Uma perspectiva metodológica para utilização de Textos de Divulgação Científica no Ensino de Química a partir do Tema Transversal saúde.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Fernandes, E.A. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, S.C.S. (UFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L.B. (IFMA/CAMPUS CODÓ)

Resumo

Os Temas Transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino médio buscam atender práticas educacionais voltada para a construção da cidadania. Assim, materiais como os Textos de Divulgação Científica (TDC), que articulem a transversalidade com os conteúdos químicos da educação básica são almejados para execução da atividade docente. Neste trabalho, o TDC Colesterol 14, publicado na revista Ciência Hoje, foi utilizado para contextualização do conteúdo Álcoois, a partir da abordagem do Tema Transversal, Saúde. Questionários foram aplicados, totalizando cerca de 300 respostas dos alunos. Cerca de 90% da frequência das respostas foram positivas quanto a utilização do TDC em sala de aula, o que sugere uma contribuição efetiva dos TDC para fins didático-pedagógico.

Palavras chaves

Ensino de Química; Divulgação Científica; Temas Transversais

Introdução

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN orientam sobre a necessidade de se trabalhar os conhecimentos químicos de forma contextualizada utilizando situações problema que possibilitem espaços para discussões sobre as aplicações e implicações do desenvolvimento advindo da ciência na evolução tecnológica e social (BRASIL, 2004). O comprometimento com a formação para cidadania necessariamente exige uma situação educacional direcionada para a compreensão da realidade social, individual, coletiva e ambiental. É nessa perspectiva que as questões da Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da Saúde e da Orientação Sexual foram incorporados como Temas Transversais. Assim diante das novas concepções de ensino, cujo objetivo é formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade, os Textos de Divulgação Científica podem se constituir em um importante recurso didático que complementa materiais tradicionais, desde que seu uso seja mediado por professores, proporcionando discussões consistentes em sala de aula (DIAS, et al. 2016). Sob essa perspectiva, o presente trabalho apresenta os resultados da aplicação do TDC Colesterol 14, publicado na revista Ciência Hoje, na seção “Mundo de Ciências” para a contextualização do ensino de química com ênfase no conteúdo de Álcoois abordando o Tema Transversal Saúde, com enfoque na avaliação da proposta. Com a análise da proposta depreende-se a importância do funcionamento do TDC e a produção de sentidos para estudantes e professores.

Material e métodos

Inicialmente foram selecionados artigos da seção “Mundo de Ciência”, da revista Ciência Hoje entre os anos de 2009 a 2014, objetivando fazer um recorte de textos que possuíssem elementos viáveis a ser direcionados ao ensino básico de Química. A aplicação da proposta didática foi realizada em uma turma do 3º ano do ensino médio com a participação de 30 alunos. A proposta de ensino com a utilização do TDC ocorreu em três momentos e foi realizada em parceria com o professor de química, sistematizada por um plano de aula que correlacionasse o conteúdo escolhido com tema transversal Saúde. Em seguida, investigou-se a contribuição dos TDC no entendimento do conteúdo químico estudado e a validação da proposta de ensino a partir da aplicação de questionários no formato da escala Likert com 10 questões, constituídos de cinco alternativas de concordância (A) - Concordo Fortemente, (B) - Concordo, (C) - Indiferente, (D) - Discordo e (E) – Discordo Fortemente, em escala likert foram aplicados. No primeiro momento os alunos responderam a questionário de conhecimentos prévios sobre o assunto abordado, seguida por uma aula expositiva e dialogada sobre o conteúdo Álcoois. Após a exposição do conteúdo ocorreu a leitura individual e compartilhada do TDC onde os alunos puderam identificar termos desconhecidos, esclarecer dúvidas e Discutir e socializar as informações encontradas no texto. Ao final da aula os alunos responderam ao questionário de avaliação da proposta e conhecimentos específicos sobre o conteúdo estudado. Os dados foram analisados quanto à frequência das respostas atribuídas, pautadas no trabalho de Dias (2016) e para uma melhor visualização os resultados foram destacados na forma de gráficos.

Resultado e discussão

A proposta de utilização dos TDC, selecionados e caracterizados da seção “mundo de ciência” da revista Ciência Hoje no período de 2009 a 2014, foi validada pela elaboração de uma proposta de ensino, seguida por análise de cunho qualitativo, com base em questionários (escala likert), que foram aplicados antes e após a aula de aplicação do TDC. A análise da proposta totalizou cerca de 300 respostas no total, Na Tabela 1, estão dispostos os dados resultantes da análise da viabilidade da proposta, que para uma melhor visualização foi representada pela freqüência percentual absoluta sobre a impressão dos alunos sobre o uso do TDC. Cerca de 90% da frequência das respostas dos alunos para a avaliação da proposta foram atribuídos para as respostas A e B que correspondem aos níveis de concordância positivos. As respostas indiferente, discordo e discordo fortemente apresentaram um total de atribuições menores que 15%. Assim, percebe-se a significância da proposta para utilização com fins didático-pedagógico dos Textos de Divulgação Científica, haja vista que não só conteúdos químicos foram tratados no estudo e aplicação do TDC, que abordou temáticas ambientais, sociais e tecnológicas respectivas a áreas afins da disciplina em foco. Na Figura 1, os dados quanto à avaliação da proposta são distribuídos e destacados nos pontos mais significativos. Os valores são satisfatórios quanto á aplicação da proposta, visto que as opções em destaque são relativas aos níveis de concordância positivos, que permitem a confirmação do potencial deste tipo de gênero no âmbito educacional respectivo à Química. Os TDC podem atender de forma eficiente as recomendações dos PCN, quanto à ampliação da discussão sobre questões atuais dentro da sala de aula.

Tabela 1

Frequência absoluta das repostas para o questionário após a aplicação da aula com o TDC.

Figura 1

Histograma e polígono de frequência relativa das respostas dos alunos para a avaliação da proposta de ensino.

Conclusões

As análises dos dados obtidos indicam que a utilização de materiais de Divulgação Científica, direcionados a fins didático-pedagógicos, utiliza uma linguagem característica e diferenciada dos materiais didáticos tradicionais, uma vez que abordam temas atuais podendo ser explorados de forma significativa no ensino de Química. O TDC “Colesterol 14” possibilitou a articulação do tema transversal saúde, que de acordo com os parâmetros curriculares se constitui como prática importante e adequada para ser inserida à educação escolar.

Agradecimentos

Ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA, ao IFMA/Campus Codó, à UFMA/ Campus Codó e à CAPES/PIBID pela bolsa concedida.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Pcn+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 2004.

DIAS, G. R., SILVA, J. M., BENTO, J. I. M., CANTANHEDE, S. C. da S., CANTANHEDE, L. B. Textos de divulgação científica: análise e caracterização para utilização no ensino de matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática. v. 11, n. 1, 2016.

SALEM S., KAWUAMURA, M. R. “As perguntas dos leitores nas revistas de divulgação científica : possíveis contribuições ao ensino de física”. In: Atas do II Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências, 1999, Valinhos, SP.

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