A temática do biodiesel como Tema Gerador: uma estratégia de ensino da química no ensino médio

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Pontes, L. (UFMA) ; Antonio dos Santos Silva, H. (UFMA)

Resumo

Atualmente, é possível observar inúmeras escolas onde os conhecimentos químicos ainda são tratados de uma forma muito formal, exigindo que o aluno memorize fatos, regras e leis. Assim, a Química tão importante em nossa sociedade, acaba por despertar pouco interesse nos alunos, não contribuindo para o desenvolvimento cognitivo destes e não oferecendo uma conscientização dos seus papéis no meio socioambiental que estão inseridos. Diante disso, este trabalho objetivou a utilização da temática do biodiesel como Tema Gerador afim de estimular o interesse de uma turma do ensino médio pela matéria de química. Os resultados obtidos foram satisfatórios ao revelarem um maior interesse dos alunos nos conteúdos, sendo que 78% afirmou que o projeto os auxiliaram no entendimento da disciplina.

Palavras chaves

Biodiesel; Ensino; Temas Geradores

Introdução

A cada dia que passa mais se torna evidente a necessidade de novas metodologias de ensino com o intuito de facilitar e estimular o processo de aprendizagem na sala de aula. Esta necessidade mostra-se presente principalmente no ensino da Química, onde muitas vezes, de acordo com Schnetzler (1995), a abordagem dos conteúdos ocorre unicamente através da apresentação de leis, conceitos e fórmulas, o que afasta a disciplina do cotidiano do aluno, tornando-a insignificante para este. O primeiro passo evidente a ser tomado seria a busca por novas pedagogias contextualizadas de ensino da química que vão além da ministração dos conteúdos teóricos. Uma abordagem consistente seria a de Temas Geradores, proposto por Paulo Freire, em sua obra Pedagogia do Oprimido. Segundo Tozoni-Reis (2006), tais temas serviriam como problematizadores de situações, constituindo-se de conteúdos sociais e políticos que representam sentido para a vida dos alunos, possibilitando a estes o entendimento da realidade, do ambiente em que vivem e sua conexão com os conteúdos escolares. Dentre as inúmeras temáticas aplicáveis, a do biodiesel é uma das quais apresenta mais potencial, pois contextualiza diversos pontos e desafios atuais, abrangendo a utilização de tecnologias mais eficientes e buscando envolver as esferas econômicas, sociais e ambientais (VASCONCELOS e LIMA, 2010). A partir do exposto, este trabalho tem como objetivo aplicar um método de ensino aprendizagem com alunos do ensino médio através do processo de obtenção do biodiesel com base na metodologia freireana dos tema geradores, sendo o foco principal estimular o interesse dos alunos pela disciplina de Química através de uma contextualização dos diferentes meios em que estes estão inseridos com os conteúdos teóricos.

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado no Centro de Ensino Gonçalves Dias, localizada no município de São Luís, com uma turma de alunos do terceiro ano do ensino médio. Primeiramente, aplicou-se um questionário contendo nove questões objetivas e discursivas. Tal questionário objetivava identificar os pontos mais problemáticos dentro da temática do trabalho, afim de promover uma revisão da metodologia a ser aplicada. Após a coleta e análise dos dados, foram ministradas quatro aulas expositivas dentro do período de dois meses a fim de promover aos alunos a devida contextualização da temática biodiesel, partindo desde a problemática da poluição até o procedimento reacional. Em seguida, uma palestra foi ministrada a respeito dos principais biocombustíveis no Brasil, onde debateu-se o grande potencial da obtenção do biodiesel a partir de matérias-primas alternativas e sua importância ambiental. Por fim, confeccionou-se um painel expositivo a respeito de todas as etapas de obtenção do biodiesel com o intuito de proporcionar uma melhor visualização dos conteúdos debatidos na palestra por parte dos alunos. É importante ressaltar que dentro destas discussões, pontuou-se constantemente todos os aspectos químicos presentes, agindo assim de acordo com a metodologia dos temas gerados de Paulo Freire ao realizar a ministração dos conteúdos químicos dentro de uma perspectiva global próxima e de interesse dos alunos. Como forma de analisar o desempenho do trabalho, aplicou-se por fim um questionário sobre o biodiesel contendo oito questões, sendo cinco destas questões similares àquelas presentes no primeiro questionário aplicado e três relacionadas aos conteúdos estudados em sala que possuíam relação com o biodiesel afim de verificar o desenvolvimento dos alunos.

Resultado e discussão

Verificou-se no primeiro questionário que 85% dos alunos nunca havia ouvido falar dos biocombustíveis ou biodiesel antes, sendo que 68% dos que já tiveram um contato com a temática tiveram a partir da internet ou televisão. Estes dados evidenciam que o tema biodiesel é pouco debatido e abordado na sala de aula. Durante as aulas expositivas ministradas afim de favorecer uma contextualização prévia dos problemas ambientais existentes, notou-se uma grande participação e interesse por parte dos alunos através da inclusão destes no debate e a constante realização de perguntas que foram devidamente respondidas. Durante a palestra sobre as formas de biocombustíveis, com ênfase no biodiesel, os alunos levantaram diversas discussões relacionadas ao meio em que vivem, além de perguntas que buscavam a interligação dos assuntos debatidos com os conteúdos estudados na disciplina. Através da exposição do painel com os processos reativos do biodiesel, observou-se da parte dos alunos uma maior assimilação das etapas da reação de transesterificação, assim como do papel de todos os componentes da reação. No questionário final, quando exigida a definição de biocombustível, 67% respondeu de forma coerente; quando questionados se o projeto os auxiliou numa maior assimilação dos conteúdos da disciplina, 70% dos alunos respondeu que sim e 100% afirmou ter se interessado pela temática do biodiesel. Por fim, com relação as três questões inter-relacionadas com os conteúdos teóricos, 100% dos alunos acertaram as questões. Estes dados evidenciam não só um interesse dos alunos pela temática aplicada, como um acentuado desenvolvimento destes na assimilação dos assuntos dos conteúdos teóricos da disciplina e também dos referentes ao biodiesel, demostrando válida a abordagem realizada com os mesmos.

Figura 1

Alunos durante a realização de aula expositiva

Conclusões

Através das atividades realizadas com os alunos, observou-se um desenvolvimento destes com relação a assimilação dos conteúdos da disciplina, ao passo que 70% afirmou que o projeto os auxiliou. Além disso, observou-se um interesse dos alunos com a temática do biodiesel, evidenciando como válida a sua utilização como Tema Gerador afim de oferecer uma abordagem dos conteúdos teóricos de forma interdisciplinar e contextualizada.

Agradecimentos

À CAPES, UFMA e à escola Gonçalves Dias pelo apoio e suporte.

Referências

SCHNETZLER, R. P. Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química. Química Nova na Escola, 1: 27-31,1995.

TOZONI-REIS, M. F. de C. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar, Curitiba, n. 27, p. 93-110, 2006. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n27/a07n27.pdf. Acesso em: 10 maio 2017.

VASCONCELOS, T. B.; LIMA, R. M. Biodiesel: uma possibilidade de interdisciplinaridade na Química e as concepções dos professores de Ensino Médio de Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil. VÉRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 12, n. 2, p. 113-133, 2010.

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