A contextualização no Ensino de Química através de textos presentes nos livros didáticos.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, F.S. (UEAP) ; Monteiro, G.B. (UEAP) ; Brito, D.C. (UEAP)

Resumo

Diante dessas dificuldades encontradas pelos professores, buscam-se novas metodologias que venham ser viáveis e que além de despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Química possam compreender os conteúdos e associá-los a sua vida cotidiano. O objetivo principal desta pesquisa e verificar a importância da utilização de textos presentes nos livros didáticos como forma de contextualizar o ensino de química. Os resultado obtidos através dos textos didáticos e uma questionários aplicados em sala de aula aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Amapaense,em Macapá-AP, mostram que os textos didáticos ajudam o professor de química a trabalhar o conteúdo de química de forma mais dinâmica e que a o ensino/aprendizagem torna-se mais significativo

Palavras chaves

Contextualização; Ensino de Química; Textos didáticos

Introdução

A contextualização é uma forma de ensino que visa associar os conteúdos abordados em sala de aula com a vivência dos alunos, ou seja, ela é a união do conhecimento prévio, aquele que é adquirido pelos alunos no seu dia-a-dia. A busca por novas metodologias de ensino para melhorar a aprendizagem dos alunos e ainda despertar o interesse dos mesmos pela disciplina Química é um desafio para os professores. Contudo, a utilização de textos didáticos relacionados aos conteúdos abordados em sala de aula e ao dia-a-dia do aluno pode ser uma alternativa para despertar o interesse dele pela Química. Segundo Lima e Benarrosh (2010), a utilização de textos didáticos para o ensino de Química proporcionou grandes avanços na compreensão por parte dos alunos a respeito dos conteúdos trabalhados em sala de aula. De acordo com Ferreira e Queiroz (2011) utilizar textos nas aulas podem contribuir para que os alunos dominem conceitos químicos e que sejam capazes de desenvolver habilidades de leitura. É de grande importância a utilização de textos que complementem os conteúdos de Química, visto que os alunos podem associar os conteúdos presentes nos textos com o seu cotidiano. O objetivo da pesquisa é verificar a importância da utilização de textos presentes nos livros didáticos como forma de contextualizar o ensino de química.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Amapaense, em Macapá-AP, com alunos do segundo ano do ensino médio. Nesta pesquisa foram trabalhados dois textos e três fragmentos de textos e em um material apostilado, todos retirados dos livros didáticos. Os textos didáticos e fragmentos, como também o material apostilado, forma extraídos das obras (CANTO & PERUZZO, 2010 e REIS, 2010). Tais textos foram relacionados com o conteúdo ministrado em sala de aula, dando-se de forma contextualizada com o cotidiano dos alunos, afim de explora o conteúdo de ligações químicas. A aula deu-se primeiro explorando-se os textos, e depois o conteúdo químico; para a realização da intervenção e coleta de dados da pesquisa foram necessárias cinco aulas para que se pudesse concluir o assunto e aplicar o questionário de cunha fechado aos alunos para a verificação do nível de aprendizagem.

Resultado e discussão

Os resultados obtidos através do questionário foram satisfatórios. Dos entrevistados, 86% afirmam que estudar com textos é mais prazeroso do que estudar apenas o assunto, e apena 14% dos alunos disseram que estudar com textos não é satisfatório, quando se questionou se era prazeroso trabalhar com texto. Durante as aulas, percebeu-se nitidamente o interesse dos alunos pelo conteúdo abordado em sala de aula, uma vez que fazia vários questionamentos durante a aula sobre o assunto e sobre os textos, fato este que surpreendeu até a professora pela turma, pelo fato desta ser pouco participativa. Tais atitudes e depoimentos só vêm a reforçar os dados obtidos através da pergunta. Foi notório que ao se usar os textos didáticos, despertou nos alunos o interesse e a participação nas aulas, pois a aprendizagem desta forma se tornou prazerosa, tendo um bom nível de satisfação pelos alunos quanto ao uso de textos. E em relação nível de aprendizagem dos alunos, foi observado que 91% dos alunos responderam que estudar através dos textos prendeu mais atenção deles e ainda facilitou o aprendizado do conteúdo, os outros 9% disseram que estudar através de textos, dificultou o seu aprendizado. Os dados obtidos através do questionário vieram confirmar o que se observou durante as aulas de química que foram utilizados os textos, os alunos prestavam bastante atenção tanto na leitura e explicação dos textos, quanto na explicação dos conteúdos, a maioria demonstrou bastante interesse pela forma que estava se dando a aula e se manifestava de uma maneira bastante participativa, demonstrando assim que estavam compreendendo muito bem o assunto, respondendo certas as perguntas realizadas no decorrer da explicação do conteúdo em sala de aula.

Conclusões

Analisando os resultados obtidos no questionário, ficou evidente que a contextualização com o uso de textos didáticos despertou o interesse dos alunos pela disciplina, além de fazer com que os mesmos compreendessem melhor os assuntos e tivessem uma aprendizagem mais significativa, fato este que pode ser observado quando se contextualizou o conteúdo químico com o seu dia-a-dia usando os textos.

Agradecimentos

Universidade do Estado do Amapá

Referências

CANTO, Eduardo Leite do e PERUZZO, Francisco Miragaia. Química: na abordagem do cotidiano. Vol 2, 4ª ed. Ed Moderna, São Paulo, 2010

FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Artigos da Revista Ciência Hoje como Recurso Didático no Ensino de Química. In: Revista Química Nova. Vol. 34, N. 2, p. 354-360, 2011

LIMA, R. A.; BENARROSH, P. F. P. M. A Utilização de Textos Complementares para o Ensino de Química: Uma Abordagem Multidisciplinar. In:8º Simpósio Brasileiro de Educação Química. Natal-RN, 2010.

REIS, Martha. Química: meio ambiente, cidadania e tecnologia. Vol 2, 1ª ed. Ed FTD, São Paulo, 2010.

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