Problematizando na Química: Os impactos ambientais do CO2 no meio ambiente

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

de Sousa S, C. (UEPA) ; da Silva P, C. (UEPA) ; Braga L, T. (UEPA) ; da Costa R M, D. (UEPA)

Resumo

O presente trabalho faz abordagens sobre estudos do dióxido de carbono (CO2). Analisa o nível de conhecimento a respeito do assunto com alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino do município de Marabá – PA, através da aplicação de questionários com questões objetivas. Além de lecionar sobre a importância do CO2 no planeta, mostrou-se também na prática a liberação desse gás a partir de um experimento alternativo. Os resultados mostraram-se positivos, pois foi significativo para os alunos conhecerem os impactos ambientais causados pelo CO2 de forma positiva.

Palavras chaves

CO2,; impactos ambientais, ; ensino de química

Introdução

A química está presente em todos os seres vivos, por isso há necessidade de estuda-la e compreende-la, estuda a natureza, as propriedades e a composição da matéria (RUSSEL, 1994), também as transformações que ocorrem quando submetidas à ação de agentes físicos e/ou a presença de outras substâncias (CARVALHO, 2004). O gás carbônico (CO2) é um composto químico gasoso de difícil detecção por não possuir cheiro ou sabor, é fundamental para vida no Planeta por ser um dos compostos principais do processo de fotossíntese, as plantas e algas capturam o CO2 e liberam o oxigênio (O2), na respiração ocorre o contrário, a planta absorve o O2 e liberam o CO2. Se retirasse todo CO2 da Atmosfera, a temperatura média do planeta seria de aproximadamente – 20ºC, o que não daria suporte a vida (RENDELUCCI,2005). É importante nas industrias, na queima de combustíveis fosseis, extintores de incêndios, na efervescência de refrigerante e água gasosa, porém tudo isso em excesso pode levar à poluição do ar e chuva ácida. A Terra funciona através de um equilíbrio termodinâmico, havendo desequilíbrio no sistema irá afetar diretamente o clima, não só pelo aumento ou diminuição da temperatura média do planeta, como pelos movimentos atmosféricos e oceânicos, (Rendelucci, 2005). Desenvolveu-se uma pesquisa com o objetivo de analisar o nível de conhecimento dos alunos acerca do tema abordado para problematizar na química a importância do gás carbônico no planeta, além de demostrar na pratica através do experimento alternativo a liberação do CO2. Entende-se que experimentação no ensino é uma atividade que permite a articulação de fenômenos e teorias, e deve estar associada a realidade do aluno na tentativa de conectar as experiências cotidianas com o pensamento reflexivo. (SILVA, MACHADO e TUNES, 2010).

Material e métodos

Para a realização da pesquisa utilizou-se do método de procedimento de análise-descritiva, através das respostas dos questionários aplicados a duas turmas de alunos da 3ª série do ensino médio da escola de rede pública do município de Marabá-PA, com total de 79 alunos. O questionário possuía 8 questões objetivas, nas quais tinham a finalidade de avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre o dióxido de carbono. Utilizou-se também a demonstração do experimento alternativo, no qual pode-se perceber a reação ocorrida entre o bicarbonato de sódio (NAHCO3) e o ácido acético (CH3COOH), ao liberar o gás carbônico. Materiais empregados para a realização do experimento: 1 Becker 50mL 20mL de Vinagre (CH3COOH) Bicarbonato de sódio (NAHCO3) 1 Espátula Em um becker com aproximadamente 20mL de vinagre, adicionou-se uma espátula de bicarbonato de sódio. Ao reagirem formou bolhas efervescentes através da liberação do CO2. A equação balanceada pode ser representada da seguinte forma: NaHCO3(aq) + H4C2O2(aq) → NaH3C2O2(aq) + H2CO3(aq)

Resultado e discussão

A pesquisa está fundamentada na abordagem quantitativa, que possibilitou perceber o nível de conhecimentos dos alunos CO2. Então aplicou-se o questionário com 8 questões objetivas. Foram desconsideradas as questões com mais de uma resposta. Dos 79 entrevistados, 74,68%, disseram que já haviam estudado sobre o CO2 e 22,78%, disseram não ter estudo; ao serem questionados sobre o que é o dióxido de carbono 92,13%, sabiam o que era e apenas 1,26%, alunos não sabia o que é CO2. Devido os alunos desconhecerem os pontos positivos do CO2, 77,21% antes da realização do experimento responderam que era possível haver vida na Terra sem o CO2 e somente 10,12%, responderam que não. Após o experimento os mesmos responderam a mesma questão. Analisou-se que os alunos perceberam a importância do CO2 para haver vida na Terra, 86,07% disseram não existir vida no Planeta, enquanto que 12,65 % marcaram que existiria. Os alunos foram questionados sobre o que é fotossíntese, 24,05% sabiam e 75,94% desconheciam, pois ficaram confusos, apesar de ter estudado, não se recordavam naquele momento. 39,24% dos alunos responderam que o setor industrial de transporte, desmatamento e queima são os vilões do aquecimento global e 60,75% marcaram que é a decomposição dos seres vivos. 74,678% dos alunos disseram que compreendiam melhor os conteúdos científicos através de aulas práticas e 25,31% disseram que é através do método tradicional. No entanto 12,65% marcaram que tem aulas práticas e 86,07% não tem aulas experimentais para que possam assimilar melhor a explicação cientifica, pois as aulas práticas tem papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, por meio de seu envolvimento de forma ativa, criadora e construtiva (LEITE & LEÃO, 2010).

Conclusões

Ao analisar os questionário observou-se que os alunos possuíam notória dificuldade de assimilar a teoria científica aos fenômenos que ocorriam no cotidiano, devido a não ocorrência de aulas práticas. Percebeu-se que certos conteúdos como o estudo do gás CO2 necessitava ser estudado de forma que explorasse seus impactos ambientais positivos para o planeta Terra e como ele está presente em nosso meio. O resultado foi positivo em relação ao ensino-aprendizagem dos alunos, além de conhecerem sobre os pros do gás carbônico, que era visto como um gás maléfico ao meio ambiente.

Agradecimentos

A escola Estadual Liberdade por ceder o espaço.

Referências

CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências: unido a pesquisa e a prática. São paulo: Editora Thompson, 2004.
LEITE, Bruno Silva; LEÃO, Marcelo brito Carneiro; Andrade, Suelãnea Aparecida.Videocast: uma abordagem sobre pilhas eletrolíticas no ensino de química. Tecnologias na educação. N. 1, 2010.
RENDELUCCI, F. Efeito estufa e o gás carbônico: CO2 contribui para o aquecimento global, 2005. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/efeito-estufa-e-gas-carbonico-co2-contribui-para-o-aquecimento-global.htm. Acesso em: 09 ago. 2017
RUSSEL, J.B. Química Geral. 2. ed. São Paulo, 1994.
SILVA, R. R.; MACHADO, L. P. F.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: SANTOS, W. L.; MALDANER, O. A.:(Org.). Ensino de Química em foco. Ijuí-RS: Unijuí, p. 231-261, 2010.

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