ENSINO DA ELETROQUÍMICA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM AMBIENTAL

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Gonçalves da Silva, A.C.N. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Cardoso Martins, V.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Pereira Monteiro, S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; de Brito Silva, M.D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

A abordagem ambiental sobre descarte de pilhas e baterias tem gerado vários questionamentos pelos alunos sobre quais são os problemas que podem causar à natureza. O trabalho teve como objetivo contextualizar a temática ambiental por meio de conceitos da Eletroquímica por meio da oficina intitulada “Pilhas e Baterias: Um olhar Químico”. A oficina foi desenvolvida com graduandos de Química que reconheceram que a influência da tecnologia na sociedade requer cuidados responsáveis para o descarte correto de pilhas e baterias capacitando-os para transformar a realidade em que estão inseridos.

Palavras chaves

Química Ambiental ; Eletroquímica; Descarte de pilhas e bate

Introdução

Nos dias atuais o ensino de Química necessita atualizar metodologias, tornando contextualizadas as aulas e ativando o interesse dos educandos. Na educação química, de acordo com Torniatto (2015) a grande maioria dos alunos relatam dificuldades em relacionar os conteúdos trabalhados pelo docente com o mundo natural, além de memorizar conceitos químicos,fórmulas e reações. Uma alternativa para uma educação cidadã, de acordo com Bianchini (2008)é desafiaro raciocínio do senso comum dos jovens através de músicas, imagens e discussões socioeconômicas que envolvam conteúdos químicosrelacionadas ao sentido tecnológico que a temática eletroquímica está inserida. Introduzir a educação ambiental na temática do descarte incorreto de pilhas e baterias resulta de acordo com Alves (2014) na alfabetização cientifica dos alunos, transformando-os em agentes ativos nas questões cientificas-tecnológicas, ampliando soluções para problemas ambientais. Segundo Peruzzo e Canto (1997) a eletroquímica gera dúvidas quanto ao seu entendimento, pois envolve conceitos das ciências naturais, sendo multidisciplinar, ela se dedica aos estudos das reações químicas em que há movimentação de elétrons.Com esta perspectiva, é de suma importância desenvolver novos métodos para a efetiva transposição dos conteúdos, tornando a atuação dos docentes mais participativa e ilustrativa para o ensino de Química. Este trabalho objetiva contextualizar através da abordagem ambiental conceitos da eletroquímica,por meio de cartazes, materiais eletrônicos, imagens e música que abordem o descarte incorreto de pilhas e baterias e a influência da tecnologia na sociedade, formando o pensamento crítico- científico dos estudantes.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido através de uma oficina intitulada “Pilhas e Baterias: Um olhar Químico” realizada para 29 graduandos da Universidade do Estado do Pará. Iniciamos a oficina ouvindo uma música da Pitty: “Meu admirável chip novo”, onde buscamos destacar algumas relações da música com a temática abordada. Logo após, por meio de três cartazes foram apresentados as seguintes temáticas tais como: 1- Como funcionam as Pilhas? Onde abordamos breves conceitos de eletroquímica como reações de oxidorredução, pilhas eletroquímicas, anodo, catodo, agente redutor, agente oxidante, equações de semi-reação, etc. Além da abordagem histórica da construção da Pilha, iniciada por Luigi Galvani em 1786 ao constatar a “eletricidade animal” quando dissecou uma rã próxima de um gerador eletrostático. 2- Tipos de Pilhas e Baterias, onde demonstramos a diferença entre pilhas e baterias e os tipos que existem como, pilha seca, pilhas alcalinas, pilhas recarregáveis, pilhas miniaturas, baterias de chumbo-ácido e células combustíveis. 3-O que fazer com as pilhas quando elas não funcionam mais? Neste tópico abordamos as conseqüências ambientais e de saúde quando são descartadas pilhas e baterias de maneira incorreta, pois elas possuem altos teores de metais pesados como chumbo, mercúrio e cádmio que são liberados durante a degradação desses materiais. Apresentamos algumas imagens de descarte incorreto de pilhas, onde os graduandos propuseram soluções para amenizar esses problemas. Ao final da oficina, aplicou-se um questionário com perguntas abertas para que pudéssemos obter o entendimento dos graduandos. O trabalho objetivou trabalhar de maneira responsável o descarte correto de pilhas para que possamos amenizar esses problemas.

Resultado e discussão

Para Freire (1979), há uma relação direta entre a tomada de consciência e o mundo, pois é necessário entender a realidade para conseguir agir de modo coerente. A temática do descarte incorreto de pilhas e baterias envolve fatores de grande importância social como: meio ambiente, saúde, tecnologia e consumismo. A nova estrutura social pautada pela modernidade é expressa no relato do aluno A, que representa 34,5% dos alunos, “atualmente é praticamente impossível conviver socialmente sem o uso da tecnologia, principalmente quando se trata de comunicação e busca de informação”, o que retrata um conhecimento prévio sobre a temática e a significativa influência da tecnologia atualmente. Quando questionados sobre a existência da coleta seletiva dos materiais eletrônicos, o relato do aluno B representa o posicionamento de 100% dos estudantes, “não, infelizmente. Talvez por uma questão cultural, em Belém, as pessoas não têm o hábito e o cuidado com relação ao assunto. A teoria de preocupação com o meio ambiente não reflete na prática, muitas vezes inclusive por empresas grandes”. Além do despreparo social no manejo correto de tais materiais, observou-se que 65,5% dos alunos não conheciam a composição e os perigos na utilização dos produtos e assim perceberam a necessidade em ser debatido em sala de aula, fato ressaltado por 24,13% dos estudantes, mencionado pelo aluno C, “é de fundamental importância e têm que ser usados nas escolas, assim os alunos desde o fundamental já terão uma boa noção dos problemas causados no meio ambiente”. Assim, é importante a escola a visão de mundo do estudante e esclarecer questões que permeiam o assunto debatido, uma vez que, “o lugar e o papel da educação precisam ser contínua e expressamente retomados e redimensionados” (Severino, 2002, p. 120).

Conclusões

Por meio da atividade ministrada, constatou-se que os alunos reconheceram não somente a importância da tecnologia como facilitadora de atividades na era atual, como também visualizaram a necessidade do cuidado no manejo adequado, de utensílios que contêm substâncias tóxicas. Assim, ressaltaram o valor em investir na alfabetização científica e critica dos estudantes, pois compreenderam que o indivíduo só poderá apropriar-se do conhecimento quando entender a realidade vigente, logo a realização de diálogos potencializarão atitudes produtivas sobre o assunto em questão de modo consciente e ativo.

Agradecimentos

Referências

ALVES, L. L. Proposta de uma sequência didática para o estudo de Eletroquímica através de uma Abordagem CTSA com enfoque no descarte de pilhas e baterias. 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.

BIANCHINI, T. B. A Investigação Orientada como Estratégia para o Ensino de Eletroquímica. Monografia. Bauru: UNESP, 2008.

FREIRE, P. (1921). Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire / Paulo Freire; [tradução de Kátia Mello e Silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra] – São Paulo; Cortez & Moraes, 1979.
PERUZZO, T.M. e CANTO, E.L. Química na abordagem do cotidiano. São Paulo: Editora Moderna, 1997.

SEVERINO, A. J. Interface- Comunicação, Saúde e Educação. Educação e Universidade: conhecimento e construção da cidadania. V6, n10, fev. 2002.

TONIATTO, E. C. M.: Atividades investigativas: o impacto na capacidade de argumentação em alunos do ensino médio sobre eletroquímica. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.

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