A IMPORTÂNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA APLICADOS AOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA EEM ELIEZER DE FREITAS GUIMARÃES EM CAUCAIA-CE

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.M. (UFC) ; Oliveira, M. (UFC)

Resumo

Neste trabalho procurou-se identificar dificuldades, satisfações e motivações de aprendizagem em química, bem como destacar aspectos sobre a motivação para o aluno estudar. Para tanto, foi realizado uma pesquisa em uma escola pública estadual de ensino médio da cidade Caucaia-CE, com professores, grupo gestor e alunos da disciplina de química. Através das repostas obtidas nos questionários entende que a química lecionada precisa passar por uma transformação. No atual momento em que vivemos, em que a tecnologia está em toda a parte, os métodos tradicionais de ensino já não são satisfatórios para propiciar a aprendizagem. Os estudantes são deslumbrados pelo uso do computador, internet e games, neste contexto existe a necessidade de explorarmos o que agrada a estes no processo educacional.

Palavras chaves

tecnologia educacional; ensino de química; ensino médio

Introdução

O uso da informática por professores e alunos é fonte de conhecimento e estabelece oportunidade para que o aluno participe de forma mais dinâmica do processo de ensino-aprendizagem. As tecnologias mudaram o ensino e pesquisa em química e estão evidentes no comum de toda a sociedade. O uso do computador na educação trouxe questões que dizem respeito não só o seu emprego, mas particularmente sobre o uso de outras tecnologias. Está se vivendo em uma época de progressiva mudança. Como auxiliar do processo de construção da informação, o computador deve ser usado como uma máquina para ser ensinada. Hoje, a aplicação de computadores na educação é muito mais diversificada, atraente e desafiadora, do que simplesmente a de transferir informação ao aprendiz. O processo de ensino e aprendizagem com a utilização de recursos tecnológicos, em especial os computadores, torna-se mais e mais presente no contexto escolar utilizando todos os recursos disponíveis. “Tecnologia é um conjunto de discursos, práticas, valores e efeitos sociais ligados a uma técnica particular num campo particular” (BELLONI, 1997. p.53). Segundo Torrezzan e Behar (2009, p. 33-65) objeto de aprendizagem é “qualquer material digital, como, por exemplo, textos, animações, vídeos, imagens, aplicações, páginas web, de forma isolada ou em combinação, com fins educacionais”. Para Miranda e Camossa (2010), a educação escolar e o professor não têm um referencial de mundo que se compatibilize com a realidade do estudante e com seus possíveis avanços no processo de ensino aprendizagem, pois as escolas procuram avançar tecnologicamente, aderindo ao uso de mídias eletrônicas que facilitem o processo de conhecimento por parte dos alunos, mas o fazem lentamente.

Material e métodos

A pesquisa foi executada na escola da rede pública estadual, E.E.M. Eliezer de Freitas Guimarães, localizada em Nova Metrópole, Caucaia-CE. Foi elaborado um questionário relacionado ao conhecimento do uso das tecnologias no ensino de química para os professores, outro para o núcleo gestor e outro para os alunos. Na turma de 1º ano, 40 alunos responderam o questionário. Nesta escola tem dois professores de química. Requisitou-se a três colegas que são professores de química em outras escolas para responderem o questionário, somando assim cinco professores.

Resultado e discussão

Por meio da análise do gráfico 1, observou-se que na turma, onde foi questionado se as tecnologias poderiam motivar os alunos a participarem mais da aula, 97,5% informam que sim. No gráfico 2 onde foi perguntado se os alunos atuais sentem satisfeitos com aulas tradicionais (uso de pincel e lousa), 12,5% dizem nem um pouco, 72,50% pouco, 12,50% muito e somente 2,5% extremamente. Observando as respostas nota-se que na educação atual, as práticas tradicionais são bastante criticada e comum ouvir que este modelo é limitado e visto de modo negativo nas quais os alunos são pouco participativos. Perguntado se as tecnologias podem ser uma ferramenta para obter mais atenção do aluno, os cinco professores entrevistados afirmaram que sim, ou seja, observam uma grande insatisfação dos alunos com o modelo de aula tradicional (lousa e pincel). Avaliando o gráfico 3, ressalta-se que 72,5% dos alunos afirmam não necessitarem de capacitação para a utilização de ferramentas tecnológica e 27,5% afirmam que precisam. Em analise dos resultados evidenciam que mais da metade da classe acompanha o progresso dos meios tecnológicos não sendo necessária capacitação para explorar estas ferramentas. No gráfico 4, observa-se que 65% dos alunos citaram a tecnologia como aliada ao conhecimento, 27,5% acreditam que alguma vantagem tem, 7,5% afirmam que existem pouca. Esses dados deixam claro que a utilização da tecnologia em detalhes contribui para o ensino. Os professores reconhecem que a tecnologia facilita a demonstração do conteúdo de forma mais clara. Questionado ao grupo gestor se existem vantagens do uso das tecnologias no ensino de química, foi respondida que com certeza sim. A TIC veio para descomplicar o ensino e incluir qualidade para os conteúdos.













Conclusões

Perante a pesquisa e dos dados obtidos nota-se que grande parte dos alunos submetidos a aulas tradicionais deixam os mesmo entediados e desmotivados para aprender, como conseqüência, os alunos passam a ter aversão à química e a freqüência às aulas se torna um fardo que eles têm que conduzir. A conclusão desse trabalho propõe mostrar a necessidade de associar novas fontes de ensino. Aulas inovadoras com materiais diversificados, emprego de tecnologias educacionais, entre outras, aplicados aos alunos tende a fornecer mais instrumentos para serem usados pelos professores.

Agradecimentos

A Coordenação do Curso de Licenciatura Semipresencial em Química da UFC Virtual; a Direção do Polo de S.Gonçalo do Amarante; a E.E.M. Eliezer de Freitas, Caucaia- CE.

Referências

BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 2.ed. São Paulo: Editora Autores Associados, 1999.

MIRANDA, R. G.; CAMOSSA, J. P. O uso da Informática como recurso pedagógico: um estudo de caso. Disponível em:
<http://www.planetaeducacao.com.br/portal/vozdoprofessor/USO-DA-INFORMATICA-COMORECURSO_PEDAGOGICO.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2016.

TORREZAN, C.; BEHAR, P. A. Parâmetros para a construção de materiais digitais do ponto de vista do design pedagógico. In: BEHAR, P. A.(org.). Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

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