Relato de uma experiência pedagógica no ensino superior de Química: Nivelamento para os estudantes do Timor-Leste na UEPB.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Natanne da Silva Leal, K. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS) ; Torres da Silva, C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA) ; Alves da Silva, J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA) ; Regina R.c. de Barros, S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA)

Resumo

O presente trabalho de pesquisa se apresenta como um relato de experiência vivenciado a partir do projeto de extensão: “Nivelamento em Química: uma estratégia de ensino para alunos do Timor- Leste ingressantes no curso de Licenciatura em Química e Química Industrial da UEPB”. O objetivo é avaliar as ações desenvolvidas no projeto de extensão com os estudantes do Timor Leste e os monitores participantes. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários contendo oito perguntas abertas. Para a interpretação dos dados utilizou-se o tratamento estatístico, buscando em seguida articular com os referenciais teóricos que tratam sobre o objeto em estudo.

Palavras chaves

Relato de experiência; Nivelamento em Química; Timor- Leste.

Introdução

O Timor-Leste é o primeiro país nascido no século XXI e está localizado na parte da ilha de Timor, ao norte da Austrália, no Sudeste Asiático. Visando o desenvolvimento do Timor-Leste, não só da educação, mas da indústria, comércio e demais setores em 2004 foi firmado um acordo entre o Brasil e o governo do Timor Leste para cooperação educacional, o intuito é enviar estudantes do Timor Leste para o Brasil para cursar ensino superior e pós-graduação e também implantação da pós graduação na Universidade Nacional Timor-Lorosa (TANCREDI2008). Uma das instituições que recebeu os alunos do Timor leste foi a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), atualmente 41 jovens do Timor Leste estão matriculados em vários cursos da UEPB. Entre os cursos que receberam esses estudantes estão os cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial tendo atualmente 10 alunos matriculados (UEPB 2015). Logo, com o ingresso dos estudantes timorenses nos cursos de Licenciatura em Química e Química industrial, foi ofertado um curso através do projeto de extensão com o intuito de revisar diversos conteúdos de Química e Matemática. O curso foi lecionado por três monitores participantes do projeto, sendo um bolsista e dois voluntários, ambos estudantes do curso de licenciatura em Química com orientação de um professor do Departamento de Química. Os monitores envolvidos no projeto ficaram responsáveis por todo o planejamento e execução das atividades programadas, sendo uma boa oportunidade de experiência pedagógica e prática á docência. A presente pesquisa trata-se do relato de experiência dos monitores no curso de nivelamento em Química com os alunos do Timor-Leste.

Material e métodos

O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, que segundo Bogdan e Biklen (1994) o pesquisador faz parte do ambiente que pretende investigar, já que ele será a sua principal fonte de dados. Sobre a inserção do pesquisador na intervenção de uma proposta dessa natureza, os autores argumentam que: “[...] o pesquisador introduz-se no mundo das pessoas que pretende estudar, tenta conhecê-las, dar-se a conhecer e ganhar a sua confiança, elaborando um registro escrito e sistemático de tudo aquilo que ouve e observa” (BOGDAN e BIKLEN, 1994, p. 17). O público alvo da pesquisa foram sete alunos do Timor Leste, que estão matriculados no primeiro período dos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial. Antes de ser ofertado o curso de nivelamento em Química, houve-se uma grande preocupação com os métodos e materiais a serem utilizados, com isso realizou-se encontros dos monitores com o professor orientador, para definir e dividir os conteúdos programáticos. Desta forma, foram elaboradas aulas, listas de exercícios e avaliações. O curso de nivelamento em química foi dividido da seguinte forma: Química Geral, Introdução á Química Analítica, Introdução á Álgebra e a Estatística. Após a etapa de planejamento houve a divulgação do curso juntamente com o Departamento de Química e as coordenações dos cursos de Licenciatura Química e Química Industrial. As inscrições foram feitas em ambas as coordenações, e com o levantamento do número de inscritos iniciou-se as aulas. O curso de nivelamento em Química para os alunos timorenses ocorreu no período vespertino com a presença de todos os monitores. Além das aulas, os monitores disponibilizavam horários para tirar dúvidas e ajudar a responder as listas de exercícios. Para coleta de resultados foram aplicados questionários com intuito avaliar as ações do projeto de extensão para investigar a qualidade do curso, bem como identificar pontos positivos e negativos na visão dos estudantes timorenses e dos monitores participantes. Para a análise dos questionários, utilizou-se o tratamento estatístico dos dados, buscando em seguida articular os resultados com os referenciais teóricos que tratam sobre o objeto em estudo.

