BAFÔMETRO: ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA CONTEXTUALIZAR CONTEÚDOS DE QUÍMICA NA SALA DE AULA.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Queiroz, E.M.G. (IFTO: CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Oliveira, C.L. (IFTO: CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Júnior, D.B.R. (IFTO: CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Viroli, S.L.M. (IFTO: CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS)

Resumo

A utilização da experimentação contextualizada é uma estratégia compreender e relacionar os assuntos de Química no cotidiano. O objetivo desse trabalho foi demonstrar a importância da Química na sociedade através do funcionamento e os princípios químicos de um bafômetro, conscientizando os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública da cidade de Caseara – TO sobre a importância do efeito do álcool no organismo e suas consequências no trânsito. A ação foi realizada com 20 alunos do 3° ano do Ensino Médio do turno vespertino no mês de junho de 2017. De acordo com os resultados obtidos na avaliação da prática experimental sobre a construção do bafômetro pode-se afirmar que a experimentação proporcionou benefícios para o aprendizado e motivação do aluno.

Palavras chaves

Bafômetro; contextualização; experimento em sala de au

Introdução

O ensino de Química fragmentado, descontextualizado, envolvendo a memorização de regras e leis, escassez de professores que utilizam atividades experimentais reflete o desinteresse pela matéria, aprendizagem mecânica, visão ilusória da ciência no ensino médio presentes em algumas escolas brasileiras (PÉREZ; et al., 2001; LIMA e MARCONDES, 2011). O interesse dos alunos deve ser estimulado através de atividades práticas, cabendo ao professor preparar, mediar e oportunizar a aprendizagem do aluno auxiliando a compreender as transformações químicas ocorridas no planeta, relacioná- las com informações adquiridas, possibilitando assim a elaboração do conhecimento (ALMEIDA et al, 2007; SALVADEGO E LABURÚ, 2011). A utilização da experimentação contextualizada é uma estratégia eficiente para o aluno compreender e relacionar os assuntos de Química no seu cotidiano.(ALMEIDA et al, 2007; GUIMARÃES et al.,2009). Sendo a química uma ciência experimental, devem ser elaboradas ações experimentais que desenvolva a aprendizagem dinâmica vinculada com situações cotidianas para assimilação e compreensão dos conteúdos abordados (SOUSA; BARICCATTI, 2013). As atividades práticas podem ser realizadas com materiais de baixo custo do cotidiano do aluno em espaços não formais, facilitando o entendimento do conteúdo abordado pelo professor (BUENO, 2008). Importância da Química na sociedade como um todo, o objetivo desse trabalho foi demonstrar a importância da Química na sociedade através do funcionamento e os princípios químicos de um bafômetro, conscientizando os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública da cidade de Caseara – TO sobre a importância do efeito do álcool no organismo e suas consequências no trânsito.

Material e métodos

O experimento foi desenvolvido e aplicado durante a excução do projeto Estreitando laços entre teoria e prática na formação de professores aplicado pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins IFTO Campus Paraíso do Tocantins. A ação foi realizada no Colégio Estadual Trajano de Almeida localizado no Município de Caseara-TO, com 20 alunos do 3° ano do Ensino Médio do turno vespertino no mês de junho de 2017 durante total de quatro aulas de 50 minutos cada. Primeiramente foi realizada uma palestra sobre educação no trânsito, vídeos sobre o efeito do álcool no organismo e suas consequências no trânsito , funcionamento e princípios químicos de um bafômetro. No segundo momento os alunos realizaram a construção do bafômetro (RUBINGER E BRAATHEN, 2012). onde foram utilizados pedaços de tubos transparentes, algodão, rolhas, balões cores diferentes, tabletes de giz, solução de ácido sulfúrico e dicromato de potássio, água destilada, pinça, canudos e bebidas com diferentes teores alcoólicos. Após a realização do experimento os alunos opinaram através de questionário com perguntas fechadas referentes construção do bafômetro

Resultado e discussão

A avaliação da prática experimental sobre a construção do bafômetro e realização experimento em sala de aula sobre a construção do bafômetro estão representadas pela figura 01 e 02 respectivamente. Pelas respostas obtidas no questionário dos alunos, observou-se a eficácia da aula experimental para o entendimento dos mesmos e constatou-se que a prática proporcionou uma maior participação e interação dos alunos, havendo bastante desempenho na realização do experimento. Segundo Guimarães (2009) o uso da experimentação associado os conteúdos curriculares ministrados pelo professor possibilita ao aluno construir conhecimento a partir de situações concretas. Quanto maior a integração teoria e prática, mais consistente é aprendizagem para a construção do conhecimento químico dentro do mundo vivencial dos alunos (RUSSEL, 1994). Foi observado que houve um maior envolvimento e interesse por parte dos alunos, que se apresentaram bastante motivados e tiveram um bom desenvolvimento durante o experimento, demonstrando que a prática unido a teoria, encaminha um processo de ensino-aprendizagem mais significativo e dinâmico. Além de incluir o conhecimento químico foi possível trazer aos alunos a importância da educação no trânsito através do alcoolismo. A experimentação foi utilizada como forma de despertar o interesse do aluno em observar e relacionar os conteúdos vistos em sala de aula com o cotidiano. A questão apresentada sobre química e bafômetro fez os alunos refletirem sobre ingestão de bebida alcoólica e direção e males causados pelo excesso de álcool no organismo. Resultados similares foram encontrados por Pereira et al. (2013) ao relatarem que a partir da sequência didática proposta foi possível promover a conscientização dos alunos para diminuir infrações e acidentes.

Avaliação da experimento

Figura 01. A avaliação da prática experimental sobre a construção do bafômetro

Realização do experimento com os alunos

Figura 02. Realização experimento em sala de aula sobre a construção do bafômetro

Conclusões

De acordo com os resultados obtidos com o questionário aplicado na avaliação da prática experimental sobre a construção do bafômetro pode-se afirmar que a experimentação proporcionou benefícios para o aprendizado e motivação do aluno. A contextualização com seu cotidiano desperta a curiosidade, indagação e senso crítico para tudo que ocorre em sua volta, preparando-os para a sociedade. A atividade experimental deve ser incluída no planejamento dos professores, pois por mais simples que seja uma atividade experimental sempre vai dar um novo horizonte para aprendizagem diferenciada.

Agradecimentos

A DEUS, AO IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS

Referências

ALMEIDA, E. C. S. et al. Contextualização do ensino de química: motivando alunos de ensino médio. X Encontro de Extensão. UFPB-PRAC, 2007.

BUENO, L., et al. O Ensino de Química por Meio de Atividades Experimentais: a Realidade do Ensino nas Escolas.Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2008.

GUIMARÃES, C.C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 31. n. 3, ago. 2009.

LIMA, V. A. MARCONDES, M. E. R. Saindo Também se Aprende - O Protagonismo como um Processo de Ensino-Aprendizagem de Química. Química Nova na Escola. v.33, n.2, p. 100-104, 2011.

PEREIRA, A. K., et al. Cobertura vacinal dos adolescentes da área de abrangência do centro de saúde cachoeirinha na região nordeste de Belo Horizonte-MG. Revista Médica de Minas Gerais, v. 23, n. 3, p. 284-289, 2013.

PÉREZ, D. G., et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v.7, n.2, p.125 – 153, 2001.

RUBINGER, M. M. M; BRAATHEN, P. C. Ação e reação: Ideias para aulas especiais de química. 1. ed. Belo Horizonte: RHJ, 2012. 292 p

RUSSELL, J, B. Química Geral. 2. ed. São Paulo. 1994

SALVADEGO, W. N.; C. LABURÚ, Carlos Eduardo. Uma análise das relações do saber profissional do professor do ensino médio com a atividade experimental no ensino de química. Química Nova na Escola. v.31, n.3, p. 216-223, 2011.

SOUSA, S. I. M; BARICCATTI, R. A. Utilização de reagentes do cotidiano no ensino das propriedades coligativas nas práticas de laboratório no ensino de química no ensino médio. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2423-8.pdf>

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