Ensino e aprendizagem de química: conceitos dentro e fora de sala de aula pelo emprego de aplicativos tecnológicos

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Nascimento, A. (UEPA) ; Oliveira, T. (UEPA)

Resumo

Com o objetivo de abordar as inovações que vem ocorrendo atualmente é premente o uso de aplicativos tecnológicos em sala de aula, esta muito presentes tanto no meio virtual quando cultural, podemos notar uma inversão na produção do conhecimento. Hoje as informações estão disponíveis para além das escolas. Porém, no ensino de Química, a tecnologias, as quais se mostrem adequadas a um ensino, através de aplicativos, que tornem mais abertos às apreciações de químicas e que tornem o aprendizado mais agradável e significativo.

Palavras chaves

Ensino de química; Aplicativos tecnológicos; ensino e aprendizagem

Introdução

Paradoxalmente, percebe-se que a sociedade contemporânea encontra-se cada vez mais informatizada e globalizada, o que exige das pessoas qualificação para saber dominar as ferramentas tecnológicas a partir da inclusão de ferramentas tecnológicas nas aulas de Química com objetivo de melhorar o processo de ensino aprendizagem dos alunos, buscando romper com um ensino metódico, conservador e estático que não contribui para promover uma aprendizagem significativa. O acesso aos dispositivos móveis a todas as populações tem gerado mudanças na forma de produzir e participar de conhecimento e, apresentam possibilidades para a aprendizagem, abordadas na mobilidade dos dispositivos, alunos, dos substanciais e no acesso ao conhecimento disponível no momento em que se acessar o conteúdo, a qualquer hora e em qualquer lugar. Segundo estudos da UNESCO (2013) há no mundo mais de 3.200 milhões de usuários de dispositivos móveis, faz que esta seja a modalidade de tecnologia da informação e comunicação (TIC) mais utilizada no planeta. Sob esta perspectiva, o presente trabalho teve por objetivo investigar o emprego de novas metodologias no Ensino e aprendizagem de Química através de aplicativos tecnológicos, tendo em vista analisar a eficácia do ensino dentro e fora de sala de aula. Para tal, utilizaram-se vários aplicativos contidos no websitePHET, no qual são disponibilizadas simulações de Química, Física, Biologia e Matemática, estas são aplicativos interativos, gratuitos, baseadas em pesquisas. Eles avaliam extensivamente cada simulação para assegurar a eficácia educacional. Estes testes incluem entrevistas de estudantes e observação do uso de simulação em salas de aula.

Material e métodos

O trabalho foi realizado em uma Escola de rede pública localizada no Município de Belém, estado do Pará com 36 alunos do 2° ano do ensino médio. O primeiro passo deu-se por meio de uma exposição dialogada com o auxílio de Data Show onde foram apresentados todos os aplicativos como funcionavam, empregando as atividades que se baseiam no aplicativo e não necessariamente envolvam o laboratório de ciências ou sair da escola, essa foi umas das ideias. Contudo, por ter sala de informática, o projeto ficou mais prático de ser realizado que teve a duração de “3 horas” no mês de maio de 2017 no dia, (23/05/2017). Após a explicação dada em sala os alunos ficaram à vontade para explorar o Aplicativo PHET aonde se basear-se em extensas pesquisas em educação e envolvem os alunos através de um ambiente intuitivo, onde os alunos aprendem através da exploração e da descoberta, por cerca de 10 minutos interagiram sozinhos. Finalmente, no momento final, foi solicitado que escolhessem um assunto onde estavam incluso no aplicativo para que explicasse de forma bem clara usando o recurso, no entanto o assunto encolhido foi balanceamento e equações Químicas, onde tem como objetivo de aprendizagem, balancear uma equação química, reconhecer que o número de átomos de cada elemento é conservado em uma reação química tudo isso foram exibido em Data Show, e foi promovida, então, uma produção de texto na qual os alunos tiveram que Argumentar, com base em seus conhecimentos e nos conhecimentos adquiridos ao longo da atividade. Porém, com as produções textuais pude avaliar se foram alcançados ou não os objetivos desejados.

Resultado e discussão

Após todos os processos necessários aplicados sobre o PHET, foram sobrepostos em sala, tiveram aula de Química através de aplicativos tecnológicos (celular, computador e tablete) o resultado foi que, 97% da turma nunca tiveram aulas de Química através de aplicativos (jogos). Então o conceito que era para ser alcançado na escola, fomos para a sala de informática usamos o computador, direcionamos a onde deveriam acessar, chegando ao aplicativo tinha diversos jogos, aonde ia esclarecendo conforme a explicação de como funcionava e para que servisse dentro da química. Essa proposta teve uma ótima aceitação pelos alunos, pois nunca tiveram uma aula através de aplicativos tecnológico voltado para Química, dos 36 apenas dois estudantes da turma já conheciam os aplicativos utilizados, mesmo assim eles retomaram a manusear os recursos a ser feito para realizar a atividade proposta. O resultado da produção textual aplicada a eles foi bastante significativo, onde todos acharam excelentes aplicativos de extrema importância para o ensino e facilitará muito em sua aprendizagem. Percebemos que educação tradicional em sala de aula foi bastante criticada (através lousa), após serem expostos os novos métodos através do aplicativo, as tecnologias foi uma ferramenta para obter mais atenção do aluno, ajudando o professor a sanar certas dificuldades, como resgatar alunos dispersos ou motivar aqueles com dificuldade e com todos os avanços, existe a necessidade de adequação a fim de tornar as aulas mais atraentes, participativas e eficientes. A ideia não é abandonar a lousa, mas usar as novas tecnologias em sala de aula. Porém, não é uma tarefa tão simples, pois necessita a construção de um projeto educacional coletivo que inclua a tecnologia como mediadora do ensino-aprendizagem.

Conclusões

Fica evidente que a adoção de novas metodologias participativas a partir de propostas construtivistas, consequentemente, o aplicativo PHET desperta o interesse do aluno pelo estudo da Química, o que poderá provocar uma aprendizagem significativa. Cabe pontuar, também, que os professores, atuantes na Educação Básica e os em processo de formação, devem utilizar smartfone, computador, tablete cada vez mais nas escolas, dentro e fora da sala de aula. Por fim, o caminho a seguir é explorar mais estes recursos, já que o futuro esta está se baseando através de meios tecnológicos.

Agradecimentos

Tânia R C de Oliveira, a responsável de meus conhecimento sobre o aplicativo PHET, onde possibilitou o desenvolvimento deste trabalho.

Referências

PHET-Physics Educational. Disponível em:Technology<https://phet.colorado.edu>. acesso em: 15 jul. 2017.

UNESCO (2013).Revista Tecnologias na Educação. Disponível em: <http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/>. Acesso em: 10 jul. 2014.

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