Uma Proposta Metodológica Baseada na História da Ciência Aliada à Experimentação para o Ensino de Reações Químicas

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Cabral Rotsen, W.F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Wagner Bechir Diniz, V. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; de Brito Silva, M.D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

A disciplina química por seu grau de abstracionismo e complexidade causa em muitos alunos certa aversão, já que estes sentem dificuldade para compreender alguns assuntos, principalmente reações químicas. No trabalho foi proposta uma metodologia alternativa, com a utilização da História da Ciência aliada à experimentação para facilitar o processo de ensino-aprendizagem aos alunos do Ensino Médio. Espera-se proporcionar uma aula dinâmica, com participação dos alunos, onde o professor realiza práticas experimentais e as contextualiza, sendo uma proposta para o ensino de reações químicas.

Palavras chaves

História da Ciência; Ensino de Química; Experimentação

Introdução

A química é uma disciplina que os alunos acham difícil e complicada de entender, devido ao seu alto grau de complexidade e abstracionismo (SILVA, 2011) e a partir do momento em que os alunos se deparam com assuntos abstratos, como as reações químicas, e não compreendem o mínimo requerido para o assunto, a ciência tende a se tornar mais difícil para eles, gerando aversão pela disciplina. Esta aversão pode ser causada pelas metodologias de ensino utilizadas pelo professor, na qual não procura fazer com que os alunos debatam as causas dos fenômenos ou estabeleçam relações causais, nem tampouco entendam os mecanismos dos processos que estudam (LIMA; BARBOSA, 2015). Deste modo, alunos do Ensino Médio tendem a não saber onde e como podem aplicar este conhecimento em suas vivências. Assim como na maioria dos casos, os alunos não são iniciados para a importância da ciência, ocasionando o desconhecimento total de como e em quais contextos socioculturais as reações químicas começaram a ser estudadas. No aprendizado de reações químicas, é importante a utilização de metodologias que incluam a experimentação e a História da Ciência. O uso da experimentação em conjunto com a História da Ciência forma cidadãos críticos (DUARTE, 2004), pois durante as práticas, os alunos estão sujeitos à questionamentos tanto sobre o experimento que estes realizam, quanto a filosofia, o desenvolvimento e o contexto histórico-social da época da descoberta. O presente trabalho tem por finalidade propor uma metodologia alternativa, a qual busca facilitar o processo de ensino- aprendizado nas aulas de reações químicas, assim como apresentar uma aula mais dinâmica, interativa e agradável para o aluno. Tal prática pode ser desenvolvida para alunos do primeiro ano do Ensino Médio.

Material e métodos

Esta proposta consiste em dois momentos de aplicação: Sala de aula e laboratório multidisciplinar. Para a sala de aula é necessário quadro branco, pincéis, projetor e computador. Neste momento, será abordado os seguintes tópicos de reações químicas, tais como: fenômenos químicos e físicos, classificação das reações químicas, fila de reatividade, leis das reações químicas e balanceamento. Para facilitar o aprendizado dos alunos, devem-se abordar estes assuntos de maneira dinâmica e principalmente de forma contextualizada, a fim de que os alunos possam ver aplicações destes temas em seus cotidianos. O segundo momento se dará no laboratório multidisciplinar da escola, no qual será realizado experimentos clássicos de reações químicas, para demonstrar o que foi aprendido em sala de aula na prática. Durante o preparo e a realização dos experimentos, os alunos serão questionados sobre os processos que ali ocorrem, com o propósito de fazer uma verificação prévia se o aluno compreendeu o assunto tratado. Também será feita a contextualização dos experimentos, abordando os fatos histórico tais como: o cientista que propôs e realizou, quando e em qual contexto sociocultural o período da descoberta se encontrava, promovendo assim, a humanização da matéria e tornando-a menos abstrata. Ao final, o professor pode aplicar uma avaliação, com o intuito de comprovar a efetividade do método.

Resultado e discussão

Após a aplicação da metodologia, acredita - se que os alunos terão maior participação nas aulas de reações químicas, uma vez que estas serão mais interativas e possibilitarão o desenvolvimento de atividades experimentais. Considera-se que com a utilização da História da Ciência, os alunos terão maior facilidade para assimilar o conteúdo, e consequentemente obterão melhores notas em avaliações escolares. Espera-se também que os alunos tenham maior facilidade para aplicar as reações químicas tendo como base o cotidiano, pois o diálogo professor - aluno será maior durante a aula, proporcionando que esses alunos tornem - se mais questionadores, o que possibilitará sanar significativa parcela de suas dúvidas a respeito do tema. Durante o segundo momento no laboratório multidisciplinar, acredita-se que os experimentos despertarão ou aguçarão a curiosidade dos alunos a respeito da química e suas aplicações. Espera-se também grande participação e atenção dos alunos, por ser uma aula prática. Se a metodologia proposta provar-se eficiente, espera-se contribuir para amenizar a grande dificuldade dos professores para ensinar as reações químicas, porque ela contém elevado grau de abstração tornando-se difícil para os alunos. Com a utilização da experimentação aliada à História da Ciência, o conteúdo torna-se mais fácil de assimilar, assim, o aluno terá maior participação, além de gerar maior dinamismo durante a aula.

Conclusões

Desta forma o uso de História da Ciência aliada à experimentação torna-se relevante no ensino de reações químicas, pois compõem diversos aspectos necessários para um bom aprendizado, promovendo maior socialização e relação professor-aluno. A História da Ciência aliada à experimentação para o ensino de reações químicas é uma possível solução para que a grande dificuldade em fazer com que os alunos compreendam tal assunto e suas aplicações sejam contempladas de forma clara, para o entendimento do conhecimento científico.

Agradecimentos

Referências

DUARTE, MARIA DA CONCEIÇÃO. A História da Ciência na Prática de Professores Portugueses: Implicações Para a Formação de Professores de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 3, p. 317-331, 2004.

LIMA, JOSÉ OSSIAN GADELHA DE; BARBOSA, LÍDIA KÊNIA ALVES. O ensino de química na concepção dos alunos do ensino fundamental: algumas reflexões. Exatas Online,Vitória da Conquista v. 6, n.1, pág. 33-48, abril, 2015.

SILVA, AIRTON MARQUES DA. Proposta para Tornar o Ensino de Química Mais Atraente. Revista de Química Industrial, Rio de Janeiro, v. 79, n. 735, p 7-12, 2011.

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