Resultado e discussão

Ao realizar o tratamento estatístico dos questionários, obtiveram-se os seguintes resultados em relação aos estudantes timorenses: 100% dos estudantes timorenses ao serem questionados sobre a relação o método de ensino do Timor- Leste e do curso de nivelamento citaram em suas repostas, que são semelhantes em alguns pontos, mas que existe uma diferença principal, que no país de origem todo o material adotado é na língua portuguesa e as aulas expositivas na língua regional o Tetum, e no curso de nivelamento em Química como os monitores participantes são brasileiros e sem nenhum conhecimento do Tetum, todo o material utilizado e as aulas expositivas foram no idioma Português. Ao serem questionados sobre o aprendizado nas disciplinas cursadas, 100% informaram que o curso ajudou muito a entender vários conceitos e tirar dúvidas sobre os mesmos. Em relação à dificuldade de aprendizagem com a mudança de monitor 100% dos estudantes timorenses relataram que não houve nenhuma interferência e que a metodologia era aplicada de forma padronizada, claro que existe um toque pessoal de lecionar, mas como todo o material utilizado foi planejado e padronizado contribuiu para que não houvesse divergências. Entretanto, quando se questionou sobre qual das disciplinas obtiveram maior dificuldade de aprendizagem, cerca de 57,14% não especificou, e 42,84% indicaram Química Analítica e Estatística, indicando que ainda ficou uma certa deficiência em conceitos Químicos e matemáticos. Enquanto a qualidade do curso de nivelamento e das avaliações 100% dos participantes informaram que o curso foi de ótima qualidade e importância e que as avaliações foram de acordo com os conteúdos vistos. Os resultados referentes à experiência dos monitores participantes mostraram que de modo geral, o convívio, a troca de cultura e de conhecimento foi muito importante para a vida profissional e acadêmica, ao serem questionados sobre a prática a docência, os monitores dos cursos de licenciatura em Química e Química Industrial, relataram que se depararam com o desafio de lidar com uma cultura e costumes diferentes, entretanto desenvolveram novas estratégias de ensino com intuito de facilitar a interpretação de variados conceitos baseado no conhecimento que os timorenses já tinham.

Conclusões

A partir das atividades desenvolvidas passou-se á conhecer melhor o perfil dos estudantes timorenses e as dificuldades enfrentadas por eles, podendo assim, ajudá-los a supri-las. Durante o curso percebeu-se o interesse dos mesmos fazendo com que as atividades propostas pelos monitores fossem realizadas. Desta forma, as aulas proporcionaram mais do que apenas conhecimento acadêmico, mas também cultural e pessoal, tornando dinâmico o aprendizado. Foi possível perceber que os monitores do curso de nivelamento em Química ficaram satisfeitos com os resultados, pois obtiveram uma boa avaliação com base nos questionários aplicados, levando em consideração que o cenário vivenciado foi muito estimulante devido o bom relacionamento entre os envolvidos, além de terem vivenciado uma experiência única de contato com alunos de outro País. Diante do exposto, é evidente que todas as atividades desenvolvidas no curso de nivelamento em Química mostraram-se de grande importância tanto na formação dos monitores quanto na formação dos alunos timorenses. Os objetivos do curso foram alcançados, tanto em relação aos monitores que puderam vivenciar a realidade acadêmica no que se refere a tomar conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem que os alunos timorenses apresentaram, buscando construir ações em parceria com os professores da instituição para minimizá-las. Desta forma, foi possível perceber que o curso contribuiu de maneira significativa na aprendizagem das disciplinas básicas pertencentes à grade curricular de seus cursos acadêmicos. Por fim, entende-se que novas ações devem ser conduzidas com base nos resultados aqui expressos, com objetivo de melhorar cada vez a aprendizagem dos alunos não só daqueles que vem de outros Países, como também do nosso, que em muitos casos não transportam consigo subsunçores básicos necessários para dar continuidade a sua formação no Ensino Superior

Agradecimentos

Á Universidade Estadual da Paraíba pela concessão da Bolsa de extensão e do espaço acadêmico para desenvolver a presente pesquisa e a professora orientadora.

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. In: Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.
TANCREDI, Letícia. Brasil e Timor Leste renovam acordo, 2008. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/component/content/index.php?option=com_content&view=article&i d=9898:sp-891882453&catid=221/>. Acessado em: 30\06\2016 .
UEPB. Universidade Estadual da Paraíba recebe novos estudantes do Timor-Leste para estudar na instituição em 2015. Disponível em <http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-recebe-novos-estudantes-do-timor-leste-para-estudar-na-instituicao-em-2015/>. Acesso em: 30. Jun. 2016.

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