Análise e caracterização de Textos de Divulgação Científica como ferramenta possibilitadora a inserção do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no ensino médio de Química

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Sousa, B. (UFMA) ; Bezerra, C. (UFMA) ; Cantanhede, L.b., L.B.C. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, S.c.s., S.C.S.C. (UFMA/CAMPUS CODÓ)

Resumo

Os documentos oficiais que orientam a educação em nosso país, discorrem sobre a necessidade e urgência na formação de profissionais que vislumbrem a importância da Ciência e Tecnologia. Tal prática,pode se torna possível a partir da inclusão de propostas em uma perspectiva CTS no sistema escolar. Assim sendo, nesse trabalho, analisamos e caracterizamos as potencialidades dos Textos de Divulgação Científica (TDC),como um recurso possibilitador à inserção da proposta CTS, CTSA e Sustentabilidade no ensino médio da Química. Para tanto, pautamos nossa análise no referencial proposto Santos, Vilches e Brito (2016), a partir da leitura de TDC da revista Ciência Hoje, seção Em Dia, no período compreendido entre 2009 a 2010. Dos 288 artigos analisados, 82 foram selecionados e caracterizados.

Palavras chaves

Ensino de Ciências; CTS; TDC

Introdução

Diante dos problemas decorrentes do desenvolvimento da ciência e tecnologia e do modo como tradicionalmente se desdobravam as concepções referentes a esse tema é que, em meados do século passado, começa a surgir o movimento que remete às relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Tal movimento surge com a pretensão de se contrapor a supervalorização e neutralidade da ciência e como crítica ao modelo desenvolvimentista (SANTOS; SCHNETZLER, 2003). Na literatura, diversos pesquisadores exploram e começam a atuar nessa área, passando a abordar sobre a necessidade e diferentes aspectos de inclusão da temática CTS nos currículos de ciências. Entretanto, mesmo com as crescentes discussões em torno dessa temática, ainda assim são tímidas as iniciativas que consideram as propostas CTS nas instituições de ensino básico e em cursos de formação de professores (SANTOS; SCHNETZLER, 2003). Assim sendo, torna-se possível verificar as contribuições dadas nos trabalhos propostos por Teixeira (2003), Nascimento e Alvetti (2006), Cantanhede (2012), dentre outros, que apontam iniciativas e sugestões, tanto para os professores quanto para os estudantes, ao contato com metodologias e recursos didáticos inovadores disponíveis nas distintas fontes de informações (jornais, revistas, vídeos, livros ou materiais de divulgação científica).Assim sendo, instigado por esse cenário dos pressupostos Ciência, Tecnologia e Sociedade, com o intuito de aproveitar as lacunas curriculares para práticas dessa natureza, buscaremos investigar as características e potencialidades de Textos de Divulgação Científica (TDC) como um recurso que possibilite a inserção da proposta CTS, CTSA e Sustentabilidade no ensino médio da Química.

Material e métodos

A proposta de coleta dos dados foi norteada inicialmente segundo uma pesquisa exploratória para a seleção dos artigos da seção Em Dia da revista Ciência Hoje entre os anos de 2009 a 2010, objetivando fazer um recorte dos textos que abordam temáticas respectivas a CTS, CTSA e Sustentabilidade.A análise foi cautelosa em todos os exemplares da revista,buscando de antemão constatações das relações direta ou indireta com a Química. Após seleção dos textos, a análise e caracterização quanto as perspectivas a CTS,CTSA e Sustentabilidade foi delineada com base nos critérios adaptados do trabalho de Santos,Vilches e Brito (2016a) e (2016b).Que abordam a problemática referente aos desafios inerentes às questões ambientais a partir de publicações das diversas edições dos Seminários Ibéricos e Ibero-Americano CTS (Portugal/Espanha) e publicações da revista científica brasileira Ciência & Educação e na revista espanhola Enseñanza de Las Ciencias, na tentativa de sugerir a utilização das interações CTS,CTSA e Sustentabilidade, como objeto de mediação de debates no ensino e possível auxilio na organização de um currículo diferenciado.Os Termos destacados pelas autoras para o trabalho (2016a) e (2016b),que foram utilizados como base,para a caracterização dos TDC correspondem a Contaminação ambiental, CTSA,CTS,Desenvolvimento sustentável, Sustentabilidade,Medidas para resolver problemas, dentre outros.A partir da seleção e caracterização dos artigos quanto as temáticas CTS, CTSA e Sustentabilidade, a estratégia adotada baseou-se na análise do conteúdo, indicando o tema ou área correspondente a estrutura formal do currículo de química para o ensino médio (Química Geral, Físico-Química e Química Orgânica)quanto para as categorias Fronteiras e Temas Transversais.

