APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM EXPERIMENTAÇÃO BROMATOLÓGICA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Ximendes, M.A.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Marques, C.V.V.C.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Marques, P.R.B.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO)

Resumo

Objetivou-se a aplicação de sequência didática para experimentação bromatológica. Efetuou-se uma avaliação da experimentação em livros didáticos de ciências, seguida da aplicação da sequência didática. Analisaram-se os experimentos sobre o tema e efetuou-se uma verificação de concepções prévias dos alunos a partir de questionários semiestruturados. A sequência didática foi pautada em três momentos, sendo: i) aplicação de vídeo didático, ii) aplicação dos experimentos, iii) produção textual. Em seguida foi aplicado um questionário investigativo aos alunos. Os elementos finais analisados mostraram que os alunos apresentam uma visão dicotômica do tema alimentação, tendo conceitos básicos relativos às substâncias específicas, mas confundem as relações dessas substâncias com senso comum.

Palavras chaves

bromatologia; experimentação; sequência didática

Introdução

O modelo tradicional de ensino, o qual o professor é o transmissor e o aluno é o sujeito receptor ainda é vigente. No entanto, sobretudo os Parâmetros Curriculares Brasileiros–PCN, esse modelo não atende às atuais demandas para a formação dos estudantes (BRASIL, 2006). O tema alimentação está presente nos PCN no eixo temático “Ser Humano e Saúde”, sendo socialmente relevante, visto que boa parte da população não possui hábitos alimentares saudáveis. O estudo bromatológico é bastante significativo na conduta da escolha alimentar dos alunos, porém o tema ainda é pouco trabalhado nas escolas. A abordagem sobre educação alimentar deve ser pensada para além do aspecto nutricional, considerando-se os diferentes eixos, visando desenvolver nos alunos o pensamento crítico e a conscientização sobre sua cultura e sobre o modo de fazer suas escolhas alimentares (PIPITONE et al., 2003). Assim, Lima (2008), defende que, para fazer sentido estudar o tema alimentação, este deve estar atrelado a uma perspectiva multidisciplinar, com ligações entre as diversas áreas do conhecimento. O presente trabalho objetivou avaliar o processo de ensino-aprendizagem de alunos de escolas públicas do ensino fundamental do município de Codó, a cerca de tema alimentação a partir de aplicação de sequência didática baseadas em experimentação bromatológica.

Material e métodos

A referida pesquisa foi redigida a partir de uma abordagem qualitativa. Primeiramente foram quantificados os experimentos descritos nos livros didáticos aplicados eum uma escola do ensino fundamental da cidade de Codó- MA. Estes experimentos foram então classificados por eixos temáticos descritos nos PCN, sendo posteriormente analisados a partir dos seguintes critérios: presença de títulos, procedimentos descritivos, presença de questionamentos, tipos de materiais, duração do experimento, advertências e contextualização. Seguidamente foram selecionados experimentos, por eixo, para etapa de teste e análise prática. Para abordagem do tema alimentação na escola, objetivando aplicação da sequência didática com base na experimentação bromatológica, efetuou-se primeiramente uma investigação de concepções prévias dos alunos (oitavo ano) a partir de questionários semiestruturados (validados), que objetivaram relacionar o entendimento conceitual e fenomenológico inicial do aluno. Os signos recorrentes foram levantados e os dados apresentados em uma rede sistêmica. A partir destes dados gerais foi montada uma sequência didática em conjunto com o professor da disciplina de ciências, que teve por base uma etapa inicial a partir de uma situação problema, seguida de uma abordagem do tema a partir de vídeo didático, sendo aplicada a proposta de experimentação, com produção final a partir de uma produção textual na forma de redação. Posteriormente foi aplicado um questionário investigativo para obter o retorno da proposta de sequência didática. Os dados foram então compilados e discutidos.

Resultado e discussão

São citados 10 experimentos sobre alimentação em toda a coleção de ciências, 33% apresentaram títulos, 89%, roteiros, 55%, questionamentos, 89%, materiais de fácil acesso, 33% indicaram o tempo da prática e 60%, advertências para tóxicidade e periculosidade. Os experimentos foram considerados de fácil execução, porém, não proporcionam assuntos contextualizados e problematizadores. O diagnóstico evidenciou que os alunos apresentaram uma visão dicotômica do tema alimentação, tendo conceitos básicos relativos a substâncias específicas, mas confundem as relações dessas substâncias com o conhecimento comum social deles. No campo conceitual, os alunos apresentaram signos relativos a associação substância/saúde/constituição corporal. No campo fenomenológico emergiram signos relativos à funcionalidade dos alimentos no corpo. Na aplicação sequência didática, a experimentação estimulou questionamentos a cerca das etapas desenvolvidas no roteiro, bem como associando estas etapas à digestão no corpo humano. A análise qualitativa da produção textual evidenciou que foram citados como signos recorrentes: “transformação”, “composição”, “processos digestivos específicos” e “decomposição do alimento”. O questionário investigativo mostrou que muitos dos alunos citaram os processos gerais digestivos, bem como os locais onde esses processos ocorrem no organismo. A funcionalidade dos alimentos também foi descrita como signos e também as substâncias importantes para o organismo, que estão presentes nos alimentos. O processo de transformação a partir da digestão do alimento foi verificado, sendo que os conceitos relativos a substâncias específicas e classes de substâncias (vitaminas, por exemplo) ainda figuram de forma equivocada, ora no plano conceitual, ora no plano fenomenológico.

Conclusões

As propostas experimentais apresentam clareza, materiais de fácil acesso e de baixo custo, porém, não apresentam títulos, tempo de duração, sendo que poucos apresentam advertências, não apresentando uma estrutura direcionada a argumentação. O conhecimento com relação ao tema alimentação ainda tem base no senso comum. A sequência didática direcionou o aluno para o tema digestão e os processos digestivos, colaborando com a proposta de aplicação da experimentação como abordagem do tema, mas não deve ser a única ferramenta para produção de aprendizagem.

Agradecimentos

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Maranhão - FAPEMA Escola Colégio Ananias Murad - Codó/MA

Referências


BRASIL. Ministério da Educação, Secretária de Ensino Básico. Orientações para o ensino Médio, ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. vol. 2. Brasília: MEC, 2006.

LIMA, A. R. F. de. Atividade interdisciplinar no ensino de ciências: entre o ideal e a realidade. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

PIPITONE, M. A. P. et al. A educação nutricional no programa de ciências para o ensino fundamental. Saúde em Revista. Piracicaba, vol. 5, Nº 9, 2003.

COSTA, R. R. O Ensino de Ciências na perspectiva histórico- crítica: O Ensino de Nutrição no 8º ano do Ensino Fundamental. Revista da SBenBio, Nº7, V Enebio, II Erebio Regional 1, 2014.

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