CONHECENDO O SISTEMA ISO DE QUALIDADE: Uma abordagem para o Ensino Médio

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Souza, K.S. (UFAM) ; Wiedemann, L.S.M. (UFAM) ; Borges, D.K.G. (UFAM) ; Arcanjo, R.C.V. (UFAM) ; Júnior, I.M.S. (UFAM) ; Santos, A.C. (UFAM) ; Rodrigues, D.S. (UFAM) ; Alves, C.C.F. (UFAM)

Resumo

O trabalho trata de uma atividade de extensão dentro do ensino de química, que visou trabalhar o tema ISO nas escolas públicas da cidade de Manaus. O tema sistema ISO de qualidade foi escolhido por ser uma temática atual, diretamente relacionada ao cotidiano, entretanto, de pouco conhecimento da população em geral e também dos graduandos do curso de química. Participaram da execução do trabalho 05 alunos de graduação. Da realização foram visitadas 05 escolas públicas de Manaus, que atendem ao ensino médio e 305 alunos participaram das atividades promovidas nas escolas. Os resultados foram bastante satisfatórios desde a recepção do projeto até o alcance dos objetivos em levar informação, promover o debate e desenvolver a criticidade dos alunos do ensino médio público de Manaus.

Palavras chaves

Criticidade; Sistemas de Qualidade ISO; Ensino de Química

Introdução

No contexto atual exige-se do aluno cada vez mais um posicionamento perante a sociedade, logo as escolas não podem atuar como coadjuvantes no processo de formação do cidadão, mas atuar de forma eficaz no desenvolvimento das capacidades e habilidades dos alunos, entre elas de tomada de decisão, por meio das interações sociais vivenciadas na escola, ultrapassando a barreira do comodismo e possibilitando-o agir criticamente perante a sociedade (Medicis e Zago, 2008). Desta forma, o tema sistema ISO de qualidade foi escolhido por se tratar de um tema atual, ligado ao sistema de desenvolvimento econômico e tecnológico, e com impacto social, uma vez que a qualidade está diretamente ligada ao cotidiano das pessoas (Soares et. al, 2012). É comum ao andarmos na rua, consumirmos um produto ou até mesmo em propagandas nos meios de comunicação, nos deparar com símbolos e dizeres que o serviço ou produto em questão possui o sistema “ISO” de qualidade. A maioria da população não faz ideia do que isto significa. Não sabe se este sistema é uma obrigatoriedade e também, se beneficia o produto e/ou serviço consumido. O intuito do projeto não foi abordar os requisitos técnicos do sistema, e sim abordar a parte informativa de interesse do cidadão, seus impactos no dia-dia, dentre eles a importância do consumidor, os cuidados ambientais relacionados a ISO 14000, a questões de confiabilidade de resultados da ISO 17025 como os usados em resultados de exames, componentes de produtos alimentícios entre outros, promovendo assim informação e contribuindo para tornar os cidadãos mais críticos, que possam promover mudanças na sua escola e vida.

Material e métodos

Após os discentes realizarem uma vasta revisão da literatura sobre a temática do projeto, e realizarem várias discussões sobre o tema, foi elaborado o material de divulgação (folder), contendo informações como: conceitos de qualidade, em que realmente isto impacta no nosso cotidiano, o que significa comprar um produto/serviço com este selo, se o mesmo garante 100% de segurança em aplicabilidade, entre outros tópicos. Foi elaborada uma palestra informativa, utilizando recursos audiovisuais visando apresentar o conhecimento de qualidade, onde foram consideradas as necessidades do cotidiano relacionadas a qualidade para um desenvolvimento de senso crítico sobre o tema em questão. Por fim, elaboraram um questionário para verificar se os objetivos do projeto foram atingidos, bem como, a satisfação da comunidade escolar em participar das atividades do projeto. Ao todo participaram do projeto 305 alunos de ensino médio, de cinco escolas públicas de Manaus. Além dos 05 alunos de graduação que desenvolveram o projeto.

Resultado e discussão

Participaram do projeto 305 alunos de 05 escolas públicas de Manaus com idades que variaram entre 15 e 30 anos, todos do Diurno. A recepção das atividades nas escolas foi bastante positiva e os alunos afirmaram que o tema desenvolvido é muito interessante. Um fato que vale destaque é que uma maioria de 95% dos estudantes nunca havia ouvido falar sobre ISO ou os que já tinha ouvido não sabiam explicar do que se tratava, o que reforça a necessidade de atividades nas escolas que trabalhem temas atuais e de importância no cotidiano do cidadão. Um dos assuntos abordados no trabalho foi sobre a importância do consumidor para o sistema ISO de qualidade, visando promover a criticidade e tomada de decisão dos cidadãos. O que se viu foi que muitos tinham dúvidas de qual o seu papel dentro do sistema de qualidade e como isso afeta a população. Atribuímos a este resultado a falta de informação e pela temática não ser comum nas escolas. A figura 01 mostra o resultado. Em relação a compreensão das três ISO abordadas: ISO 9000, ISO 14000 e ISO 17025 foi elaborada uma questão com 10 alternativas, onde três alternativas estavam corretas, considerou-se como satisfatório o acerto de pelo menos duas alternativas, visto que estas tratavam de forma geral do entendimento e diferenciação básica do sistema ISO de qualidade, bem como da importância do mesmo para a sociedade. O resultado mostra que os alunos compreenderam bem o sistema ISO de qualidade, sua importância e relevância para a sociedade, pois um total de 76% dos alunos acertou entre duas e três alternativas corretas. A figura 02 retrata o resultado. Deste modo, é salutar iniciativas que levem aos alunos do ensino médio assunto atuais, que promovam a criticidade, sanando dúvidas e promovendo debates.

Figura 01

Papel do Consumidor

Figura 02

Sistema ISO de Qualidade

Conclusões

Ações que envolvam temáticas atuais e cotidianas são fundamentais para o desenvolvimento crítico do cidadão, e é papel da escola participar ativamente desse processo, por meio de ações informativas e integradoras do conhecimento. Os resultados mostraram que os objetivos foram alcançados e que a informação acerca do sistema ISO de qualidade e do seu papel para a sociedade promoveu reflexões e debates, aproximando a Universidade das Escolas Públicas de Manaus.

Agradecimentos

Universidade Federal do Amazonas - UFAM Pró-Reitoria de Extensão - PROEXTI Instituto de Ciências Exatas - ICE Departamento de Química - DQ

Referências

SOARES et al. A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidade, Monografias Ambientais REMOA/UFSM, v.8, n. 8, p. 1858-1869, 2012.
Medicis e Zago, A formação do cidadão crítico: análise de uma unidade escolar. Revista Multidisciplinar da UNIESP - Saber Acadêmico, n. 06, 2008.

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