Interpretação de conceitos de ciência e tecnologia como ferramenta de aprendizagem científica numa sociedade tecnológica

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Ferreira, F.R.F. (UECE) ; Cavalcante, T.R. (UECE) ; Costa, M.M.M. (UECE) ; Nascimento, A.C.O. (UECE) ; Albuquerque, V.R.P. (UECE) ; Oliveira, M.S.C. (UECE)

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo, nos mostrar os impactos atuais da ciência e tecnologia na sociedade abordando temas frequentes no nosso dia a dia. Tem como metodologia, a aplicação do Questionário de Opiniões sobre CTS, do projeto PIERACTS, com o intuito de verificar o conhecimento científico dos respondentes a cerca da ciência e tecnologia em uma sociedade globalizada. Com os resultados obtidos, podemos inferir que o conhecimento dos alunos, em um contexto geral, está um pouco abaixo do esperado. Por isso a Educação Tecnológica se faz cada mais vez necessária para essa e as próximas gerações, já que o mundo hoje vive a era digital.

Palavras chaves

CIÊNCIA; TECNOLOGIA; SOCIEDADE

Introdução

Em um mundo conectado, em que a comunicação sobre CTS tornou instantânea, se faz necessária uma certa precaução dos professores em torno do tipo de conhecimento a ser difundido em sala de aula e também a respeito dos conhecimentos que os alunos adquirem e trazem à tona durante as aulas. Sendo assim, é de extrema importância que o aluno adquira o potencial de distinguir o que é proveitoso e o que é pueril, o que acrescenta e o que empobrece suas percepções. Se utilizando desse argumento, notamos que o professor carrega grande responsabilidade nessas questões, pois ele vai servir de recurso para gerar esta nova compreensão. A CTS hoje, mostra-se como uma análise crítica e interdisciplinar da ciência e da tecnologia em uma contextura social, que pretende apreender os fatos gerais em relação ao científico-tecnológico. Hoje, em se tratando de ciência e tecnologia a respeito das condições de vida humana, percebemos que elas vão para além da esfera acadêmica e se transmutam em focos de atenção e interesse da sociedade (Santos & Mortimer, 2011). A CTS firma-se como um trio complexo que necessita de uma análise a respeito de sua correlação e suas implicações, (SANTOS & MORTIMER, 2001). Neste trabalho, veremos as interações entre estas áreas e a forma como as mesmas se manifestam no nosso cotidiano. E assim, utilizando como base os resultados que obtivemos, veremos a relevância e o impacto que elas causam em nosso dia a dia.

Material e métodos

Este trabalho foi o resultado junto a turma do Curso Ciência, Tecnologia e seus Impactos Sócio-Ambientais, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maracanaú em conjunto ao Curso de Química da Universidade Estadual do Ceará, através do projeto de extensão CTS: Construindo Aprendizagens Significativas, coordenado pela Profa. Dra. Micheline Soares Costa Oliveira. O presente trabalho contou com o apoio de 15 participantes, entre eles alunos do ensino técnico e servidores da SETEC. Foram realizados 4 encontros durante o curso, que explanava a cerca dos benefícios da ciência no desenvolvimento de novas tecnologias e seus impactos sociais e ambientais. Após a realização do curso, foi aplicado questionário e Opiniões sobre a Ciência e a Tecnologia (COCTS) do Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS), baseado no modelo de respostas múltiplas e na escala de Likert (VÁZQUEZ et al., 2005), utilizado para analisar os conhecimentos sobre a temática ciência e tecnologia.

Resultado e discussão

Os resultados gerais dos índices atitudinais em relação a essas questões foram positivos, apesar da quantidade inesperada de IA negativos. Isso significa que, em sua maioria, os entrevistados, talvez não possuam uma visão crítica dos efeitos da tecnologia sobre a sociedade, no que diz respeito a relação ciência e tecnologia em confronto com a moral mediante as situações anteriormente propostas. O gráfico 1 apresenta as respostas sobre a questão 40221 que trata da moral sobre questões de tecnologia, onde os respondentes mostraram-se acreditam que as descobertas científicas e o avanço da ciência e da tecnologia podem nos deixar mais informados, para decidir sobre temas acerca da vida. O gráfico 2 mostra os índices atitudinais da questão 40531, que indaga sobre a tecnologia melhorar o nível de vida das pessoas, nesse item as repostas foram 100%, pois todos acreditam que a tecnologia quando bem aproveitada melhora e muito a qualidade de vida das pessoas. Os gráficos 1 e 2 apresentam os Ias das questões analisadas, e analisando-os foi possível refletir que os entrevistados possuem opiniões muito próximas, porém esses dados estão muito abaixo dos resultados obtidos por Silva (2013), quando este realizou o mesmo procedimento com alunos com ensino médio. Podemos atribuir esse fato a faixa etária dos nossos respondentes, que são de uma geração anterior aos de hoje nascidos na era digital.

Gráfico 1

Questão sobre a ciência e tecnologia em questões morais

Gráfico 2

Questão sobre a ciência e tecnologia na qualidade de vida dos seres humanos.

Conclusões

Os participantes do Curso SETEC, não visualizando apenas as médias de um modo individual e sim no contexto geral estão eventualmente regulares, o que significa que eles estão com uma visão atualizada sobre o tema ciência e tecnologia. Porém os mesmos apresentaram pequenas preocupações com o futuro tecnológico do planeta.

Agradecimentos

Agradeço a Universidade Estadual da Ceará, e a Proex por me possibilitar a oportunidade de ingressar nesta área.

Referências

SANTOS, W. L. P & MORTIMER, E. F. Tomada de Decisão para ação Social responsável no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, (7)1, 95-111, 2001.

SILVA, M. A. F. B. da. Crença em ciência e Tecnologia: Estudo do impacto de material ensino de CTS em Curso de EAD. Centro Federal de Educação Tecnológia do Rio, PPCTE, Dissertação de Mestrado, 2013.

VÁZQUEZ, A., MANASSERO, M. A., ACEVEDO, J. A. Quantitative analysis of complex multiple-choice items in Science Technology and Society: item scaling. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 7(1), 1-29, 2005.

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