Utilização do método Jigsaw, como facilitador de aprendizagem do conteúdo químico separação de misturas.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, M.A. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L.B. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, S.C.S. (UFMA/CAMPUS CODÓ)

Resumo

A produção coletiva de conhecimentos, pode ser entendida como Aprendizagem Cooperativa (AC). Dentre as técnicas de AC, destaca-se o método Jigsaw, que possui como vantagens, o desenvolvimento de competências sociais e argumentativas, da autonomia e responsabilidade individual. Neste trabalho, o Jigsaw, no formato de oficina, foi utilizado para o conteúdo químico Separação de misturas, na disciplina de Química do 1° ano do ensino médio. Um Instrumento de Verificação de Aprendizagem (IVA) e outro de Avaliação da Proposta (AP) de Ensino no formato de Questionários, (Likert), foram aplicados antes e após a oficina. Observou-se um aumento de 84% nas frequências relativas para as repostas positivas dos alunos quanto ao conteúdo (IVA) e de 94% para AP, indicando a eficiência do método aplicado.

Palavras chaves

Ensino de Química; Jigsaw; Separação de Misturas

Introdução

A educação é um instrumento essencial para a construção da cidadania e, sendo assim, sua função não se limita apenas à aquisição de conhecimentos, e assume um papel mais complexo buscando a formação integral do ser humano, a partir do desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, afetivas, psicomotoras e sociais (GUARÁ, 2006). O exercício da cidadania implica em participar, interferindo criativamente na construção da sociedade, assim como a noção de liberdade e responsabilidade compartilhada (BARBOSA, 2004). A educação pra cidadania deve buscar o desenvolvimento da capacidade de conviver onde a ética, a tolerância e a solidariedade são valorizadas e vivenciadas no cotidiano. A aprendizagem cooperativa se distingue pela sua natureza social, na qual se desenvolvem habilidades intelectuais e sociais, com o estabelecimento de inter-relações sociais. Nela, os estudantes interagem e compartilham suas ideias melhorando sua compreensão individual e mútua (TEODORO, 2011). Vários métodos cooperativos de aprendizagem vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores. A essência desses métodos envolve o trabalho de alunos em pequenos grupos, para que todos tenham oportunidade de participar da tarefa coletiva. O Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw, por exemplo, pode ajudar a construir um ambiente de estudo como uma comunidade onde todos os aprendizes são valorizados, procurando-se eliminar aspectos indesejáveis tal como a competição excessiva entre os participantes e estimulando a cooperação mútua (PEREIRA, 2003). Neste trabalho, o método do Jigsaw no formato de oficina, foi utilizado para o desenvolvimento do conteúdo químico separação de misturas na disciplina de Química do 1° ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Codó/MA.

Material e métodos

Para a elaboração deste trabalho, norteou-se no trabalho de Ferreira (2014), através de uma pesquisa de campo, com o intuito de verificar a aplicabilidade do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw nas séries iniciais do ensino médio, para o ensino de química. A aplicação do método de aprendizagem cooperativa Jigsaw, através de oficina foi realizada em escola pública estadual do Ensino Médio, localizada na cidade de Codó/MA, com a participação de 25 alunos. Para aplicação da estratégia foi escolhido o conteúdo separação de misturas para ser desenvolvido em sala de aula, por ser o conteúdo sugerido por Ferreira (2014), através de experimentos com materiais de fácil acesso e baixo custo. Dois questionários, contendo 4 (Instrumento de Verificação de Aprendizagem) e 9 (Avaliação da Proposta de Ensino) afirmativas, ambos em escala Likert, foram utilizados como ferramenta de acompanhamento sobre a eficiência do método empregado. A resposta do aluno a cada item é indicada através de cinco possibilidades: (A) – Concordo Fortemente, (B) – Concordo, (C) – Indeciso, (D) – Discordo e (E) – Discordo Fortemente. Em seguida, foram efetuadas as conversões de valores para cada letra designada: (A) = 1, (B) = 2, (C) = 3, (D) = 4 e (E) = 5. A duração da aula para execução da proposta foi de 2 horas-aula (100 min). Na 1a etapa, houve uma apresentação teórica sobre o método Jigsaw, seguida da aplicação de questionário para verificação dos conhecimentos prévios e a formação dos grupos de base. Cada grupo de base foi composto por um relator, redator, um mediador, um especialista e um porta-voz. Após aplicação dos Instrumentos de verificação da aprendizagem e avaliação da proposta, os dados obtidos, com a aplicação dos questionários, foram tabulados e representados na forma de gráficos.

