conceitos envolvidos nos processos e maquinários das usinas são úteis na contextualizados da discussão, abrindo novas possibilidades de correlacionar o saber cientifico teórico com o prático e, assim, contribuindo para um melhor desempenho e maior motivação dos alunos por conteúdos trabalhados na área da Química.

Agradecimentos

À CAPES e ao CNPq pelo financiamento do projeto, por meio da concessão de bolsas de iniciação científica.

Referências

FLORENTINA, M.; BARBU, M. An inter-disciplinary approach in teaching Geography, Chemistry and Environmental Education. Procedia - Social and Behavioral Sciences,180 (2015) 660-665.
LIMA, J.F.L.; PINA, M.S.L.; BARBOSA, R.M.N.; JÓFILI, Z.M.S. A contextualização no ensino de cinética química. Química Nova na Escola, 11 (2000) 26-29.
FLEURY, L. C.; ALMEIDA, J. A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte: conflito ambiental e o dilema do desenvolvimento. Ambiente & Sociedade, 16 (2013) 141-158.
FEARNSIDE, P. M. Gases de efeito estufa no EIA-RIMA da Hidrelétrica de Belo Monte. Novos Cadernos NAEA, 14 (2011) 5-19.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul