EDUCAÇÃO ALIMENTAR: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SOBRE OS BONS E MAUS HÁBITOS ALIMENTARES

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, D.S.C. (UEPA) ; Costa, A.P.A. (UEPA) ; Costa, W.C.L. (UEPA)

Resumo

A alimentação é uma necessidade básica dos seres humanos, sendo assim inerente a existência da vida, atualmente há uma grande preocupação de especialistas da área de alimentos e nutrição, em relação a grande variedade de produtos industrializados consumidos que tornam a alimentação desequilibrada. O presente trabalho executou atividades com crianças de uma turma do 3º ano do ensino fundamental, que proporcionou os alunos conhecerem a origem e como determinados alimentos são manuseados, na perspectiva de demonstrar práticas e hábitos alimentares saudáveis e a importância de se ter uma boa alimentação.

Palavras chaves

Hábitos alimentares; Alimentação ; Produtos industrializados

Introdução

A divulgação de bons hábitos alimentares é importância nas series iniciais, pois pode-se estabelecer bases para a vida. Além de que é nessa fase que a criança tem contato com inúmeros alimentos e na maioria das vezes passa a consumir de forma permanente (ORNELLAS, 2007).Os maus hábitos alimentares causam inúmeros problemas de saúde, atualmente destacando-se a obesidade como um dos principais, não somente no Brasil, mas em vários outros países. Nos dias atuais a obesidade não é um mal que acomete apenas adultos, pois crianças e adolescentes são os que mais estão sendo atingidos (MALTA et al., 2014). Com base nisso, foram desenvolvidas atividades que objetivaram demonstrar os bons e maus hábitos alimentares, sendo a principal a construção de uma mini horta pelos próprios alunos, para que visualizassem a facilidade de mudar os maus hábitos alimentares e utiliza-la para diversos fins educacionais. A horta além de gerar alimentos à escola, é uma ferramenta interdisciplinar, pois é possível trabalhar nela diversas áreas de conhecimento, a exemplos de cálculos matemáticos, em relação a acidez do solo na área de Ciências, a respeito de formas de plantio em terrenos férteis na parte de biologia e questões econômicas que a horta pode gerar (FIOROTTI et al., 2011; GUEDES, 2015).

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado com alunos pertencentes a uma turma de 3º ano do ensino fundamental da E.M.E.F Zacarias Castro de Araújo, localizada no município de Salvaterra na ilha de Marajó - PA. A intervenção metodológica realizou-se em 2 (duas) etapas: PRIMEIRA ETAPA: De início foi executado uma palestra com o auxílio de recursos multimídias (Computador e Datashow), onde foi abordado os bons e maus hábitos alimentares, juntamente com exemplos de alguns alimentos saudáveis e não saudáveis, dentre eles, frutas e enlatados. SEGUNDA ETAPA: Em seguida, foi aplicado um questionário objetivando descobrir os hábitos alimentares dos estudantes envolvidos no projeto. Por fim, foi construído uma mini horta com a ajuda dos alunos, utilizando-se de materiais reutilizados como pneus e madeiras. Onde plantou- se Couve (Brassica oleracea), Cheiro Verde (Petrolinum sativum), Alface (Lactuca sativa) e Jambu (Spilanthes acmella) para a complementação da merenda da escola.

Resultado e discussão

Durante a execução da palestra, percebeu-se que os alunos já possuíam conhecimento sobre o tema abordado pois quando indagados se era recomendado tomar refrigerante todos os dias, foram unanimes em afirmar que não. O questionário conteve 5 perguntas que foram respondidas por 17 alunos. Quando indagados quantas vezes por dia você come? 47% responderam que o ideal é comer duas vezes ao dia, de acordo com seus hábitos alimentares quantas vezes você consome os seguintes alimentos: carne; vegetal; frutas; doce e salgado, 64% afirmaram que comiam carne as vezes, 47% sempre comiam vegetais, 64% comiam frutas as vezes, 70% comiam as vezes doces e 52% comiam salgados as vezes. Quantas vezes você consome alimento em forma de fritura durante a semana? 29% disseram que pelo menos uma vezes. São servidas frutas na merenda da escola? 47% dos alunos responderam que as vezes sim e apenas 5,8% afirmaram que sempre servem, a última pergunta era o que você mais gosta de tomar: refrigerante; suco ou água? 47% preferem ingerir suco. Durante a construção da mini horta pode- se observar a participação ativa dos alunos em alguns detalhes como na pintura de suportes, no plantio das mudas e no cuidado do solo. Além de que durante essa fase foi possível divulgar a importância da reutilização para a conservação do meio ambiente.

Conclusões

Diante disto conclui-se que a utilização de atividades práticas com recursos de baixo custo e materiais reutilizados são ferramentas eficazes que podem ser utilizadas nas escolas para se ensinar Ciência, pois possibilitam alertar sobre problemas ambientais. Além disto, a mini horta proporcionou a divulgação no ambiente escolar de bons hábitos de alimentares contribuindo significativamente para a conscientização dos estudantes.

Agradecimentos

Referências

FIOROTTI, J.L.; CARVALHO, E.S.S.; PIMENTEL, A.F.; SILVA, K.R. Horta: a importância no desenvolvimento escolar. Anais...XIV Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica. Universidade Vale do Paraíba, 2011. Disponível em: < http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2010/anais/arquivos/0566_0332_01.pdf. >. Acesso em: 01 de Ago. 2017.

GUEDES, N. P. A influência da tecnologia para o sedentarismo de estudantes no ensino fundamental. 2015. Disponível em: < HYPERLINK "http://repositorio.uniceub.br/handle/235/7546" http://repositorio.uniceub.br/handle/235/7546 >. Acesso em: 15 de Abr. 2017.

MALTA, D.C.; ANDRADE, S.C.; CLARO, R.M.; BERNAL, R.T.I.; MONTEIRO, C.A. Evolução anual da prevalência de excesso de peso e obesidade em adultos nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal entre 2006 e 2012. REV BRAS EPIDEMIOL SUPPL PeNSE. p. 267-276, 2014.

ORNELLAS, L.H. Técnica Dietética: Seleção e preparo de alimentos. 8 ed. São Paulo: Atheneu, 2007.

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