Resultado e discussão

A aplicação da oficina foi sistematizada e realizada de acordo com um plano de aula e um roteiro de aplicação. Foi aplicado um questionário antes da oficina, com a intensão de aferir os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo abordado. Após a aula, o mesmo questionário foi aplicado, buscando identificar o quanto a oficina contribuiu para o aprendizado do conteúdo. Para um universo de 25 alunos, foram analisadas e tratadas 100 respostas (questionário composto por 5 afirmativas fechadas e uma de caráter aberto). Para o nível de concordância positivo A (concordo fortemente) e B (concordo), o somatório de todas as atribuições foi de 68% das respostas. Valor significativo, considerando a dificuldade dos alunos com assuntos da área de Química. Destaca-se ainda, o indicador C (Indeciso), com percentual igual a 19%. Tal possibilidade é compreendida como negativa, pois não define nenhum posicionamento acerca do assunto. Os percentuais de concordância para o questionário prévio do conteúdo abordado estão apresentados na Tabela 1. Os dados sugerem que os alunos possuem déficit quanto às questões conceituais relativas ao conteúdo separação de misturas. Na afirmativa 4, fica claro o nível de incerteza dos alunos, quanto às questões mais contextualizadas. Após a aplicação do Jigsaw, foi possível observar um aumento nas frequências absolutas para as repostas positivas (A e B), somando 84% e uma diminuição (8%) para as repostas negativas, Indeciso (C), Discordo (D) e Discordo Fortemente (E). A Figura 1, apresenta o histograma de frequência percentual absoluta das respostas dos alunos. A afirmativa A apresenta um percentual próximo a 40% das respostas, sugerindo que as discussões em sala de aula, através do Jigsaw, favoreceram o entendimento do conteúdo ministrado.

Figura 1

Percentuais de concordância para o questionário prévio do conteúdo Separação de Mistura.

Figura 1

Histograma e polígono das respostas dos alunos após aplicação do método de aprendizagem cooperativo Jigsaw, através de oficina.

Conclusões

Destaca-se nesse trabalho, a importância de aplicar propostas pedagógicas problematizadoras e potencializadoras do protagonismo estudantil, como forma de superação das dificuldades de aprendizagem historicamente evidenciadas na apreensão de conteúdos em disciplinas como a Química (MARQUES, et al 2016). Verificou-se uma progressão no aprendizado acadêmico e social dos alunos, assim como a aceitação da metodologia aplicada, sugerindo que o método Jigsaw se trata de uma ferramenta didática viável para ser aplicada em sala de aula, no ensino de química.

Agradecimentos

Ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA, ao IFMA/Campus Codó e a UFMA/Campus Codó.

Referências

GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. "É imprescindível educar integralmente." Cadernos Cenpec| Nova série 1.2 (2006).

BARBOSA, Rejane Martins Novais; JÓFILI, Zélia Maria Soares. Aprendizagem cooperativa e ensino de química: parceria que dá certo. Ciência e Educação, v. 10, n. 1, p. 55-61, 2004.

FERREIRA, Francisca das Chagas da Silva. Estudo teórico da aprendizagem cooperativa no Ensino de Química: uma proposta de utilização do método Jigsaw. 74p. Monografia (Graduação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó, 2014.

GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. "É imprescindível educar integralmente." Cadernos Cenpec| Nova série 1.2. 2006.

MARQUES, Samuel Pedro Dantas et al. APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA NO APRENDIZADO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. Conexões-Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 4, p. 57-66, 2016.

PEREIRA, Vivian Lane Souto. Um ambiente para o apoio ao método Jigsaw de aprendizagem cooperativa. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) — Centro de Tecnologia e Geociências/Escola de Engenharia de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.

TEODORO, Daniel Lino. Aprendizagem cooperativa no ensino de química: investigando uma atividade didática elaborada no formato Jigsaw. 2011. 119f. Dissertação (Mestrado em Ciências). Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2011.

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