Resultado e discussão

A seção Em Dia possui, geralmente, de 10 a 12 textos por edição. Na leitura das edições dos dois anos reportados para análise, 288 artigos foram analisados e 82 foram selecionados (30% do universo de análises).Para cada ano investigado, cerca de 144 artigos foram analisados e quantidade de textos selecionados variou de 36 a 46 artigos. Após seleção dos textos, a análise e caracterização dos mesmos foi delineada com base nos critérios adaptados do trabalho de Santos, Vilches e Brito (2016a) e (2016b). Que apresentam termos respectivos a temáticas CTS, CTSA e Sustentabilidade. Na perspectiva do referido instrumento,do universo de 19 termos adaptados,cerca de nove foram identificados com valores superiores a 5 % dos textosselecionados. As classes temáticas com índices superiores a 20% das atribuições, correspondem as classes com temas respectivos a ciência, tecnologia, sociedade, e ciência, tecnologia, sociedade, meio ambiente.É importante ressaltar que classes tais como Contaminação ambiental, Desigualdades, Visão global dos problemas e desafios e educação cidadã, apresentam distribuição de artigos inferiores a 5%.Dos 82 artigos analisados, cerca de 70 textos corresponderam a área de Química, quanto para as categorias Fronteiras temos 24 artigos distribuídos para as áreas (Biologia, Física, Geografia, História) e Temas Transversais 56 artigos distribuídos para os temas (Saúde, Meio Ambiente e Ética). Para a análise do conteúdo,temos 42 artigos para Química Geral, 14 para Físico-Química e 36 para Química Orgânica,é importante ressaltar que um único texto pode agregar mais de uma área do currículo,possibilitado a alusão de assuntos diferentes em uma única abordagem.

Figura 1:Distribuição dos artigos selecionados de acordo com cada ano.

Na Figura 1, a distribuição dos artigos selecionados de acordo com cada ano e com o respectivo percentual estão representadas.

Figura 2: Distribuição dos artigos para cada termo do instrumento de a

Na Figura 2,os artigos selecionados de acordo com cada termo para o instrumento de análise adaptado do trabalho de Santos,Vilches Brito é representado

Conclusões

A análise dos TDC,possibilita a sugestão de grande parte dos textos como potencialmente viáveis à inserção de Temáticas CTS,CTSA e Sustentabilidade no nível médio,além de possibilitar a discussão dos conteúdos químicos juntamente com temáticas relacionados ao cotidiano do aluno.Desta forma, sugerimos uma lista de TDC,como recurso possibilitador a inserção de temáticas CTS,CTSA e Sustentabilidade para o ensino médio de Química, haja que os TDC podem propiciar uma maior aproximação dos estudantes com assuntos científicos,além de agregar temáticas referentes às areas CTS,CTSA e Sustentabilidade.

Agradecimentos

A DEUS em primeiro lugar, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e ao programa de pós graduação em ensino de ciências e matemática(PPECEM).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação – Parâmetros Curriculares Nacionais; MÉDIO, Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino. PCN+ para o Ensino de Ciências e Matemática. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
CANTANHEDE, S. C. S. Textos da Revista Ciência Hoje como Recurso Didático: Análise e Possibilidades de Uso no Ensino Médio de Química. 2012. São Carlos, SP. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2012. Dissertação de Mestrado, 223 p.
SANTOS, D. A; VILCHES, A.P; BRITO, L.P. Evolução CTS a CTA nos Seminários Ibero-Americanos. Indagatio Didáctica, v. 8, n. 1, p. 1962-1974, 2016a.
SANTOS, D.A; VILCHES, A.P; BRITO, L. P. Importância Concedida à CTSA e Sustentabilidade em Revistas de Investigações Científicas Educacionais no Brasil e Espanha. Indagatio Didáctica, 2016, v. 8, num. 1, p. 1809-1820, 2016b.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.

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