O Papel do estágio supervisionado como experiência motivadora na formação de docentes em química

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Mendes Pereira, L. (IFMA- CAMPUS MONTE CASTELO) ; Araujo, E. (IFMA- CAMPUS MONTE CASTELO)

Resumo

O Estagio Supervisionado è disciplina obrigatória, presente no curso de Licenciatura em Química. Juntamente com o restante das disciplinas obrigatórias que compõem a parte pedagógica do curso, o estagio supervisionado è o momento em que o discente terá na pratica a experiência em campo, em outras palavras os licenciados irão aplicar em sala de aula todas as orientações dadas ao longo do seu curso. Diversos estudiosos tratam da relação que existe entre teoria e pratica.Na visão de unidade, teoria e prática são dois componentes indissolúveis da “práxis” definida como atividade teórica-prática, ou seja, tem um lado ideal, teórico e um lado material, propriamente prático, com a particularidade de que só artificialmente, por um processo de abstração, podemos separar um do outro.

Palavras chaves

experiência; pratica; processo

Introdução

O estagio supervisionado è o momento em que o discente terá na pratica a experiência em campo, em outras palavras os licenciados irão aplicar em sala de aula todas as orientações dadas ao longo do seu curso. Diversos estudiosos tratam da relação que existe entre teoria e pratica. Segundo CANDAU & LELIS (1999), a relação entre teoria e prática pode ser fundamentada em dois esquemas: a visão dicotômica e a visão de unidade. A primeira está centrada na separação entre teoria e prática, com ênfase na total autonomia de uma em relação a outra. Dentro desta existe uma visão mais extremista, que as autoras denominam dissociativa, na qual a teoria e a prática são componentes isolados e até mesmo opostos. Caberia assim aos teóricos pensar, elaborar, refletir, planejar, e aos práticos, executar, agir e fazer, tendo, cada um desses polos, sua lógica própria. Já em uma visão associativa, estes polos não são opostos. A prática deve ser uma aplicação da teoria e só adquirirá relevância na medida em que for fiel aos parâmetros desta, uma vez que a inovação vem sempre do polo teórico, neste sentido faz-se necessário as microaulas apresentadas, pois, enquanto acadêmicos não detemos de segurança suficiente ao assumirmos uma sala de aula. Na visão de unidade, teoria e prática são dois componentes indissolúveis da “práxis” definida como atividade teórica-prática, ou seja, tem um lado ideal, teórico e um lado material, propriamente prático, com a particularidade de que só artificialmente, por um processo de abstração, podemos separar um do outro. Essa relação não é direta nem imediata, fazendo-se através de um processo complexo, no qual algumas vezes se passa da prática à teoria e outras desta à prática (VASQUEZ, 1977).

Material e métodos

Os métodos utilizados foram, observação,ministração de micro aulas e aplicação de jogos educativos para o desenvolvimentos educativo dos dicentes em sala de aula.

Resultado e discussão

A experiência vivenciada neste estagio me fez refletir ainda mais no profissional que futuramente gostarei de ser, pensando nisto cito a frase de Serrano Freire a respeito da formação assimétrica. “Seja o professor que você gostaria de ter”. Esta frase traz a tona todos os objetivos que desejo alcançar enquanto professor, de modo que eu possa influenciar de maneira positivo os meus alunos, assim como fui influenciada por alguns professores que tive e que me ajudaram a optar pela Química como área de estudo.

Conclusões

A meu ver o jogo lúdico fizeram com que os alunos aprendessem e fixassem o conteúdo da aula ministrada pude observa o seu interesse pelo jogo que foi aplicado em sala de aula e os mesmo pudemos observa seus melhores resultados em suas próximas notas obtidas. A experiencia vivida durante o estagio foi de muito proveito e é suma importante ressaltar o quanto o estagio supervisionado ajuda na formação dos docentes em suas carreiras proficional.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus, por mais esta etapa concluída. Agradeço Direção da escola Gonçalves Dias por te me dado a oportunidade de estagio.Agradeço por fim, ao I

Referências

CANDAU, V.M. & LELIS, I.A. A Relação Teoria-Prática na Formação do educador. In: CANDAU, V.M (Org.). Rumo a uma Nova Didática. 10 ed. Petrópolis: Vozes. 1999. p.56-72.
Tese de Leonor Nora Fabian Branez.Vivenciando uma Prática de Ensino/Estágio Curricular Supervisionado na Formação Inicial do Educador de Língua Espanhola. Disponível em <http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo. php?codArquivo=16688>. Acesso em 13/01/2015.
SAVIANI, D. A. Educação: do Censo Comum à Consciência Filosófica. 12 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

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